quarta-feira, 13 de novembro de 2019

Venezuelana Albatros Airlines Recebe Primeiro Airbus A320



A companhia venezuelana Albatros Airlines anunciou na sua conta no Twitter na noite desta terça-feira, dia 12 de novembro, a chegada a Venezuela do seu primeiro Airbus A320, cuja origem se desconhece.

O avião vem integrar a frota da companhia que faz serviços regulares em rotas domésticas e charters para aeroportos nacionais e internacionais. A atual frota da Albatros Airlines é constituída por aparelhos Embraer 120 Brasília e Boeing 737-500, segundo informa o site da empresa na Internet.



Azul Recebe Primeira De 13 Aeronaves Airbus A321neo



A Azul Linhas Aéreas Brasileiras, a maior companhia aérea do Brasil em número de cidades atendidas e movimentos diários, recebeu nesta terça-feira, dia 12 de novembro, o seu primeiro avião Airbus A321neo, que será também o primeiro a voar com registo do País.

Com uma cabina configurada para um total de 214 assentos e equipada com motores LEAP-1A da CFM International, a aeronave é a primeira de 13 unidades encomendadas. Será utilizada em rotas domésticas de alta densidade de tráfego e oferecerá aos passageiros da companhia um produto diferenciado, incluindo compartimentos de bagagem maiores, novo sistema de iluminação ambiente, poltronas muito confortáveis e um sistema de entretenimento de última geração, com telas individuais touch screen.

“O A321neo é um marco importante para a Azul, pois permitirá que a companhia aumente sua oferta de assentos em mercados importantes, se tornando ainda mais eficiente. Os clientes encontrarão nesse novo modelo o já consagrado serviço de bordo da Azul, que oferece lanches e bebidas à vontade e sem custo adicional, além do conforto das poltronas e espaço interno e um sistema de entretenimento a bordo com telas touch screen individuais com uma grande variedade de filmes, séries e documentários”, diz John Rodgerson, presidente da Azul.

O novo Airbus também terá, em breve, TV ao vivo em monitores individuais com diversas opções de canais e internet wi-fi, informa uma nota de imprensa distribuída pela companhia brasileira.

O primeiro A321neo da Azul chegou na noite de segunda-feira, dia 11 de novembro, ao Aeroporto de Belo Horizonte/Confins, no Estado de Minas Gerais. Segundo refere o portal ‘Ponte Aérea’ a aeronave passará nos próximos dias pelo processo de nacionalização, após isso receberá a matrícula PR-YJA. Tem o nome de batismo ‘Super Azul’.

A aeronave cumpriu voo de entrega partindo de Hamburgo, na Alemanha, com uma escala na Ilha do Sal, em Cabo Verde, para reabastecimento, seguindo depois em voo direto para o Aeroporto de Confins.



De acordo com a última projeção de frota da Azul, a companhia prevê a adição de três A321neo ainda no ano de 2019. O A321neo, matrícula PR-YJA (MSN 9090), já chegou ao Brasil. Seguem-se os PR-YJB (MSN 9055) e PR-YJC (MSN 9243), que serão entregues em breve, adianta o portal brasileiro.

A321neo LR Da TAP Batizado Com O Nome Do Escritor Jorge De Sena




Jorge de Sena, o escritor português que se naturalizou brasileiro e estreitou as relações culturais e literárias entre Portugal e o Brasil, dá o nome a um novo avião da TAP Air Portugal.

No mês em que se celebra um século do seu nascimento, e mais de 40 da sua morte, a companhia aérea portuguesa homenageia o poeta batizando o Airbus A321neo LR, matrícula CS-TXB com o seu nome, tornando-se a primeira personalidade luso-brasileira na frota da companhia.

O batismo realizou-se num dos hangares da empresa aérea, no Aeroporto de Lisboa, teve lugar uma cerimónia para descerramento do nome do escritor na fuselagem do avião, que contou com a presença da filha de Jorge de Sena e do presidente executivo da TAP, Antonoaldo Neves.

Foi em Lisboa, a 2 de novembro de 1919, que nasceu aquele que viria a ser um dos mais influentes intelectuais e poetas portugueses do século XX. Cresceu no meio de livros e de ideias, tendo a poesia entrado na sua vida quando ainda era criança, sem que tivesse consciência disso, como um dia afirmou.

Cumpriu serviço militar e formou-se em Engenharia Civil, mas foi no mundo das letras que descobriu a sua vocação. Jorge de Sena foi poeta, romancista, dramaturgo e professor universitário no Brasil e nos Estados Unidos em áreas ligadas à literatura.

Construiu a sua vida, bem como a sua obra, entre Portugal, Brasil e os Estados Unidos, tendo vivido nos três países. Foram vários os poemas, os estudos e os ensaios dedicados à cultura e literatura luso-brasileira que saíram da sua pena e que tinham como fim estreitar a relação entre Portugal e o Brasil. Morreu em 1978 em Santa Barbara, no Estado da Califórnia, na costa oeste dos Estados Unidos da América, onde viveu os seus últimos anos. O nome Jorge de Sena cruzará o Atlântico e continuará a aproximar os dois países.

Jorge de Sena é o primeiro intelectual luso-brasileiro a integrar a frota da companhia, juntando-se assim às personalidades já homenageadas, onde figuram nomes que vão de D. Maria II a João Vaz Côrte-Real, de Agostinho da Silva a D. Afonso Henriques e D. Dinis, entre muitos outros.






