Os dados da AENA, gestora dos aeroportos espanhóis, a que o PressTUR teve acesso indicam que a companhia portuguesa teve 955,7 mil passageiros embarcados e desembarcados nos voos de e para Espanha, o que equivale a 34,9% do total de passageiros que voaram entre os dois países ibéricos, mais 5,6 pontos que em 2012 (29,3%).
No total, segundo os dados da AENA, os seus aeroportos tiveram em 2013 2,737 milhões de passageiros de voos de e para Portugal, em queda de 11% ou 337,8 mil em relação a 2012, com a queda mais forte a ocorrer em Barcelona, em 13,2%, embora tenha sido em Madrid que a queda atingiu maiores proporções, com menos 195,1 mil.
O Aeroporto de Barcelona teve 780,4 mil passageiros de voos de e para Portugal, -13,2% ou menos 119,2 mil, e em Madrid foram 1.363 milhões, em queda de 12,5% ou 195,1 mil.
Em ambos os maiores aeroportos espanhóis a TAP evitou quebras maiores, pois em Barcelona transportou mais 15,2 mil que em 2012 (+3,9%, para 411 mil) e em Madrid mais 31,3 ml (+,5%, para 401,6 mil).
A TAP alcançou, assim, quotas de mercado de 52,7% em Barcelona, mais 8,7 pontos que em 2012, e de 29,5% em Madrid, em alta de 5,7 pontos.
A TAP tem sido a líder tradicional em Barcelona no tráfego de e para Portugal, mas em Madrid apenas ascendeu a nº 1 no primeiro quadrimestre de 2012 (clique para ler: TAP conquista a liderança em Madrid no tráfego Espanha - Portugal).
Os dados a que o PresTUR teve acesso mostram Madrid como o aeroporto líder em voos de e para Portugal, com 49,8% dos passageiros, enquanto Barcelona é a origem/destino de 28,5%.
Ambos, porém, ficaram aquém das quota que tinham em 2012, que eram de 50,7% em Barcelona e de 29,2% em Madrid.
Em Madrid, Portugal foi a 7ª maior origem/destino de passageiros, tal como há um ano, mas a TAP subiu de 15ª para 14ª maior companhia.
A companhia líder em Madrid é a Iberia, apesar de uma queda em 28,5%, para 10,8 milhões de passageiros (sem contar com os 3,2 milhões da sua low cost Iberia Express, que subiu a 4ª maior companhia) e os dados a que o PressTUR teve acesso mostram que metade das 20 maiores companhias tiveram quebra do número de passageiros, destacando-se os decréscimos da Ryanair (menos 1,288 milhões ou -25,1%, para 3,847 milhões) e da easyJet (menos 1.206 milhões ou -40%, para 1,809 milhões).
Em Barcelona, Portugal foi a 10ª maior origem/destino de passageiros, baixando uma posição relativamente a 2012, mas a TAP subiu de 16ª a 15ª maior companhia.
A Vueling, do grupo IAG, liderou o Aeroporto de Barcelona, como em 2012, com 12,17 milhões de passageiros, em alta de 16,1% ou 1,69 milhões. Das 20 maiores companhias, 13 tiveram mais passageiros em 2013 e entre as que tiveram quedas sobressaem a Ryanair, com menos 933,2 mil ou -18%, para 4,252 milhões, a Iberia, com menos 319 mil ou -22,6%, para 1,092 milhões, e a easyJet, com menos 243,8 mil ou -9,4%, para 2,357 milhões.
Relativamente aos aeroportos portugueses de origem/destino de passageiros que voaram entre Portugal e Espanha, os dados da AENA indicam que atenuaram a queda média de 11% as ligações com as regiões autónomas da Madeira e dos Açores.
Os voos de e para o Funchal tiveram um aumento em 11,3% ou 5,7 mil passageiros, para 56,6 mil, e as ligações com Ponta Delgada tiveram +22,5% ou mais dois mil, para 11,2 mil.
Em valor absoluto a maior queda foi nas ligações com Lisboa, em 196 mil passageiros, que, no entanto, teve um decréscimo relativo menor que a média do tráfego Espanha - Portugal, com -9,9%, para 1,778 milhões.
A maior queda percentual foi nos voos de e para Faro, em 34,5% (menos 45,2 mil passageiros), para 85,7 mil, seguindo-se as ligações com o Porto, com um decréscimo em 11,5% (menos 103,5 mil), para 799,8 mil.
Photos :PMB - Lisboa
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