COMPETIÇÃO DE REGRESSO À EUROPA
Depois de uma pausa de quatro anos, a Red Bull Air Race World Championship está de volta aos céus da Europa. A cidade costeira de Rovinj, na Croácia, é nos dias 12 e 13 de abril o destino dos melhores pilotos do planeta - numa etapa completamente nova que sucede à tradicional abertura em Abu Dhabi. Os ventos do Adriático são o principal desafio, desta vez extensível a três novos pilotos.
A poucos dias do regresso da Red Bull Air Race World Championship aos céus da Europa, a máquina organizativa está mobilizada para os últimos pormenores – com tudo a postos para receber a elite mundial da competição aérea na cidade croata de Rovinj. Avizinha-se assim um fim-de-semana (12/13 abril) intenso nas margens do Mar Adriático para esta segunda etapa do mundial, num traçado que constitui uma estreia absoluta no calendário.
Depois do primeiro embate nos Emiratos Árabes Unidos, as equipas tiveram algum tempo para reforçar a sua preparação e redefinir a estratégia para esta época. O britânico Paul Bonhomme – detentor do título mundial – domina neste momento as atenções depois de ter mostrado um andamento superior no Médio Oriente.
A grande novidade reservada para a Croácia passa pela abertura da competição a novos talentos, com a estreia do Red Bull Air Race Challengers Cup. Para este desafio - que vai decorrer em paralelo com a competição principal - foram selecionados três novos pilotos, durante um campo de qualificação realizado a semana passada na vizinha Eslovénia. Halim Othman (Malásia), Christian Bolton (Chile) e Luke Czepiela (Polónia) são os novos detentores da “super licença” essencial para alinhar no exigente circuito, composto por uma sequência de pórticos insufláveis que têm de ser contornados a velocidades superiores a 400 km/hora.
Para o britânico Steve Jones, antigo piloto que assume agora o cargo de Diretor Desportivo da Red Bull Air Race, “o grande desafio na Croácia vão ser os ventos costeiros do Adriático. Por isso vai ser exigida a máxima precisão aos pilotos e logo desde a primeira curva, pois velocidade a mais ou a menos pode implicar correções e atrasos indesejáveis - daí a importância de uma gestão muito cautelosa”.
CLASSIFICAÇÃO 2014
APÓS 1ª ETAPA
1º Paul Bonhomme
2º Hannes Arch
3º Pete McLeod
4º Matt Hall
5º Nigel Lamb
6º Matthias Dolderer
7º Martin Sonka
8º Nicolas Ivanoff
9º Yoshihide Muroya
10º Peter Besenyei
11º Kirby Chambliss
12º Michael Goulian
CALENDÁRIO 2014
Emiratos Árabes Unidos Abu Dhabi | 28 fevereiro e 1 março
Croácia Rovinj | 12 e 13 abril
Malásia Putrajaya | 17 e 18 maio
Polónia Gdynia | 26 e 27 julho
Grã-Bretanha Ascot | 16 e 17 agosto
Estados Unidos da América Dallas/Fort Worth | 6 e 7 setembro
Estados Unidos da América Las Vegas | 11 e 12 outubro
China | 1 e 2 Novembro
PILOTOS 2014
Hannes Arch ÁUSTRIA
Peter Besenyei HÚNGRIA
Paul Bonhomme GRÃ BRETANHA
Kirby Chambliss E.U.A.
Matthias Dolderer ALEMANHA
Matt Hall AUSTRÁLIA
Nicolas Ivanoff FRANÇA
Nigel Lamb GRÃ BRETANHA
Pete McLeod CANADÁ
Michael Goulian E.U.A.
Martin Sonka REPÚBLICA CHECA
Yoshihide Muroya JAPÃO
Sem comentários:
Enviar um comentário