A Etihad Airways, companhia do Abu Dhabi que tem criado uma ‘constelação’ de participadas, anunciou ontem a marca Etihad Airways Partners como designação para um novo modelo de aliança que diz diferir das ‘tradicionais’ por propiciar “benefícios para além da pura cooperação comercial”.
“O potencial para o alinhamento de redes para maximizar as conexões de voos para os passageiros, juntamente com uma paixão partilhada por um serviço superior são essenciais para a identidade [ethos] do conceito Etihad Airways Partners”, declarou James Hogan, CEO da Etihad.
A nova marca foi anunciada com o envolvimento de cinco das participadas pela Etihad, a airberlin, a Air Serbia, a Air Seychelles, a India’s Jet Airways e a Darwin Airline, deixando de fora a Virgin Australia e a Alitalia, neste caso porque a compra de 49% ainda está pendente da aprovação pelas autoridades da concorrência.
Apesar de lançada com a ‘prata da casa’, a Etihad Airways Partners foi anunciada como uma “parceria” aberta à participação de outras companhias aéreas, mesmo que sejam membros de alianças já existentes, “como a Air Berlin, que é um membro da oneworld”, sublinha o comunicado.
Este conceito é, aliás, um dos aspectos que distingue a proposta da Etihad Airways Partners do ‘defunto’ Qualiflyer que a então Swissair começou a desenvolver nos anos 90, de que a TAP era uma das participantes, mas que acabou com a falência da companhia Swissair, que não tinha ‘os bolsos fundos’ evidenciados pela Etihad e não resistiu à crise mundial da aviação despoletada pelos ataques terroristas às torres gémeas de Nova Iorque.
“A ênfase chave da Etihad Airways Partners é uma forte parceria comercial e partilha de valores”, sublinha o comunicado, em que se anuncia que o logótipo da ‘parceria’, cuja ênfase é a marca Etihad, estará visível nos aviões e nos materiais promocionais das companhias participantes, como acontece com as alianças já existentes.
James Hogan, citado no comunicado, diz, porém, que o logótipo da Etihad Airways Partners é “um selo de excelência e cooperação global”.
As propostas avançadas, aliás, não diferem das que são formuladas pelas alianças Star Alliance, SkyTeam e oneworld, como a partilha de benefícios dos programas de passageiro frequente e o desejo de lhes proporcionar uma “experiência consistente”.
James Hogan, porém, sublinha que é intenção da Etihad Airways Partners “remover a complexidade e confusão que existe nas alianças globais”.
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