O avião escolhido para receber o nome de Jorge de Sena é um dos novos Airbus A321neo LR recentemente recebidos pela TAP e que, segundo refere a empresa num comunicado distribuído nesta quarta-feira, dia 13 de novembro, “é um verdadeiro game changer da indústria, aliando o conforto e autonomia de um avião de longo curso a uma aeronave narrow body com capacidade para operar rotas transatlânticas”.



O alcance e flexibilidade deste avião permitem à TAP Air Portugal explorar novos mercados no Nordeste do Brasil e complementar a oferta em várias cidades, como Recife, Maceió, Natal, Fortaleza ou Salvador. Já na América do Norte, para onde também voa, permite aumentar as ligações entre o Porto-Nova Iorque, com o objetivo de chegar a um voo diário do Porto para Nova Iorque.

terça-feira, 8 de outubro de 2019

LAM Retoma Voos Maputo-Lisboa Com Aviões Da Hi Fly Em Março De 2020



A LAM – Linhas Aéreas de Moçambique vai retomar os voos regulares entre Maputo e Lisboa no próximo mês de março de 2020, com três voos por semana. Confirmam-se as notícias que já tinham sido adiantadas pela imprensa moçambicana, que, aliás, reproduziam afirmações do Presidente da República Filipe Nyusi, que tinha fixado essa data para o reinício das operações intercontinentais da companhia aérea do seu País.

O anúncio oficial da operação deverá ocorrer na próxima semana na capital portuguesa, onde se desloca o diretor-geral da companhia aérea de Moçambique, João Carlos Pó Jorge (na imagem de abertura).

Segundo o ‘Newsavia’ conseguiu apurar os voos serão realizados com aviões fretados ao Grupo Hi Fly , com tripulações portuguesas e moçambicanas na cabina.



Entretanto, a Embaixada da República de Moçambique convidou os membros da Comunidade Moçambicana em Lisboa a participarem na cerimónia de lançamento do voo da LAM, que ocorrerá nesta segunda-feira, dia 7 de outubro, pelas 18h00, no Hotel VIP Grand Hotel & Spa, na capital portuguesa.

quinta-feira, 12 de setembro de 2019

AIR TRANSAT / A330-200 / C-GJDA




ROYAL AIR MAROC - B737-700W - CN-RNR



FPP

TAP AIR PORTUGAL / A321NEO / CS-TJJ


FPP

IBERIA / A321-200 / EC-JGS

FPP

TAP AIR PORTUGAL / A330-900NEO / CS-TUF

FPP

AIR CANADA ROUGE / B767-300ER / C-GHLT

FPP












TAP AIR PORTUGAL / A330-200 / CS-TOM






terça-feira, 16 de julho de 2019

LAM E Hi Fly Negoceiam Retorno Da Companhia Moçambicana À Europa



O Grupo Mirpuri, dono das companhias aéreas Hi Fly Portugal e Hi Fly Malta, está a negociar com o Governo da República de Moçambique e com a LAM – Linhas Aéreas de Moçambique o aluguer, em regime ACMI, de um avião de longo curso para a retoma da linha Maputo-Lisboa-Maputo, por parte da companhia aérea de bandeira moçambicana, soube o ‘Newsavia’ junto de fontes ligadas ao processo em Maputo.

A notícia surge no dia em que o jornal ‘Notícias’ que se publica na capital moçambicana divulgou declarações do ministro dos Transportes de Moçambique, Carlos Mesquita, em que revela que o governo do País “está a negociar com uma companhia aérea portuguesa um acordo que vai permitir o regresso da LAM ao espaço europeu a partir do primeiro trimestre de 2020”.

O reatamento dos voos da LAM para a Europa surge depois de a União Europeia ter levantado a proibição de voos imposta às transportadoras moçambicanas no espaço europeu e do próprio Presidente da República ter anunciado que os voos da LAM para Portugal serão retomados em 2020
“Estamos a apostar na formação de tripulações para podermos poupar recursos de modo a investirmos em novas aeronaves adequadas ao tráfego que se pretende a nível nacional, regional e internacional“, acrescentou o ministro dos Transportes e Comunicações de Moçambique, nas declarações publicadas, a propósito, pelo maior jornal do País.

O Grupo Mirpuri, que detém o maior grupo de aluguer de aeronaves comerciais em Portugal e na Europa, para voos de longo curso, é propriedade de uma família originária da antiga província de Moçambique, território ultramarino português que se tornou independente em junho de 1975.

Em Maio de 2004 a LAM deixou de voar para Lisboa, sendo obrigada a desfazer-se do único avião de longo curso que tinha na sua frota, um Boeing 767-200ER, matrícula C9-BAF, recebido novo em fevereiro de 2002, que foi vendido em junho de 2004 à Aeromexico. Era incomportável para a companhia moçambicana manter esse avião na sua frota, pois tinha uma dívida de cerca de 36 milhões de dólares à Boeing.

Sem avião para a rota, a LAM fez uma parceria com a companhia portuguesa Air Luxor, entretanto extinta, e que era propriedade do Grupo Mirpuri, que passou a fazer os voos entre Portugal e Moçambique. Os voos começaram em março de 2015 e terminaram em 16 de setembro desse ano.

A LAM, em nota de imprensa publicada em Maputo, no dia 11 de agosto de 2015, indicava que “os Conselhos de Administração das duas companhias aéreas decidiram suspender os voos em virtude do acentuado agravamento dos custos operacionais, em particular na componente do combustível”. Os voos eram semanais e feitos com aviões Airbus A330-200 da extinta Air Luxor.

