terça-feira, 30 de dezembro de 2014

OMNI / PGA - B1900 - CS-TMU

PedroMB/FPP - Tires

CROATIA - A320-200 - 9A-CTJ

PedroMB/FPP - Lisboa

AirAsia apresenta condolências aos familiares dos passageiros e tripulantes do voo QZ8501

Presstur
O CEO da AirAsia Indonesia, a que pertencia o Airbus A320-200 acidentado ao fim da noite de Sábado (hora de Portugal) já expressou condolências aos familiares e amigos de todos os que estavam a bordo do voo QZ8501 de Surabaya, Indonésia, para Singapura.
“Lamentamos muito estar aqui nestas trágicas circunstâncias”, começa por dizer uma declaração de Sunu Widyatmoko divulgada numa informação da AirAsia em que anuncia já ter sido informada pela agência indonésia de buscas e resgate que os destroços encontrados hoje pertenciam ao seu avião desaparecido dos radares perto da meia noite de Sábado (hora de Portugal).
Os destroços, diz essa informação divulgada no Facebook da companhia, foram encontrados a cerca de 110 milhas náuticas a Sudoeste de Pangkalan Bun e que as operações ainda estão a decorrer.
Além de Sunu Widyatmoko, a informação também cita o fundador e CEO do grupo AirAsia, Tony Fernandes, em que reafirma “estar absolutamente devastado” pelos acontecimentos e que a sua “primeira prioridade” é cuidar dos familiares de todos os que estavam a bordo do A320, que no momento do acidente tinha 155 passageiros e seis tripulantes.
“Os nossos pensamentos e orações estão com as famílias e amigos dos nossos passageiros e colegas a bordo do QZ8501”, diz a informação, onde se indica que a companhia está a convidá-los a viajarem até Surabaya, de onde partiu o voo fatídico, onde terão equipas prontas a “assegurar que todas as suas necessidades serão satisfeitas”.
A agência de notícias indonésia Anantara está a noticiar entretanto que a agência de busca e resgate do País, a BASARNAS enviou 21 mergulhadores para o local onde foram encontrados destroços do avião da AirAsia Indonesia, no Estreito de Karimata, próximo de Pangkalanbun.
A notícia refere ainda que os objectos e corpos foram encontrados a cerca de dez quilómetros da localização do último contacto da tripulação do QZ8501.

sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

SWISS - A340-300 - HB-JMI




PedroMB/FPP - Lisboa

AIR FRANCE - A319-100 - F-GRHS

PedroMB/FPP - Lisboa

AER LINGUS - A320-200 - EI-DEE

PedroMB/FPP - Lisboa

BRUSSELS AIRLINES - A320-200 - OO-SNC

PedroMB/FPP - Lisboa

GERMANWINGS - A320-200 - D-AIQE

PedroMB/FPP

Crescimento da Emirates em 2014 equivale à criação de uma companhia de média dimensão

 Companhia fez 18.552 viagens à volta da Terra
Presstur

A Emirates reforçou a sua frota em 2014 com 27 aviões, incluindo 13 Airbus A380 e 12 Boeing B777-300ER de transporte de passageiros e dois cargueiros B777, o que equivale à criação de uma companhia de média dimensão, de acordo com o seu presidente, Tim Clark.
O executivo, que salientou que esse crescimento foi conseguido sem quebra das taxas médias de ocupação dos voos, destacou que reflecte a filosofia da companhia de ir lidando com desafios de curto prazo sem se desviar dos seus planos de longo prazo.
Assim, salientou, embora tendo que enfrentar em 2014 uma redução de operações para obras no seu hub do Dubai durante 80 dias, com conflitos regionais, com o surto de ébola, com flutuações dos preços do combustível e das moedas e com “incerteza” económica em “muitos mercados”, a Emirates continuou a reforçar a frota, aumentou a sua rede em oito destinos e reforçou a frequência de voos em mais 20, bem como “continuou a investir fortemente em novas tecnologias e iniciativas” para melhorar a experiência dos clientes.
Um balanço de 2014 divulgado pela companhia do Dubai indica que no ano de 2014 os seus 232 aviões, incluindo 14 cargueiros, voaram o equivalente a 18.552 voltas à Terra.
Para o transporte de passageiros, especifica, em 2014 atinge 191.736 voos para 147 destinos em 84 países, durante os quais serviu 47,2 milhões de refeições embarcadas no seu hub, excluindo as embarcadas em outros aeroportos.
A Emirates, que destaca ainda ser a companhia com mais aviões A380 e B777 em serviço, acrescentando ter actualmente encomendas de mais 284, no valor a preços publicados de 135 mil milhões de dólares, realça ainda a sua aposta em melhorar a conectividade wifi a bordo, em que investiu 20 milhões de dólares a bordo, e a adesão dos passageiros à sua app que permite gerir “todos os aspectos” das duas reservas e que nas primeiras seis semanas após o lançamento somou mais de 180 mil downloads.
O balanço da Emirates salienta ainda que em 2014 foi pela terceira vez consecutiva declarada a marca mais valiosa da aviação pela Brand Finance, com o valor de 5,48 mil milhões de dólares, e o seu continuado investimento em promoção, de que a novidade do ano é o patrocínio do Benfica, “o mais bem sucedido clube de futebol de Portugal”.
Photo:PedroMB/FPP

Europe Airpost vai voar Rennes-Porto enquanto a Ryanair sai da rota

Presstur
A companhia francesa Europe Airpost, representada em Portugal pela APG, vai voar duas vezes por semana entre Rennes e o Porto no próximo Verão, uma rota que a Ryanair deixa, de acordo com a imprensa francesa, que cita o director do aeroporto de Rennes Saint-Jacques.

