A companhia finlandesa Finnair, que em Portugal é representada pela APG, anunciou hoje que converteu em firme a opção que tinha desde 2006 para oito Airbus A350, elevando para 19 o total de aviões do novo modelo do fabricante europeu que irá receber a partir de 2015, o que lhe confere o ‘título’ de primeira companhia europeia a operar o A350.
A informação indica que o calendário de entregas dos novos A350 prevê que receba os primeiros quatro novos aviões no segundo semestre do próximo ano, a que se seguirão mais sete entre 2016 e 2017 e mais oito entre 2018 e 2023.
Com a chegada do novo A350, que também é o modelo encomendado pela TAP para renovar a frota de longo curso, a Finnair planeia retirar da frota os A340-300 até finais de 2017, indicando que o seu acordo com a Airbus prevê que o fabricante retome quatro desses aviões.
“A nossa estratégia centra-se em crescimento, tirando partido da localização geográfica única do nosso hub de Helsínquia, que permite as mais rápidas ligações entre a Europa e a Ásia”, diz o CEO da Finnair, Pekka Vauramo, citado no comunicado, acrescentando que o novo A350 é “essencial” para a concretização dessa aposta, pois dá-lhe um acréscimo de competitividade “considerável” a par de propiciar uma experiência de viagem “top class” aos passageiros.
A Finnair refere ainda que no âmbito do seu plano de renovação da frota de longo curso já concretizou operações de sale and leaseback (venda e aluguer) de quatro A330 e dos primeiros dois A350, e que está a avaliar mais opções de financiamento da aquisição dos A350 à Airbus.
A companhia já começou entretanto a promover a utilização do A350, lançando um microsite dedicado ao novo avião, que apresenta como a ‘nova geração” do transporte aéreo, no qual mostra como serão as suas cabinas .
Um comunicado da companhia refere que actualmente conta com uma frota de 15 aviões de longo curso, sete A340 e oito A330, e que o seu plano prevê um aumento à média de um avião por ano.
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