A TAP anunciou hoje que até Junho vai integrar na sua frota de longo curso dois novos aviões A330-200 com capacidade para 271 passageiros para “acelerar os seus planos de forte expansão para os Estados Unidos da América”.
O plano de voos para os EUA será anunciado “brevemente”, diz um comunicado da companhia aérea, frisando que estão em marcha os processos para a obtenção das autorizações das autoridades aeronáuticas e aeroportuárias.
A TAP sublinha nesse comunicado que a expansão nos EUA “está ligada ao arrefecimento económico que se está a verificar em alguns dos principais mercados internacionais da TAP, como o Brasil ou Angola”.
Outro motivo é a “necessidade de diversificar os mercados onde a companhia opera, de forma a reduzir a exposição ao abrandamento sentido nesses países”.
A companhia aérea acrescenta que vai promover Portugal nos EUA “como destino turístico de excelência e Lisboa como porta de entrada privilegiada dos norte-americanos no continente Europeu”.
A TAP terá campanhas promocionais e iniciativas para pormover Portugal nos EUA, incluindo “incentivos para que os viajantes americanos escolham Lisboa como a escala preferencial nos seus voos de e para a Europa”.
O número de norte-americanos que visitam a Europa ascende a 11 milhões por ano, com gastos de 32,5 milhões de dólares, excluindo passagens aéreas, sublinha o comunicado da TAP, citando dados do US Travel & Tourism Office.
Com estes dois novos A330-200 que a TAP recebe até Junho, em regime de leasing operacional, a frota de longo curso da companhia aérea sobe para 20 aviões.
Os novos aviões têm 20 cadeiras totalmente “lie flat” da Stelia Solstys em classe executiva e novas cadeiras “slimline” Zim EC01 em classe económica com uma distância entre si de 34 polegadas em Economy Plus e 31 polegadas em Economy.
O sistema individual de entretenimento a bordo on demand será Panasonic EX-3.
Estes dois A330-200 da TAP têm capacidade para 271 passageiros, 20 em classe Executiva, 104 em Economy Plus e 147 em Economy e “antecipam a configuração para a qual será convertida toda a atual frota A330-200 da TAP, que tem início no primeiro semestre de 2017”.
Estes dois novos aviões juntam-se à encomenda de 53 novos aviões Airbus, sublinha o comunicado da TAP, em que acrescenta que estão também em curso a modernização dos interiores da actual frota, com um investimento de 60 milhões de euros, a introdução de sharklets em 12 aviões A320, com um investimento de 11 milhões de euros e a renovação da frota da TAP Express, com aviões avaliados em 400 milhões de euros