Quem nunca abandonou os voos diretos entre Portugal e Moçambique foi a TAP que continua com três ligações semanais. Outras companhias aéreas internacionais promovem as viagens entre Lisboa e Maputo e vice-versa com uma escala intermédia. São os casos da Qatar Airways, da TAAG – Linhas Aéreas de Angola e da Turkish Airlines.

Newsavia

quarta-feira, 24 de abril de 2019

Lufthansa Personaliza Campanha ‘SayYesToEurope’ Em Airbus A320



A Lufthansa tem desde esta quarta-feira, dia 24 de abril, um avião A320 com uma mensagem personalizada com o slogan ‘SayYesToEurope’, em letras maiúsculas na fuselagem da aeronave no mesmo tipo de letra do seu lettering.

Trata-se de um sinal claro da adesão da companhia aérea alemã à campanha da Comissão Europeia, em vésperas das eleições europeias que acontecerão entre 23 a 26 de maio.

A Lufthansa pretende, com esta iniciativa, promover ativamente uma maior afluência de eleitores para as eleições europeias.

“Com o voto em maio, os cidadãos da Europa decidirão o futuro da Comunidade Europeia. Agora, mais do que nunca, é uma questão de tomar uma posição, assumir a responsabilidade e fortalecer a ideia de um continente unido e livre. Como uma genuína empresa europeia com raízes em vários países no coração da Europa, as nossas companhias aéreas, como a Lufthansa, a SWISS, a Austrian Airlines, a Eurowings, a Brussels Airlines e a Air Dolomiti ligam os países do continente e ligam a Europa ao mundo. Por esta razão, a Europa está muito próxima do nosso coração”, diz Carsten Spohr, presidente executivo do Grupo Lufthansa.

Com 3.000 voos diários entre os aeroportos europeus, as aeronaves da Lufthansa descolam e pousam em quase todos os países da Europa. Além do recém-projetado A320 com o registo D-AIZG, o design padrão de todas as aeronaves da Lufthansa também será mudado para a frente: a partir de agora, a bandeira europeia será colocada adicionalmente ao lado da bandeira alemã como parte do projeto.

‘SayYesToTheWorld’ é a nossa campanha de marca global – ‘SayYesToEurope’ é a nossa iniciativa para apelar a todos os europeus para dizer SIM à Europa e participar nas eleições europeias – a nossa Europa precisa do seu voto”, acrescenta Carsten Spohr.

A aeronave com o design personalizado é parte de uma iniciativa maior que também é apoiada pela Lufthansa. Nos últimos anos, mais da metade dos eleitores na Alemanha não exerceram o seu direito de voto nas eleições para o Parlamento Europeu. Por esta razão, a Lufthansa e outras empresas, agências e figuras públicas unem forças para motivar as pessoas a votarem novamente.

quarta-feira, 20 de março de 2019

EUROATLANTIC AIRWAYS - B767-300ER - CS-TSU

Ton Jochems - LPPT

PRIMEIRO VOO COMERCIAL NOS EUA DE UM AIRBUS A330 NEO É DA TAP E ATERROU EM MIAMI



A TAP realizou hoje o primeiro voo comercial de um A330-900 Neo nos Estados Unidos da América (EUA). Pela primeira vez, o país do “Tio Sam” viu aterrar num dos seus aeroportos, com passageiros, a nova coqueluche da aviação mundial.

A aeronave, batizada “Nuno Gonçalves” e com a matrícula CS-TUC, transportou 193 passageiros a bordo, 34 em classe Executiva e 159 em classe Económica, entre Lisboa e Miami, com o comandante da TAP Carmo Mendes a tornar-se o primeiro piloto do mundo a aterrar um voo comercial dum A330neo em aeroportos norte-americanos.

Em breve, outros destinos norte-americanos começarão a ser servidos com os novos aviões da TAP, que vão oferecer todo o conforto e eficiência em rotas mais longas como São Francisco, que é inaugurada em junho, a par de Washington e Chicago. A Airbus já entregou à TAP cinco aviões A330-900 neo, do total de 19 que vão voar com as cores da Companhia portuguesa até final deste ano.

A TAP Air Portugal é a única companhia aérea do mundo que já beneficia dos muitos atributos desta aeronave de maior alcance e da sua nova versão da cabina Airspace, que representa um novo conceito ajustado à ambição da companhia de oferecer o melhor produto da indústria aos seus clientes. A companhia é também pioneira ao oferecer neste avião mensagens de texto ilimitadas grátis, via wifi, em voos transatlânticos, sem qualquer custo e para todos os passageiros.

Além de um sistema de entretenimento a bordo e conectividade de última geração, com wifi disponível, o Airbus A330-900neo tem 298 assentos dispostos numa confortável configuração de cabina com três classes: 34 assentos em executiva, 96 em classe económica plus e 168 em classe económica. A nova cabina Airspace by Airbus, entre outras novidades, oferece mais espaço a cada cliente, compartimentos de bagagem maiores e um inovador sistema de iluminação de cabina. O novo avião veio para reforçar e expandir a operação do longo curso da TAP.