“Isso não quer dizer que não teremos voo para o Porto”, respondeu Gilles Tellier quando questionado sobre a cessação da rota para o Porto anunciada pela Ryanair a 1 de Julho .
As notícias da imprensa francesa dizem que a resposta do director do aeroporto de Rennes Saint-Jacques deve-se ao anúncio pela Europe Airpost de que, entre 6 de Julho e 7 de Setembro, irá voar em B737-300 de 147 lugares de e para o Porto, às segundas e às quintas-feiras, com preços na ordem dos 60 euros por percurso.
De acordo com essas notícias, embora responsáveis da Ryanair tenham elogiado o desempenho da linha Rennes - Porto, indicando uma ocupação de 84% dos lugares disponíveis, vai trocar Rennes por Lorient, uma rota anunciada já este mês para começar em Abril .
Photo:PedroMB/FPP

WizzAir estreia 3 rotas em Budapest no verão 2015

A WizzAir, companhia low cost com uma forte operação no centro e leste europeus, reforça o destino Budapeste com novas rotas:
Realizará um voo semanal para Hurghada (Egipto) a partir de 16 de maio de 2015 e dois para Alghero (Itália), desde 15 de junho de 2015.

Nova rota Ryanair Porto – Lorient. Conheça os horários.

Porto – Lorient é uma das mais recentes rotas anunciadas pela Ryanair para uma das quatro bases nacionais da companhia aérea low cost. A ligação tem início a 4 de abril de 2015 e será operada ao sábado e terça-feira no seguinte horário:
Porto – Lorient
Partida: 09:15
Chegada: 11:55

Lorient – Porto
Partida: 12:20
Chegada: 13:00 Photo:PedroMB/FPP

TAP: Governo prefere proposta da companhia low cost Azul

A Azul Linhas Aéreas é o grupo económico melhor posicionado para aquisição da TAP, noticia este fim-de-semana o Expresso.

A Azul terá apresentado melhores condições que outros grupos e empresários interessados na companhia aérea nacional: Air Europa, Pais do Amaral e German Efromovich

A companhia aérea de baixo custo, a Azul, é gerida por David Needleman. O empresário americano tem um currículo de décadas na aviação e teve cargos de gestão em duas low costs dos EUA: Southwest e JetBlue.
Low Coast

sábado, 20 de dezembro de 2014

Grupo Springwater-Pullmantur passa a chamar-se Wamos

O grupo Springwater-Pulmantur passa a chamar-se Wamos, um ano depois da compra da Nautalia, a Pullmantur Air e a tour operação pelo fundo suíço.

Segundo o Hosteltur.com, o novo grupo é da propriedade da Springwater, que detém 61%, a participação maioritária, enquanto a Gowaii conta com 20% e a Royal Caribbean 19%.

Também a Pullmantur Air terá uma nova designação, adaptando-se ao novo nome do grupo – Wamos Air.

Recorde-se que que a Pullmantur Cruzeiros não fez parte deste negócio, mantendo a sua actividade. Photo:José Ramon Valero - MAD

 

Air Austral planeia em parceria com a LAM voos entre Reunião e Lisboa, via Maputo

Presstur - A companhia aérea francesa Air Austral, baseada no Aeroport Internacional de St. Denis, na ilha da Reunião, no Oceano Índico, está a planear com a LAM – Linhas Aéreas de Moçambique, voos entre Reunião e Lisboa com escala em Maputo.
O objectivo é rentabilizar dois aviões Boeing B787-8 Dreamliner, avança o portal especializado em notícias de aviação NewsAvia (em newsavia.com).
A notícia indica que o presidente e CEO da Air Austral, Marie-Joseph Malé, revelou que a criação da rota é um desejo de ambas as companhias e que responde à ambição da LAM volta à Europa, nomeadamente a Lisboa, para onde deixou de voar em 2011, quando as companhias de Moçambique foram colocadas na Lista Negra da União Europeia.
Actualmente, a TAP faz quatro voos por semana entre Lisboa e Maputo, em code share com as Linhas Aéreas de Moçambique.
A Air Austral voa actualmente com três Boeing 777-300ER para o Aeroporto de Paris/Charles de Gaulle, a sua rota de maior ocupação, tendo abandonado recentemente outras rotas de longo curso, para a Austrália e para a Nova Caledónia, acrescenta o NewsAvia.
A nova gestão da empresa está voltada para percursos de médio curso, com aviões com capacidade para 200 a 250 passageiros, de forma a poder potenciar o ‘hub’ da ilha da Reunião, que a companhia considera de grande futuro nas ligações para países insulares da zona e para o continente africano, na costa do Índico.


 

Vueling lança voos de Santiago de Compostela para Berlim Dusseldorf e Munique

Em junho de 2015 a Vueling inaugura rotas de Santiago de Compostela para Berlím, Dusseldorf e Munique.
A Alemanha é o principal mercado de Santiago de Compostela e com as três novas rotas a Vueling aposta no destino.

Berlim terá um voo semanal, Dusseldorf e Munique conta com duas operações a cada semana.
As rotas serão operadas por aparelhos Airbus A320 com capacidade para 180 passageiros.
PedroMB/FPP

Ryanair terá 17 aeronaves baseadas em Portugal no verão 2015

 
A Ryanair, a maior companhia aérea low cost europeia em termos de frota e passageiros transportados, irá basear em Portugal 17 aeronaves na temporada alta de 2015.

