sexta-feira, 22 de maio de 2015

Alitalia rompe acordos com Air France KLM Favoreciam a outra parte, diz CEO da italiana

Presstur
A Alitalia, que passou a ter como accionista de referência a Etihad, em lugar do grupo Air France KLM, anunciou, com quase dois anos de antecedência, pretender cessar os acordos com as companhias do grupo franco holandês, porque considera que “minam” a sua capacidade de reestruturar a sua rede e “atingir a sustentabilidade de longo prazo”.
A decisão foi anunciada pelo CEO da companhia italiana, Silvano Cassano, designado no quadro da tomada de 49% da companhia pela Etihad, que em comunicado da companhia apresentou mesmo a decisão como a resposta à necessidade da Alitalia e Itália “voltarem a ganhar o mercado do turismo receptivo”.
“A nova Alitalia está numa nova posição. O nosso negócio precisa de acordos que gerem valor equitativo a cada uma das partes”, sublinhou, reforçando a ideia de que na sua visão os acordos comerciais que a companhia tinha com o grupo Air France KLM eram desvantajosos para a italiana.
Aliás, Silvano Cassano diz mesmo que esses acordos foram negociados quando a Alitalia estava “numa posição muito diferente” e que na actual forma “favoreciam a outra parte” e “não eram mais benéficos, quer comercialmente quer estrategicamente, para a nova Alitalia e o seu ambicioso plano de reestruturação”.
Os acordos foram celebrados em 2009 e 2010, pela antiga Alitalia CAI, depois que o grupo Air France KLM se posicionou como o principal investidor em mais um dos planos de recuperação da companhia italiana, com a compra de 25% do capital.
No ano passado, no âmbito de novo plano de reestruturação foi a Etihad que avançou e tomou 49% do capital da companhia, que passou a ser a Alitalia SAI a partir de 1 de Janeiro deste ano, e que agora a cerca de dois anos de distância, pelo que indica, anuncia que não renovará os acordos de parceria e joint-ventures com o grupo Air France KLM quando em 2017 for da sua renovação.

Sem comentários:

Enviar um comentário

FLY AVIATION MODELS - PORTES GRATIS PARA PORTUGAL - 10% de desconto utilize o cod: FPB-01

 Modelos a escala (Geminijet / NG Models / JC Wings / Postais / Porta-Chaves - PORTES GRATIS PARA PORTUGAL