A TAP recebe 37 novas aeronaves até ao final deste ano e 71 até 2025, ficando assim com uma das frotas mais modernas do mundo. Esta renovação e crescimento da frota tem permitido à companhia anunciar novos destinos e mais frequências. Na América do Norte, São Francisco, Washington e Chicago são os novos destinos já à venda, juntando-se a Nova Iorque – JFK, Nova Iorque- Newark, Boston e Miami, à partida de Lisboa, e Nova Iorque- Newark à partida do Porto, além de Toronto, no Canadá.
Nápoles, Tenerife, Telavive, Dublin, Basileia e Conacri são outros novos destinos que a TAP já anunciou para 2019.
AMBITUR
TON JOCHEMS - LPPT

segunda-feira, 18 de março de 2019

AIR TRANSAT RENOVA FROTA E PONDERA AUMENTAR FREQUÊNCIA EM PORTUGAL



A Air Transat, companhia aérea canadiana representada em Portugal pela ATR, “veio para ficar” e apostar no nosso país ao longo de todo o ano. Com voos desde Lisboa, Porto e Faro, o desafio é agora levar mais portugueses a visitar o Canadá. Quem o diz é Gilles Martin, diretor de vendas e distribuição da transportadora, em entrevista à Ambitur.pt na BTL.

Segundo Gilles Martin, o ano passado foi “muito bom” para a operação da Air Transat em território português, registando um aumento de quase 30% da capacidade face a 2017. Portugal “é um grande mercado para nós pelo facto de, geralmente, na Europa só viajarmos para mais dois destinos ao longo de todo o ano: Paris e Londres”, explica.

A operação ao longo de todo o ano em Portugal justifica-se pelo fenómeno dos “snowbirds“, ou seja, pessoas que evitam temperaturas frias e que optam por destinos mais quentes. São sobretudo pessoas mais velhas que viajam entre seis a 10 semanas ou até durante todo o inverno, explica-nos o responsável.

Um dos destinos preferidos dos “snowbirds” na Europa é Málaga. A Air Transat lançou, há cinco ou seis anos, alguns pacotes turísticos para o Algarve. “É por isso que decidimos também colocar voos para Faro durante o inverno. O Algarve está-se a tornar cada vez mais popular no inverno e estamos a tentar aumentar esse conceito.”

A Air Transat procura, agora, desenvolver a tour operação em Portugal e está a renovar a sua frota com aeronaves Airbus A321neo “para ter uma boa capacidade e, talvez, aumentar a frequência aqui em Portugal”.
Ambitur
Photo:Ton Jochems - LPPT

TAAG QUER RELANÇAR DESTINO MOÇAMBIQUE COM VOOS DE LIGAÇÃO DESDE LISBOA E PORTO



A TAAG Linhas Aéreas de Angola está a relançar o destino Moçambique contando, para tal, com voos de ligação de Lisboa e Porto via Luanda. Carla Carlos, senior sales da companhia aérea angolana, realça que “o que notámos em Portugal é que apesar de muitas pessoas quererem ir, ainda há muitas questões associadas”.

A responsável esclarece que o voo de ligação (Lisboa/Porto – Luanda – Maputo) é feito no mesmo dia e que via Luanda não é necessário visto: “Os passageiros em trânsito dirigem-se à zona dos trânsitos, passam por um raio-x, e estão na zona de embarque”, sendo que a bagagem é despachada diretamente até ao destino final, Moçambique. São cinco ligações a partir de Lisboa e três do Porto.

A TAAG, que em 2018 celebrou 80 anos, “tem um papel ativo na projeção do destino [Moçambique], que esteve parado durante estes anos e que esperamos que, a pouco e pouco, seja posto de novo no mercado português porque é realmente um destino muito querido de todos nós”, defende Carla Carlos.
Photo: Ton Jochems - LPPT

LATAM VOA PARA MUNIQUE E PONDERA AUMENTAR FREQUÊNCIA DA ROTA LISBOA-SÃO PAULO



A Latam Airlines pretende ligar a América Latina ao resto do mundo e acredita que o continente europeu é a “chave” para a sua expansão. Estreou-se em território português o ano passado, com a rota Lisboa-São Paulo, e este ano adiciona Munique aos destinos europeus onde opera.


Thibaud Morand, diretor comercial da Latam para a Europa, garantiu em exclusivo à Ambitur que a “chave” para a expansão mundial da transportadora é o continente europeu, com Munique, na Alemanha, com quatro voos por semana, a juntar-se em 2019 às oito cidades de seis países europeus onde a companhia está presente: Barcelona, Madrid, Paris, Londres, Frankfurt, Roma, Milão e Lisboa.

“2018 foi um ano muito positivo para a Latam”, realça o responsável, marcado pelo crescimento e consolidação, nomeadamente com a inauguração de 30 novas rotas nos últimos três anos e a aposta no continente europeu.

Desde 3 de setembro do ano passado que a Latam Airlines liga Portugal ao Brasil, através da rota Lisboa-São Paulo, que mantém uma taxa de ocupação de 85%. São cinco voos semanais e a Latam está “a ponderar o aumento da frequência desta rota, se o mercado nos proporcionar condições vantajosas”, revela o diretor comercial para a Europa.

Já no Brasil, a companhia aérea conta com mais de 40 destinos domésticos, a partir de São Paulo, e coloca “à disposição dos clientes que voam a partir de Portugal mais de 120 destinos em toda a América Latina”, incluindo destinos emblemáticos como Machu Picchu, Cataratas de Iguazú ou Patagónia.

Thibaud Morand garante que “Portugal é muito importante para a Latam, pelos vínculos económicos e históricos” que ligam o país ao Brasil. No entanto, de momento, a Latam não pensa abrir novas rotas em Portugal, apostando na “consolidação da recém estreada rota Lisboa-São Paulo”.

Ambitur

LUFTHANSA ENCOMENDA MAIS 20 A350-900



O Grupo Lufthansa, o maior operador da Airbus, assinou uma encomenda para mais 20 aviões wide-body A350-900. Este acordo eleva o total de encomendas do Grupo Lufthansa para o A350 XWB para 45, que já opera 12 aviões deste tipo em todo o mundo.