Com a estreia da base dos Açores, em abril de 2015, a companhia passa a ter quatro centros em Portugal. Lisboa, Porto, Faro e Ponta Delgada.

Com os 17 aviões baseados nos aeroportos a companhia espera transportar 6.5 milhões e passageiros de e para aeroportos nacionais. Photo:PedroMB/FPP

sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

HELVETIC AIRWAYS - A319-100 - HB-JVK

PedroMB/FPP

Ryanair sugere voos para os Açores (muito) mais baratos que TAP e SATA

A Ryanair já tem à venda as suas rotas para os Açores, nomeadamente para o aeroporto de Ponta Delgada. A companhia estreia rotas de Lisboa, Porto e Londres Stansted e prevê transportar até 350 mil passageiros por ano, voando 20 operações semanais.
No comunicado de imprensa em que anunciou a base, a Ryanair faz questão de dar a conhecer os preços das suas três rotas em confronto com os operadores actuais: SATA e TAP.

Rota  - Início  - Ryanair  - TAP/SATA
Poupança - Ponta Delgada – Lisboa A partir de Abril 2015
€29.99
€250.62
€220.63
Ponta Delgada – Porto A partir de Abril 2015
€29.99
€250.62
€220.63
Ponta Delgada – Londres A partir de Abril 2015
€49.99
N/A
N/A
*Preços de 3 de dezembro de 2014 para viagens em 1 de abril de 2015, por trajecto

 A base açoriana da Ryanair recebeu comentários do Secretário para o Turismo e Transporte regional, Vitor Fraga:
“Em nome do Governo Regional dos Açores, gostaria de dar as boas vindas à Ryanair aos Açores. Espero e desejo que a Ryanair alcance um grande sucesso com o início das suas operações nos Açores e estamos entusiasmados por trabalhar em conjunto para desenvolver o turismo nas nossas ilhas.” Low Coast
Photo:PedroMB/FPP
 

Ryanair lança voos Porto – Lorient a 4 abril 2015

A Ryanair aumentou a oferta no Porto, com anuncio de uma nova rota para um destino francés: Lorient. A ligação tem início a 4 de abril de 2015 e será operada duas vezes por semana.

Na operação de verão de 2015, a Ryanair estreia voos do Porto para Berlim, Hamburgo, Ponta Delgada e Lorient. No total terá 40 rotas através das quais pretende voar 2.9 milhões de passageiros no ano nesta base.
PedroMB/FPP - Faro

Emirates põe mais um voo diário para Barcelona em Boeing B777-200LR de 266 lugares

A Emirates, que já tem um voo diário entre o Dubai e Barcelona em Airbus A380, vai acrescentar mais um voo diário em B777-200LR de 266 lugares a 2 de Maio de 2015.
A companhia indicou que o utilizará um B777 com oito lugares em primeira classe, 42 em business e 216 em económica.
“Barcelona continua a ser uma história de enorme sucesso para a Emirates”, comentou o seu vice-presidente sénior de Operações Comerciais no Ocidente, Hubert Frach, que salientou que em menos de três anos a companhia aumentou “significativamente a capacidade” da rota para acompanhar a evolução da procura.
O comunicado da Emirates assinala ainda que a companhia voa também para Madrid duas vezes por dia e que actualmente tem 21.042 lugares por semana de e para Espanha.
Presstur
PedroMB/FPP

TAAG vai ter 16 voos extra de Natal e Ano Novo para o Porto e Lisboa em avião Hifly


A TAAG tem programados dez voos extra para o Porto e seis para Lisboa entre 16 de Dezembro e 7 de Janeiro, que serão operados em aviões Airbus A330-200 e A340-300 da Hifly.

 A informação foi avançada pela companhia da família Mirpuri ao website especializado em aviação ch-aviation.com e reproduzida pela agência de notícias angolana Angop, a qual também cita o porta-voz da TAAG, Carlos Vicente, que diz que o objectivo da contratação dos aviões da Hifly é “dar resposta adequada à elevada demanda que se regista durante a quadra festiva, sobretudo por parte de cidadãos nacionais interessados em gozar férias no país e de estrangeiros que pretendem viajar para o exterior”.
A TAAG, que concorre com a TAP na rota Lisboa - Luanda, de acordo com dados do Aeroporto de Lisboa a que o PressTUR teve acesso, realizou 769 voos de e para a capital portuguesa entre 1 de Janeiro e 30 de Novembro, menos 23 (-2,9%) que no período homólogo de 2013.
Os seus voos transportaram de e para Lisboa um total de 188.136 passageiros, com um aumento em relação aos primeiros onze meses de 2013 em 4,6% ou 8,2 mil, enquanto o tráfego total na rota Lisboa - Luanda aumentou 10% ou 35,2 mil, para 386.319.
A TAAG tem assim uma queda da sua quota de mercado no Lisboa - Luanda em 2,5 pontos, para 48,7%.
A companhia angolana, porém, também tem voos regulares entre Luanda e o Porto, rota em que é a única a operar e na qual nos dez meses de Janeiro a Outubro deste ano transportou 53.131 passageiros, em alta de 9,1% ou 4,4 mil.
Nesses dez meses a TAAG teve 276 voos entre Luanda e o Porto, +1,5% ou mais quatro que no período homólogo de 2013.
Presstur
Photo:Pedro Filipe

Iberia anuncia voos Madrid - Funchal no Verão e reforço das ligações com Lisboa


A companhia espanhola Iberia anunciou hoje que vai voar entre Madrid e o Funchal nos meses de Julho a Setembro, duas a três vezes por semana, e que também irá reforçar as ligações com Lisboa, neste caso sem especificar qual será a frequência.
A directora Vendas para Europa e África da companhia espanhola, Celia Muñoz, que há uma semana esteve em Portugal, disse então ao PressTUR que a Iberia perspectivava “fazer uma aposta forte no mercado português”, do qual, segundo disse, 62% dos passageiros fazem conexão no seu hub de Madrid para outros destinos.
O comunicado hoje divulgado pela Iberia assinala que além da rota sazonal para o Funchal a companhia “abrirá mais doze novas rotas no próximo verão noutros mercados europeus, como Hamburgo, na Alemanha, Catânia, Florença, Nápoles, Palermo e Verona, em Itália, Edimburgo e Manchester, no Reino Unido, e Budapeste, na Hungria”.
“Ao mesmo tempo, a companhia aérea irá aumentar a sua oferta para outros 24 destinos, entre os quais Lisboa”, acrescenta o comunicado, referindo que também estão previstos aumentos de frequência de voos para o México, Nova Iorque, Telavive, Paris, Veneza, Berlim e Estugarda.
“Tanto os novos destinos, como a capacidade adicional em rotas já existentes, irão melhorar substancialmente as ligações que a Iberia oferece aos seus clientes portugueses”, sublinha a companhia, enfatizando a sua aposta no hub de Madrid para conexões.
A Iberia especifica, aliás, que actualmente tem 90 voos semanais entre Madrid e as duas maiores cidades portuguesas, Lisboa e do Porto, e que “a partir da capital espanhola, os clientes de Portugal podem continuar a sua viagem para outros 27 destinos em Espanha, 32 cidades na Europa, 11 em África e no Oriente Médio, bem como 16 destinos na América Latina e 3 nos Estados Unidos”.
O CEO da companhia, Luis Gallego, citado em comunicado sobre o reforço da oferta da companhia no próximo Verão, comenta que os aumentos de rotas e frequências num segmento “tão competitivo como o curto e médio cursos e a consolidação e reforço de novas frequências em rotas de longo curso confirmam a efectividade da redução da base de custos da Iberia e a qualidade do novo produto”, bem como dos novos serviços que proporciona aos passageiros.
A Iberia, que nos últimos anos viveu uma reestruturação que implicou reduções de pessoal, frota e rotas, está de novo numa fase de expansão, evidenciada pelos dados de tráfego do IAG, segundo os quais nos onze meses até Novembro a companhia espanhola aumentou a capacidade em 3,2%, com um aumento no mês de Novembro em 8,2%.
O comunicado da Iberia assinala que a expansão na próxima época alta refere-se também à sua low cost, a Iberia Express, especificando que o grupo terá 13 novas rotas e acrescentará 65 frequências semanais em outras 24.
Dados da AENA, gestora dos aeroportos espanhóis, recolhidos pelo PressTUR mostram que, nos dez meses de Janeiro a Outubro, a Iberia foi a terceira maior companhia em passageiros de voos entre Espanha e Portugal, com uma quota de 12%, idêntica à dos primeiros dez meses de 2013.
A Iberia, que apenas voa para Portugal do Aeroporto de Madrid, teve 297.944 passageiros nas ligações entre os dois países ibéricos, +5,5% ou mais 15,6 mil que no período homólogo de 2013.
Considerando apenas o Aeroporto de Madrid, a Iberia é a segunda maior companhia em voos de e para Portugal, com uma quota de 24,4%, ligeiramente acima (0,07 pontos) do período homólogo de 2013.
Neste total não entra a Air Nostrum, franchisada da Iberia para voos regionais, que transportou 102,9 mil passageiros em voos de e para Portugal, com um aumento em 19,4% ou cerca de 16,7 mil.
Presstur
Photo:PedroMB/FPP

Turkish começa a voar para o Porto em Abril e vai reforçar Lisboa para dois voos diários


A Turkish Airlines vai começar a rota Istambul - Porto a 30 de Abril, de acordo com a sua informação aos GDS, segundo a qual também vai reforçar as ligações com Lisboa dos actuais dez voos por semana para 13, a partir de 29 de Março, e 14 a partir de 29 de Abril.

A informação sobre a rota do Porto indica que a Turkish vai utilizar um Airbus A319 para ligar o seu hub no aeroporto de Istambul Ataturk com o Aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto, e que os voos serão às segundas, quartas e sextas.
Relativamente à rota de Lisboa, a informação indica que a Turkish vai voar em Boeing B737.
A Turkish tem de Janeiro a Novembro o sexto maior aumento de passageiros no Aeroporto de Lisboa, com mais 31,7 mil (+35,2%) que no período homólogo de 2013, somando já mais 24,3 mil passageiros que em todo o ano passado.
A intenção da Turkish de reforçar a rota de Lisboa e introduzir a rota do Porto já tinha sido avançada ao PressTUR numa breve ‘troca de palavras’ quando da sua participação na Aviation Summit do CAPA, no final de Novembro em Antuérpia.
Na ocasião Temil Kotil fez questão de frisar que a rota de Lisboa tem um “significado especial” para ele, pois foi a sua primeira decisão sobre expansão da rede depois de assumir a liderança da gestão executiva a companhia.
Presstur 
Photo: PedroMB/FPP

quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Airbus entrega à Qatar Airways este Sábado o primeiro avião A350