“O A350 satisfaz todas as nossas expectativas. O avião é muito fiável e o feedback de todos os nossos clientes é excelente,” afirmou Detlef Kayser, membro do Conselho de Administração do Grupo Lufthansa – Recursos de Companhias Aéreas e Normas Operacionais. “Estamos satisfeitos por acrescentar mais 20 aviões A350 à nossa frota. Os aviões wide-body adicionais irão reduzir os nossos custos operacionais, reforçar a fiabilidade da nossa frota de longo curso, melhorar a nossa performance ambiental e fornecer aos nossos passageiros com as cabinas mais modernas da sua categoria respetiva.”

“O A350 XWB consistentemente gera feedback positivo da comunidade de companhias aéreas e estamos satisfeitos por ver o nosso cliente de longa data, o Grupo Lufthansa, voltar a encomendar mais aviões,” disse Christian Scherer, diretor comercial da Airbus.

A decisão do Grupo Lufthansa reforça o status do Grupo como o cliente e operador maior da Airbus, com 674 aviões Airbus já encomendados (incluindo a encomenda mais recente) e 574 aviões Airbus na frota atual do Grupo, incluindo 28 aviões da Família A220, 420 aviões da Família A320, 100 aviões A330/A340, 12 aviões A350 e 14 aviões A380.



Até final de fevereiro de 2019, a família de aviões A350 XWB tinha recebido 852 encomendas firmes de clientes de todo o mundo, posicionando-o como um dos aviões wide-body mais bem-sucedidos de sempre.

Subsidiária Marroquina Da Air Arabia Lança Casablanca-Lisboa



A Air Arabia Maroc anunciou que começará a voar de Casablanca, em Marrocos, para Lisboa, no próximo dia 31 de março, com três voos semanais durante o período de Verão IATA 2019. Os voos serão realizados com aviões Airbus A320, às quartas, sextas e domingos.

A companhia de bandeira marroquina é uma a subsidiária do Grupo Air Arabia, baseado nos Emirados Árabes Unidos (EAU), que detém hoje uma interessante percentagem do tráfego de passageiros que viajam em empresas aéreas de baixo custo no Médio Oriente. Foi fundada em abril de 2009 e tem por base o Aeroporto Rei Mohamed V, na cidade de Casablanca.



A Air Arabia trabalha com quatro hubs: Aeroporto Internacional de Sharjah (um emirado dos EAU, também designado em português por Xarja); Aeroporto Internacional de Ras Al Khaimah (outro emirado dos EAU); Aeroporto Internacional Mohamed V, em Casablanca, Marrocos; e Aeroporto Internacional Borg Al Arab, em Alexandria, no Egito. Destas quatro cidades árabes voa para cerca de 150 destinos, muitos na Europa, com uma frota de cerca de meia centena de aviões Airbus A320.

QATAR AIRWAYS VAI MANTER VOOS DOHA - LISBOA NO INVERNO IATA



A Qatar Airways, que no início deste mês anunciou o início da rota Doha - Lisboa a 24 de Junho, tem programado manter esses voos no Inverno IATA, depois de 27 de Outubro, mas reduzindo a frequência para cinco por semana.

A informação inicial da Qatar, accionista do IAG e do LATAM e membro da aliança oneworld, apontava apenas para voos no Verão IATA, até 27 de Outubo, inicialmente cinco vezes por semana, mas uma vez por dia no Verão.

A companhia actualizou na semana passada o seu calendário de operações no Inverno IATA 2019/2020, mantendo os voos de/para Lisboa no Boeing 787-8, a versão mais pequena do Dreamliner.

IAG ANUNCIA ENCOMENDA DE 18 BOEING B777-9 DE 325 LUGARES PARA A BRITISH AIRWAYS



O IAG, grupo de aviação de que fazem parte a British Airways, a Iberia, a Vueling, a Aer Lingus e a Level, anunciou hoje ter encomendado à Boeing 18 aviões de longo curso B777-9 de 325 lugares, com opção para mais 24.

A informação acrescenta que os novos aviões, que conta receber entre 2022 e 2025, são para substituir 14 B747-400 e quatro B777-200.

O CEO do IAG, Willie Walsh, citado na infirmação do grupo apresenta o B777-9 como o avião de longo curso “mais eficientes em [consumo de] fuel” e diz mesmo que é o “substituto ideal dos B747, além de considerar que a sua dimensão e alcance são “excelente” para a rede da British Airways.

Walsh diz mesmo que com o B777-9 a British Airways terá uma melhoria do custo de combustível por lugar disponível de 30% em relação ao B747.

A frota actual da British Aiways integra 135 aviões wide-bodied de longo curso, incluindo 12 Airbus A380, 30 Boeing B787, 12 Boeing B777-300ER, 46 Boeing B777-200 e 35 Boeing B747.



A companhia tem encomendados mais 12 Boeing B787, quatro Boeing B777-300ER e 18 Airbus A350.

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2019

Faro Receberá Cinco Voos Semanais Da Jet2.Com Com Aviões A330-200



A companhia britânica Jet2.com vai intensificar a utilização de aviões Airbus A330-200 nos seus voos para destinos de praia à parida de Manchester, na Inglaterra, neste Verão.

Entre esses destinos está incluído o Aeroporto de Faro/Algarve, no sul de Portugal, que entre os dias 14 de maio e 29 de setembro receberá cinco voos semanais que serão realizados com equipamento A330-200, segundo anuncia o site ‘routesonline’.