Airbus entrega à Qatar Airways este Sábado o primeiro avião A350
Presstur
O primeiro avião A350, um modelo que a TAP tem encomendado para receber a partir de 2017, vai ser entregue este Sábado, dia 13 de Dezembro, à companhia aérea Qatar Airways em Toulouse, França.
A companhia aérea já havia anunciado que a primeira rota do seu primeiro de 80 aviões A350 XWB que tem encomendados será para Frankfurt, a partir de Janeiro .
O A350, de que a companhia aérea prevê ter oito na sua frota antes do fim de 2015, tem capacidade para 283 passageiros, com 36 em classe Business e 247 em classe Económica.
O CEO do Grupo Qatar Airways, Akbar Al Baker, afirma, citado em comunicado, que “a entrega da nossa primeira aeronave A350 XWB, como cliente de lançamento global, é um evento muito aguardado na história relativamente jovem da Qatar Airways e o segundo marco significativo na frota”, depois de ter recebido recentemente os seus três primeiros aviões A380.
A Qatar Airways, com 17 anos de funcionamento, opera actualmente uma frota de 142 aviões para 145 “destinos-chave de negócios e de lazer em toda a Europa”, Médio Oriente, África, Ásia e Pacífico, América do Norte e América do Sul.

Eurowings, marca low cost de voos intercontinentais oficializada pela Lufthansa

Eurowings, marca low cost de voos intercontinentais oficializada pela Lufthansa
O conselho de supervisão do Grupo Lufthansa aprovou o lançamento da Eurowings, uma companhia low cost de longo curso que chegará aos céus em 2015.A frota será constituída até sete Airbus A330-200, adquiridos em leasing.

A Eurowings terá base no aeroporto de Colónia/Bona e será responsável por voos intercontinentais, por oposição à Germanwings, que tem como função voar passageiros em voos europeus. Uma nova base da companhia deverá surgir posteriormente fora da Alemanha.

Destinos na Florida (EUA), África e nas ilhas do mar indico deverão estar nas primeiras rotas da Eurowings, a anunciar no primeiro semestre de 2015.

O CEO da Deutsche Lufthansa AG, Carsten Spohr, justifica o novo desafio com o “rápido crescimento das transportadoras de baixo custo”.

Ryanair ultrapassa easyJet em Lisboa em Novembro

Ryanair ultrapassa easyJet em Lisboa em Novembro e TAP tem primeira queda de passageiros em 2014
Presstur
A Ryanair foi a segunda maior companhia aérea em número de passageiros de e para Lisboa no mês de Novembro, ultrapassando a easyJet e aproximando-se da TAP, que, com greves do pessoal de cabina nos dias 1 e 30, teve a primeira queda de passageiros deste ano.
Dados do Aeroporto de Lisboa a que o PressTUR teve acesso indicam que a Ryanair transportou 144.135 passageiros de e para Lisboa em Novembro, quando fez um ano que iniciou as operações de e para a capital portuguesa, a 26 de Novembro.
A Ryanair ultrapassou dessa forma a easyJet por 16,3 mil passageiros, uma vez que esta, há alguns segunda maior companhia em Lisboa, depois da TAP, manteve um crescimento ‘anémico’, em 1,3% ou 1,7 mil passageiros, totalizando 127.785.
O crescimento da Ryanair em Lisboa já tinha sido indiciado pela low cost quando este mês reviu em alta a previsão de crescimento do tráfego no exercício 2014/2015, com base nos resultados que tivera em alguns mercados, um dos quais Lisboa, em que, segundo informou, teve quatro rotas em que vendeu mais de 90% dos lugares disponíveis .
Mas a Ryanair não ganhou apenas na competição pelo segundo lugar, pois em Novembro também se aproximou fortemente da TAP, que ao fim de quatro meses consecutivos em que teve aumentos a dois dígitos registou a primeira queda homóloga deste ano.
A TAP transportou de e para Lisboa 648.205 passageiros, -4,5% ou menos 30,4 mil que em Novembro de 2014, ainda 4,5 vezes mais do que a Ryanair, mas muito aquém dos 8,8 vezes mais do mês de Outubro e, sobretudo, dos 11,5 vezes mais que manteve no conjunto dos primeiros dez meses do ano.
A TAP, que se mantinha a companhia que mais ‘forçava’ o crescimento do movimento de passageiros no Aeroporto de Lisboa, tendo acumulado um aumento de Janeiro a Outubro de 756,6 mil passageiros, próximo do que foi o tráfego total da Ryanair nesse período, em Novembro foi o ‘travão’, tendo a maior queda das 40 principais companhias que operaram de e para a capital portuguesa.
Os dados a que o PressTUR teve acesso apontam para que essa queda se tenha ficado a dever a decréscimo da taxa de ocupação dos voos, uma vez que em número de voos a companhia portuguesa manteve praticamente o mesmo número que tinha realizado em Novembro de 2013 (menos um, para 6.653).
Comparando com dados já avançados pela imprensa portuguesa relativamente ao tráfego total da TAP em Novembro, os dados do Aeroporto de Lisboa mostram que a companhia ‘protegeu’ de alguma maneira o seu hub de Lisboa, pois aqui a queda foi em 4,5%, enquanto no conjunto da rede foi em 6%.
Os dados a que o PressTUR teve acesso apontam, porém, para que mais de 50% da queda de passageiros da TAP tenha sido em conexões, pois o Aeroporto de Lisboa teve uma queda do número de passageiros em transferência em 6,8% ou 17,8 mil, para 244,1 mil.
Além da TAP as únicas quedas com algum significado em Novembro em Lisboa foram da Aer Lingus, em cerca de 2,7 mil passageiros (-37,6%, para 4.450), White, cm 1,7 mil (-91%, para 171), Lufthansa, em 1,3 mil (-3,5%, para 36,4 mil), e TAAG em cerca de 350 (-2,3%, para 14,8 mil).
As companhias que mais cresceram, além da Ryanair, foram a Air Europa, do grupo Globalia, com mais 7,4 mil passageiros que em Novembro de 2013 (+88%, para 15,8 mil), Vueling, low cost do IAG, com mais 6,9 mil (+30,1%, para 29,9 mil), Emirates, com mais 5,6 mil (+41,6%, para 19,2 mil), Iberia, com mais 5,4 mil (+22,3%, para 29,8 mil), Transvia.com, low cost do grupo Air France KLM, com mais 3,6 mil (+67,9%, para 31,1 mil), e Turkish Airlines, com mais 3,2 mil (+42,4%, para 10,9 mil).
Ainda com aumentos acima de dois mil passageiros estiveram a British Airways, com mais 2,8 mil (+14,7%, para 21,6 mil), SATA Internacional, com mais 2,7 mil (+11,3%, para 27 mil), Swiss, com mais 2,7 mil (+32,2%, para 11,2 mil), e TACV, com mais 2,3 mil (+49,3%, para 7,1 mil).
Os dados a que o PressTUR teve acesso mostram ainda que 72,4% dos passageiros embarcados e desembarcados em Lisboa no mês de Novembro viajaram em TAP (51%, com 648,2 mil), Ryanair (11,3%, com 144,1 mil) e easyJet (10,1%, com 127,8 mil).
Os restantes 27,6% ou 351,3 mil viajaram principalmente em Lufthansa, que somou 2,9% do total de passageiros do mês de Novembro, com 36,4 mil, Transavia.com, com 2,4% (31,1 mil), Vueling, com 2,4% (29,9 mil), Iberia, com 2,3% (29,8 mil), Air France, com 2,2% (28,5 mil) e SATA Internacional, com 2,1% (27 mil).
As nove maiores companhias somaram 1,1 milhões de passageiros ou 86,7% do total do mês, e só depois vieram a British Airways, com 1,7% (21,7 mil), Emirates, que se manteve a maior companhia não europeia, com 1,5% (19,2 mil), KLM, com 1,3% (17,1 mil), Air Europa, com 1,2% (15,8 mil), e TAAG, com 1,2% (14,8 mil).
As restantes 26 principais companhias do mês de Novembro ficaram todas abaixo de 1% e somaram em conjunto 6,2% dos passageiros, com um total de 79,6 mil.

domingo, 7 de dezembro de 2014

Transavia France lança seis rotas no verão 2015

A Transavia France lançará no próximo verão seis novas rotas, segundo informação avançada pela imprensa local.

A companhia low fare do grupo Air France-KLK deverá ligar o aeroporto Paris Orly a Dublin, Valência, Salónica, Munique e Tirana. Deverá também iniciar voos de Nantes a Madrid.

Em todas as rotas a Transavia.com terá concorrência de outras companhias aéreas tanto low cost como tradicionais.       

Ryanair anuncia base em Ponta Delgada, Açores

A Ryanair anunciou hoje (5 de Dez) que irá abrir a sua 4ª base portuguesa (Nº 72 em total) nos Açores a partir de Abril 2015.

Contando a base com um avião e 3 novas rotas para Londres Stansted, Lisboa e Porto, irá gerar um tráfego de 350 mil clientes/ano e criar 350 empregos* “in situ”, ao mesmo tempo que investe 100M nos Açores, no seguimento do levantamento das restricções do INAC e PSO.

A base da Ryanair nos Açores irá proporcionar:
· 1 avião.
· 3 novas rotas para Londres Stansted (1 x semanalmente), Lisboa (2 x diariamente) e Porto (1 x diariamente).
· 20 voos semanais com horários ao início da manhã e ao final do dia.
· 350 mil clientes por ano.
· 350* empregos “in situ” por ano.
Photo: PedroMB / FPP

quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Qatar Airways aumenta frequências para Europa

A Qatar Airways anunciou o aumento de frequências para as cidades europeias de Manchester, Barcelona, Estocolmo e Copenhaga.

A partir de Fevereiro do próximo ano, a companhia passa a voar duas vezes por dia para Manchester e Barcelona, enquanto para Estocolmo e Copenhaga passa a disponibilizar um serviço de 10 e 11 frequências semanais, respectivamente.

Com esta adição de serviços para a Europa, a Qatar Airways passa a disponibilizar um total de 145 rotas disponíveis a partir do Aeroporto Internacional de Hamad, em Doha, no Qatar.

As frequências adicionais para Copenhaga e Estocolmo terão início a 1 e 2 de Fevereiro, respectivamente, enquanto para Manchester e Barcelona, os voos complementares iniciam-se a 15 e 16 do mesmo mês, respectivamente

easyJet chega aos Açores já em Março

A easyJet anunciou que vai começar a voar para os Açores já a partir do mês de Março do próximo ano, com quatro voos semanais entre Lisboa e Ponta Delagada.

Segundo a agência Lusa, José Lopes, director comercial da companhia aérea em Portugal, afirmou que “finalmente temos todas as garantias de que necessitávamos para podermos anunciar a abertura da rota Lisboa/Ponta Delgada, que vai ser facto real a partir de final de Março do próximo ano.”