A Jet2.com já voa com o A330-200 para Palma de Maiorca, no Mediterrâneo. Neste Verão acrescentará dois destinos na Turquia (Antalya e Dalaman) e cinco na Espanha (Alicante, Fuerteventura, Lanzarote e Tenerife Norte), além de Faro.



Estreia Com Nova Data: A330-900neo Da Azul Voa Para Lisboa A 1 De Junho



A AZUL Linhas Aéreas Brasileiras voltou a reprogramar os seus voos internacionais de acordo com as novas datas de recepção dos aviões Airbus A330-900neo que irão entrar ao serviço da companhia no final do primeiro semestre deste ano.

Segundo o site ‘routesonline’ a estreia será num voo do hub da companhia, no Aeroporto de Viracopos, em Campinas, Estado de São Paulo, para Lisboa no dia 1 de junho, entrando depois nas rotas de Fort Lauderdale, na Flórida (EUA), e do Porto, no norte de Portugal.

Assim, a última previsão para a entrada dos A330-900neo da Azul é a seguinte:

Viracopos/Campinas – Lisboa, a partir de 1 de junho, com quatro voos semanais até 4 de outubro de 2019;

Viracopos/Campinas – Ft. Lauderdale, desde 10 de junho com um voo semanal, passando a dois a 3 de julho e até 25 de setembro;

Viracopos/Campinas – Porto, a partir de 1 de julho com um voo semanal.



Os restantes voos da programação publicada nessas rotas de longa distância serão assegurados por aviões Airbus A330-200, como acontece presentemente.

UNITED AIRLINES VAI TER MAIS CAPACIDADE NA ROTA NEWARK - LISBOA


A companhia de aviação norte-americana United Airlines, membro da Star Alliance, como a TAP, tem programado utilizar aviões de maior porte na rota Newark (Nova Iorque) - Lisboa, a partir de 30 de Março.



A informação da companhia aos sistemas globais de reservas indica que no mês de Abril irá operar os voos para Lisboa em Boeing B767-300ER, em lugar do B757.
Photos: Duncan Stewart - LAX



Entre 29 de Abril e 25 de Outubro, fim do Verão IATA, a companhia tem programado ter os voos para Lisboa em Boeing B767-400ER, quando anteriormente tinha previsto esse avião apenas a partir de 22 de Maio.

sábado, 9 de fevereiro de 2019

Azul Recebe Neste Ano 21 Aviões De Nova Geração




A Azul Linhas Aéreas Brasileiras vai integrar neste ano na sua frota 21 aeronaves de nova geração, oito a mais que o plano original. Além de cumprirem os planos de expansão da frota da companhia, tendo em vista já a próxima década, irão fazer face também à saída de 15 aviões regionais Embraer E195, que estão a ser utilizados nas rotas domésticas no Brasil.

Um comunicado distribuído pela companhia aérea nesta quarta-feira, dia 6 de fevereiro, indica que a adição mais significativa ocorrerá na frota de Airbus A320neo. Até final de 2018, a Azul operava uma frota de 20 unidades e hoje já possui 24 aviões, dois deles recebidos há poucos dias de um lessor norte-americano e que já tinham voado ao serviço da Avianca Brasil (LINK notícia relacionada). A meta é chegar ao final do ano com 27 aeronaves A320neo em operação.

A Azul confirma que também receberá neste ano seis aparelhos E195-E2, a nova geração de aviões a jato regionais da fábrica brasileira Embraer. Estavam previstos apenas dois aviões, mas a Azul terá negociado mais algumas aeronaves que faziam parte de encomendas que foram canceladas ou adiadas no ano passado. A Azul é a empresa lançadora do E195-E2, que deverá entrar na rede comercial dentro de poucos meses (LINK notícia relacionada).

“As aeronaves A320neo contribuem para uma receita significativamente maior em todas as nossas unidades de negócio. Os assentos adicionais oferecem aos passageiros maior conectividade em nossa malha, maior opções de resgate de pontos para nossos clientes TudoAzul e mais espaço para acomodação de cargas da Azul Cargo Express. Além destes benefícios, o custo por assento do A320neo é 29% menor do que o de nossa geração atual de aeronaves. Também estamos igualmente entusiasmados com a chegada da próxima geração de aeronaves Embraer E2, que fornecem uma redução de 26% no custo por assento comparado às aeronaves atuais”, comenta John Rodgerson, presidente executivo da Azul, no comunicado divulgado pela empresa aérea.



Atraso na entrega dos A330-900neo condiciona programação

A Azul, tal como a TAP Air Portugal, está também a ser prejudicada com os atrasos nas entregas dos novos aviões de longo curso da fábrica europeia. Os A330-900neo entraram ao serviço da companhia portuguesa com um atraso de mais de um ano – primeiro voo comercial realizado em 15 de dezembro de 2018 – e só deverão chegar ao Brasil no final do primeiro semestre deste ano. A Azul já marcou e desmarcou a entrada dos novos aviões na sua programação por três vezes, e agora está muito cautelosa quanto ao anúncio do voo inaugural. Parece, com alguma razão, esperar a chegada do primeiro A330-900neo a Viracopos/Campinas então para programar a nova aeronave. Deveriam chegar quatro unidades neste ano, mas as últimas previsões apontam para apenas três. Irão substituir a médio prazo os A330-200 que hoje voam na Azul as rotas de longo curso para a Flórida (EUA) e para Lisboa (Portugal). Em junho próximo a Azul abrirá uma nova rota de Viracopos/Campinas, no Estado de São Paulo, para a cidade do Porto, no norte de Portugal (LINK notícia relacionada).