O responsável falava no âmbito de um encontro com os jornalistas em Ponta Delgada, após uma reunião com o secretário regional do Turismo e Transportes, Vítor Fraga.

Os voos da easyJet para a ilha dos Açores serão realizados por um Airbus 320, com capacidade para 180 lugares, e durante a próxima semana será realizada a divulgação dos preços do bilhetes que a companhia pretende praticar.

José Lopes acrescentou que “temos um evento programado para a próxima terça-feira, em que o nosso director geral ibérico estará junto com o secretário de Estado dos Transportes e o presidente do Governo Regional”, e que “serão anunciados detalhes, nomeadamente os preços que vamos pôr em venda”.

No âmbito do novo modelo de ligações aéreas para os Açores, que estará em vigor em 2015, a Ryanair, a Transavia e a Biter Canárias manifestaram também intenção de voar para os Açores Paul Bannwarth - BSL

quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Finnair eleva encomenda de Airbus A350 para 19 aviões em firme


A companhia finlandesa Finnair, que em Portugal é representada pela APG, anunciou hoje que converteu em firme a opção que tinha desde 2006 para oito Airbus A350, elevando para 19 o total de aviões do novo modelo do fabricante europeu que irá receber a partir de 2015, o que lhe confere o ‘título’ de primeira companhia europeia a operar o A350.
A informação indica que o calendário de entregas dos novos A350 prevê que receba os primeiros quatro novos aviões no segundo semestre do próximo ano, a que se seguirão mais sete entre 2016 e 2017 e mais oito entre 2018 e 2023.
Com a chegada do novo A350, que também é o modelo encomendado pela TAP para renovar a frota de longo curso, a Finnair planeia retirar da frota os A340-300 até finais de 2017, indicando que o seu acordo com a Airbus prevê que o fabricante retome quatro desses aviões.
“A nossa estratégia centra-se em crescimento, tirando partido da localização geográfica única do nosso hub de Helsínquia, que permite as mais rápidas ligações entre a Europa e a Ásia”, diz o CEO da Finnair, Pekka Vauramo, citado no comunicado, acrescentando que o novo A350 é “essencial” para a concretização dessa aposta, pois dá-lhe um acréscimo de competitividade “considerável” a par de propiciar uma experiência de viagem “top class” aos passageiros.
A Finnair refere ainda que no âmbito do seu plano de renovação da frota de longo curso já concretizou operações de sale and leaseback (venda e aluguer) de quatro A330 e dos primeiros dois A350, e que está a avaliar mais opções de financiamento da aquisição dos A350 à Airbus.
A companhia já começou entretanto a promover a utilização do A350, lançando um microsite dedicado ao novo avião, que apresenta como a ‘nova geração” do transporte aéreo, no qual mostra como serão as suas cabinas .
Um comunicado da companhia refere que actualmente conta com uma frota de 15 aviões de longo curso, sete A340 e oito A330, e que o seu plano prevê um aumento à média de um avião por ano.



SWIFT AIR - ATR-72-200F - EC-KKQ

PedroMB/FPP

No próximo verão Turkish anuncia mais 21 voos semanais para seis cidades italianas


A Turkish Airlines, uma das companhias aéreas europeias que mais cresce, anunciou que no próximo Verão vai reforçar as ligações entre o seu hub de Istambul e seis cidades italianas com 21 voos por semana, passando a realizar 96.
Os reforços começam pelas rotas Istambul - Roma e Istambul - Bolonha, a 29 de Março, que passam respectivamente de 25 para 28 voos por semana e de 14 para 17.
Seguem-se, no dia 30, os reforços das rotas Istambul - Pisa, que passa de quatro para cinco voos por semana, e Istambul - Catânia, na qual aumenta de quatro para sete voos por semana.
Os restantes aumentos estão previstos para 25 de Maio, em que aumenta a frequência da rota Istambul - Nápoles de sete para 14 voos por semana, e, a 27 de Maio, da rota Istambul - Veneza, com um aumento de 21 para 25 voos por semana.
A Turkish Airlines, única companhia com voos regulares entre Portugal e a Turquia, com a rota Lisboa - Istambul, terminou os primeiros dez meses deste ano com 40,6 milhões de passageiros transportados, +13,7% que no período homólogo de 2013.
Em RPK, que pondera o número de passageiros pelas distâncias percorridas, o crescimento foi em 16,9%, mantendo assim a taxa de ocupação média dos voos em 79,5%.
Na rota Lisboa - Istambul, de acordo com dados a que o PressTUR teve acesso, a Turkish tem um aumento de passageiros em 34,5% ou 28,5 mil nos primeiros dez meses deste ano, atingindo um total de 111,2 mil, pelo que já ultrapassou o total de passageiros do ano de 2013 (97,7 mil).
Presstur
Photo: PedroMB/FPP

Aeroporto do Dubai vai ultrapassar 71 milhões de passageiros este ano

Presstur
O aeroporto internacional do Dubai vai ultrapassar este ano os 71 milhões de passageiros, podendo retirar a Londres Heathrow a liderança mundial em tráfego internacional, assegurou o seu CEO, Paul Griffiths.

 “Estamos a par”, afirmou o executivo, ao anunciar que nos primeiros dez meses deste ano Dubai atingiu 58,41 milhões de passageiros, em alta de 6,1%, apesar de este Verão ter operado durante 80 dias apenas com uma pista devido a obras.
Em Outubro, segundo uma informação do Aeroporto, ficou muito próximo dos seis milhões de passageiros, com 5,99 milhões, +5,7% que no mês homólogo de 2013.
Esse aumento resultou de um incremento em 1,6% do número de voos, para 32,8 mil, mas sobretudo com mais passageiros por avião.
A informação do Aeroporto do Dubai indica que os crescimentos mais fortes em Outubro foram das ligações com a Europa de Leste, em 22%, seguindo-se as rotas da Ásia, com +15,4%, mas em contrapartida registaram-se quedas nas ligações com a Rússia, em 8,2%, países do Golfo Pérsico, em 3,7%, e Médio Oriente, em 3,2%.
Os voos entre Lisboa e o Dubai operados pela Emirates, de acordo com dados a que o PressTUR teve acesso, somaram 21,7 mil passageiros em Outubro, +24,7% ou mais 4,3 mil que há um ano, e 191,4 mil nos primeiros dez meses, +29,9% ou mais 44 mil que no período homólogo de 2013.

Expansão da Transavia obtém “sim”de referendo dos pilotos da Air France

Presstur
O plano de expansão da Transavia France proposta pela direcção do grupo Air France KLM teve uma maioria de votos favoráveis no referendo aos pilotos promovido pelo sindicato maioritário na companhia francesa, o SNPL, que foi o principal promotor da ‘mais longa e mais custosa’ greve da sua história, no passado mês de Setembro.
Uma informação da companhia francesa diz que o referendo teve “uma muito elevada taxa de participação” e que 53% dos pilotos da Air France e 60% dos membros do SNPL aprovaram o acordo com a administração do grupo relativo à expansão da Transavia France, que foi um dos pontos do conflito laboral de Setembro.
O acordo, que ainda precisa ser ratificado amanhã pelo Conselho do SNPL, revoga a limitação da frota da Transavia France, permitindo a concretização do plano que prevê que terá 21 aviões no próximo Verão, mais cinco que na época alta deste ano, e assumirá a liderança das companhias que operam no Aeroporto de Paris Orly, o segundo maior de França e o 14º maior da Europa nos primeiros dez meses deste ano, com 24,47 milhões de passageiros, +2,3% ou mais 550,2 mil que no período homólogo de 2013.
Frédéric Gagey, CEO da companhia Air France, citado na informação da companhia sobre o referendo aos associados do SNPL, salientou que o resultado “põe fim a um período de incerteza”.
“A maioria dos pilotos escolheu acompanhar-nos na nossa estratégia de crescimentos no mercado low cost com a Transavia”, acrescentou Frédéric Gagey.
A Air France avançou também nessa informação que já conta com a candidatura de mais de 200 pilotos da Air France para 72 vagas na Transavia France.
A imprensa especializada francesa, porém, é menos optimista, salientando que o presidente do SNPL apelou para os pilotos votaram “não” no referendo ao acordo proposto pela empresa .
A Transavia France tem-se cotado como uma das companhia que mais cresce no Aeroporto de Lisboa, com um aumento de passageiros em 34,5% ou 85,5 mil nos primeiros dez meses, pelo qual subiu a 7ª maior companhia, com 333,5 mil passageiros.
Photo:PedroMB/FPP

 

Vueling cria rotas de Verão para Faro e para a Madeira

Photo: PedroMB/FPP

Presstur
A Vueling, low cost do IAG, vai voar duas vezes por semana de Barcelona El Prat, sua principal base, para os aeroportos de Faro e da Madeira no próximo Verão, entre 20 de Junho e 12 de Setembro, anunciou hoje a ANA, gestora dos aeroportos portugueses.
“Estas novas ligações, estimadas em 50 movimentos (partidas e chegadas), representam uma oferta que ascende aos 9.000 lugares (ida e volta)”, diz a informação da ANA.
A informação da gestora dos aeroportos portugueses, detida pelo grupo francês Vinci, salienta que a operação da Vueling para Faro “representa uma importante reentrada” e que a rota da Madeira “será um importante contributo para alargar quer o mercado turístico inbound, trazendo mais visitantes à Região Autónoma da Madeira, quer o mercado outbound, criando maior diversidade na oferta a partir da região”.
Dados da AENA, gestora dos aeroportos espanhóis, recolhidos pelo PressTUR mostram que a Vueling é a maior companhia aérea no Aeroporto de Barcelona, com 11,91 milhões de passageiros nos primeiros dez meses deste ano, seguida pela Ryanair, com 4,04 milhões, e pela easyJet, com cerca de dois milhões.
Portugal, por sua vez, é a nona origem/destino com mais passageiros, com 760,5 mil, 49,2% deles ou 373,9 mil de voos TAP, 28,5% ou 216,5 mil em voos Vueling e 21,4% ou 163,1 mil em voos Ryanair.
A companhia que tem o maior crescimento é, porém, a Vueling, com um aumento nos primeiros dez meses deste ano em 41,9% ou 63,9 mil, enquanto a TAP tem +8,1% ou mais 27,9 mil e a Ryanair, +6,1% ou mais 9,4 mil.
O tráfego total entre Barcelona e aeroportos portugueses cresceu 15,4% ou 101,5 mil passageiros nos meses de Janeiro a Outubro, inclusive.

Emirates revela pintura ousada do A380 em comemoração ao 125º aniversário do AC Milan

Dubai, Emirados Árabes Unidos, 25 de novembro de 2024: A Emirates, Parceira Aérea Oficial e Parceira Principal do AC Milan, revelou uma ousa...