Haverá também uma redução da frota de ATR72-600, tipo de avião turbo-hélice, de menor capacidade, que é utilizado nos voos de menor intensidade de tráfego e para pistas menos qualificadas em cidades mais pequenas do interior do Brasil. Estavam previstos 36 para este ano e a frota ficará com menos três, somando 33. A frota total da Azul Linhas Aéreas Brasileiras para este ano está configurada para um total de 129 aviões, mais seis que no ano de 2018, mas menos dois do que a previsão inicial para 2019.
Newavia
Photo: FPP - Lisboa

sábado, 12 de janeiro de 2019

Primeiro Airbus A330-900neo Da AZUL Já Fez Teste De Motores Em Toulouse



O primeiro avião Airbus A330-900neo da Azul Linhas Aéreas Brasileiras (que terá o registo PR-ANZ) fez nesta terça-feira, dia 8 de janeiro, o primeiro teste de motores em Toulouse, na França. A imagem da aeronave, aguardada com grande entusiasmo no Brasil, já com motores montados, foi divulgada na manhã desta terça-feira pelo spotter Clement Alloing, um habitué das novidades que surgem nas instalações da fábrica europeia de aviões.

Tal como tem acontecido com a TAP Air Portugal, também a Azul tem sido prejudicada com os atrasos na certificação e na entrega dos aviões A330-900neo, devido a problemas com a entrega tardia dos novos motores Rolls Royce Trent 7000.

A companhia brasileira já anunciou por duas vezes a entrada do novo avião para o longo curso, mas em ambas as ocasiões teve de adiar a respectiva programação. Agora existem indicações mais certas de que o A330-900 será recebido no Brasil no primeiro semestre de 2019. Antes estava programado para estrear nas rotas internacionais da empresa de Viracopos/Campinas, em São Paulo, para Orlando/Flórida (EUA) e para Lisboa.

A Azul será a primeira companhia da América a voar com o A330-900neo. Encomendou cinco aparelhos que terão uma configuração de três classes para um total de 298 passageiros, tal como os da TAP Air Portugal.



Bom desempenho operacional em 2018

Entretanto, a Azul, companhia que foi fundada por David Neeleman e que também é acionista da portuguesa TAP, anunciou um crescimento médio em 16,4% do número de passageiros x quilómetros (RPK em inglês) no ano de 2018, de que o principal ‘motor’ foram as rotas internacionais, entre as quais Viracopos/Campinas-Lisboa.

A informação da companhia mostra, aliás, que no ano passado as rotas internacionais já representaram 26,1% do tráfego total, quando em 2017 estavam em 20,9%, porque no ano passado concentraram 57,8% do crescimento do tráfego total.

As rotas internacionais, porém, foram o ‘calcanhar de Aquiles’ da taxa média de ocupação da Azul em 2018, com uma queda em 2,6 pontos, para 86,9%, que tende a ser explicada pela ‘juventude’ das rotas internacionais, as quais, que apenas começaram quando ‘herdou’ da TAP a rota Viracopos-Lisboa, explica a agência de notícias de turismo e viagens ‘PressTUR’.

Os dados da Azul mostram que ainda assim 2018 foi globalmente um ano de ganho de taxa de ocupação, que subiu 0,2 pontos, para 82,3%, graças à subida em 0,5 pontos nas rotas domésticas, que atingiram 80,8%.

Para o mês de Dezembro, a Azul indica um crescimento do tráfego em 13,4%, insuficiente no entanto face ao aumento de capacidade (em ASK, do inglês, para lugares x quilómetros voados) em 13,5%, levando a uma descida da taxa média de ocupação em 0,1 pontos, para 83%.

Ao contrário do que mostram os números médios do ano de 2018, a queda de ocupação no último mês ficou a dever-se ao decréscimo de 0,4 pontos nos voos domésticos, para 81,3%, porque em internacionais até houve subida de 0,6 pontos, para 88%.

A Azul indicou que em Dezembro teve um crescimento médio do tráfego de passageiros medido em RPK de 13,4%, com +12,4% em voos domésticos e +16,2% em internacionais.



Companhia mais pontual do Brasil e da América do Sul

Uma outra notícia divulgada no início deste ano assinala uma grande conquista para a Azul: é, novamente, a companhia mais pontual do Brasil e da América do Sul, segundo a empresa de auditoria ‘Flight Stats’, líder mundial em informações de voo em tempo real.

A companhia também foi considerada a quinta companhia mais pontual do mundo, no ranking que avalia as empresas com mais de 100 mil voos por ano, atrás apenas das empresas Copa Airlines (Panamá), Aeroflot (Rússia), ANA All Nippon Airways (Japão) e Qatar Airways (Qatar).

TAP Terá Mais Dois Airbus A330-900neo Ao Serviço Até Final De Janeiro



A TAP Air Portugal recebe nesta semana, provavelmente, na próxima quinta-feira, dia 10 de janeiro, mais dois aviões Airbus A330-900neo, que chegam diretamente de Toulouse, em França, das linhas de montagem da construtora aeronáutica europeia.

Os dois aviões, matrículas CS-TUC e CS-TUD, deverão ser integrados na rede até final do corrente mês de janeiro, em rotas para o Brasil e para os Estados Unidos da América. Foram entregues à TAP no passado dia 21 de dezembro, numa cerimónia protocolar que teve lugar em Toulouse, na presença de responsáveis pela companhia aérea de bandeira portuguesa.

A TAP encomendou 21 aviões Airbus A330-900neo, um dos quais, o CS-TUB, já está ao serviço desde o passado dia 15 de dezembro, numa das linhas de longo curso de maior afluência de passageiros da companhia portuguesa: Lisboa-São Paulo/Guarulhos, no Brasil, para onde a TAP voa três vezes por dia.

Outros aviões novos chegarão no decorrer deste ano de 2019, que será um ano histórico para a companhia, pois deverá ser aquele em que a empresa receberá mais aviões novos de fábrica. No próximo mês de março a TAP receberá o primeiro Airbus A321neo LR (long range), um avião de corredor único que permitirá a realização de voos transatlânticos, nomeadamente para a costa leste dos Estados Unidos da América e para o Nordeste Brasileiro.



Airbus A340-300 ficam até final do ano

Entretanto, está confirmado que os aviões quadrimotores Airbus A340-300, que a TAP utiliza desde há mais de 20 anos nas suas rotas de longo curso, ficarão até final do ano na companhia. Não só para acudir ao atraso que se verificou na entrega dos novos A330-900neo, situação que se complicou devido à anunciada abertura de novas linhas de longo curso, e, também, para ficarem de reserva nos meses do segundo semestre, com maior movimento previsto e para fazer face a qualquer avaria que possa surgir nos aviões da frota de A330 da companhia.



Segundo afirmou recentemente o próprio presidente executivo da companhia aérea, Antonoaldo Neves, os quatro aparelhos A340-300, cujo phase-out esteve previsto para o primeiro trimestre deste ano, continuarão a fazer as rotas que atualmente fazem, nomeadamente para Luanda e Maputo, assim como para os aeroportos mais distantes da rede da TAP, casos do Sul e Sudeste do Brasil.

Joon Acaba E É Integrada Na Air France – Companhia Voa Para Lisboa, Porto E Fortaleza



A companhia e a marca Joon, criadas pela Air France-KLM há 13 meses para atender um mercado que o grupo aéreo franco-holandês dizia existir entre os denominados millennials (indivíduos com idades entre os 18 e os 35 anos de idade), vão ser absorvidas pela Air France.

Foi assinado um acordo entre a Air France e os sindicatos dos tripulantes de cabina para integração de 600 profissionais nos quadros da companhia francesa. A nova situação beneficia os atuais trabalhadores da Joon já que os coloca num nível remuneratório superior e lhes dá a oportunidade de ter um contrato efetivo.

A Joon tinha sido lançada pelo anterior presidente executivo do grupo Air France-KLM, Jean-Marc Janaillac, e pelo antigo presidente executivo da Air France, Franck Terner. A nova administração do grupo e da companhia francesa achou por bem acabar, alegando que a dispersão de marcas não estava a ser útil ao desenvolvimento do plano estratégico de recuperação e desenvolvimento do grupo.

A criação de uma nova companhia aérea denominada ‘Joon’ foi anunciada pela Air France-KLM no dia 20 de junho de 2017, tendo iniciado a sua atividade no Outono desse ano, para destinos na Europa e para longo curso, com todos os voos a saírem do Aeroporto de Paris/Charles de Gaulle, em França.

“Esta nova marca foi integralmente concebida em resposta às suas necessidades e aspirações, com um propósito autêntico, de maior conectividade e bem diferenciada no universo do transporte aéreo”, referia uma nota de imprensa da Air France-KLM, distribuída em junho de 2017, que afirmava que a nova marca estava dedicada a uma clientela jovem e ativa, os denominados millennials.

A Joon, que atualmente tem voos para Lisboa e Porto, em Portugal, e para Fortaleza, no Nordeste do Brasil, entre outros destinos, tem ao seu serviço sete aeronaves A320, quatro A321 e quatro A340.

Os voos para Lisboa têm continuidade assegurada com a Air France. Quanto a Fortaleza nada se conhece sobre a sua continuidade.
News Avia

Norwegian Air Argentina Recebe 4º Avião E Já Tem 14 Voos Diários



A Norwegian Air Argentina, subsidiária de uma das maiores companhias mundiais que se dedica aos voos intercontinentais de baixo custo, recebeu o quarto avião na semana passada, o que lhe permite, como previsto, a expansão da empresa no mercado doméstico argentino, onde começou a voar em 16 de outubro de 2018, com um único aparelho.

O novo avião, um Boeing 737-800, matrícula LV-ITK, a Norwegian Air Argentina entra em atividade regular na América do Sul, nesta segunda-feira, dia 7 de janeiro, inaugurando a nova rota entre Buenos Aires e Salta, e contribuirá para o incremento das frequências para Puerto Iguazú e Mendoza.

Com uma frota de quatro aeronaves B737-800 baseadas no Aeroporto Jorge Newbery/Aeroparque, na cidade de Buenos Aires, a nova companhia argentina passará a oferecer, a partir deste mês de janeiro, 14 voos diários, sendo cinco diários para Córdoba, quatro para Mendoza, dois para Puerto Iguzú e um voo diário para as cidades de Neuquén, Bariloche e Salta.

O novo avião, como os demais que estão na Argentina, oferece 189 lugares e estava na frota da companhia baseada no Aeroporto de Arlanda/Estocolmo, na Suécia, país no qual estava também registado. Trata-se de um avião praticamente novo, recebido de fábrica em abril de 2017.
NewsAvia

Emirates revela pintura ousada do A380 em comemoração ao 125º aniversário do AC Milan

Dubai, Emirados Árabes Unidos, 25 de novembro de 2024: A Emirates, Parceira Aérea Oficial e Parceira Principal do AC Milan, revelou uma ousa...