segunda-feira, 31 de março de 2014

A nova aeronave da Transavia France

A frota da Transavia France conta já com 12 aviões.
A imagen seguinte são da mais recente adição, um Boeing 737 800 recebido no sábado, 15 de março, em Paris.
A companhia, do grupo Air France KLM, estreou o novo aparelho a 19 de março, na rota Paris-Porto.

sexta-feira, 28 de março de 2014

Madeira arrisca perder 45 mil turistas franceses se operação da Windavia for cancelada

Presstur - A Região da Madeira está em risco de perder 45 mil turistas franceses, se o diferendo entre a Windavia e a White não for resolvido, disse ao Diário de Notícias da Madeira o director geral da GPS Tour, António Duarte, operador turístico português líder no mercado francês para a Madeira.
Segundo o responsável, a operação turística do mercado francês através da Windavia para a Madeira e para o Porto Santo “está comprometida” e se nada for feito nas próximas horas será “cancelada”, escreve o DN Madeira.
Em causa estão “alterações contratuais e falhas nos acordos assumidos pelas duas entidades com os operadores franceses, alega António Duarte”, escreve o jornal.
“A White terá exigido um acréscimo de 24 euros por passageiro e alteração da forma de pagamento contratualmente definida, pedindo antecipadamente depósitos bancários capazes de dar à companhia liquidez suficiente para garantir as operações. Opções que os operadores franceses recusaram, lamentando terem depositado confiança na avalista da operação que agora coloca novas regras incomportáveis e que atraiçoam o que estava acordado”, escreve ainda o jornal, que acrescenta que os operadores “lamentam que a White tenha desiludido, já que depois de viabilizar a operação com os direitos de tráfego que detém, ‘o que era uma garantia, coloque agora um problema imprevisto só porque acumulou 850 mil euros de prejuízo nos últimos meses’”, citando António Duarte.
A falta de clientes não é o problema, acrescenta o director geral da GPS Tour, que refere que face a um aumento da procura, o operador tinha contratado quatro voos semanais com partidas de Paris e Nantes desde final do ano passado, e recentemente acrescentou uma partida de Lyon, passando dos 380 para os 550 turistas semanais.
Ainda segundo o DN Madeira, os operadores franceses “não acreditam que haja solução possível com a Windavia e a White”, mas “garantem que tudo farão para encontrar alternativas no mercado. António Duarte lamenta a incerteza e as complicações para os operadores franceses e os destinos envolvidos na operação”.
O DN Madeira contactou a Windavia, que referiu que iria enviar um comunicado explicativo, o que até às 19h00 de ontem não tinha acontecido.
Operadores turísticos que têm operações contratadas com a Windavia para o Verão, que já estão a ser comercializadas, estão apreensivos, escreve ainda o jornal, referindo também que a Windavia “tem prometido assegurar a histórica operação Funchal-Jersey-Funchal, após acordo firmado com o operador Estrela Travel”, cujo início está previsto para 1 de Abril e assinou também um acordo de representação com o GSA APG, para uma ligação semanal regular entre o Funchal e Dublin, com início a 12 de Abril.
Em Fevereiro passado, o INAC, autoridade aeronáutica portuguesa, emitiu um “esclarecimento sobre empresa Windavia” no qual diz que “não é um operador de transporte aéreo, uma vez que não é titular de nenhum dos títulos legais que a habilitaria a tal condição, e que a existirem, teriam sido emitidos por este Instituto”. (clique para ler: INAC “põe os pontos iis” em relação à Windavia.“Não é um operador de transporte aéreo”, diz).
A Windavia estreou-se em Dezembro de 2013, na altura promovida pela imprensa portuguesa, como a empresa com o “voo comercial mais curto da história em Portugal continental”, quando realizou uma ligação de 20 minutos entre Lisboa e o aeroporto de Beja.
A Windavia trabalhava em Fevereiro com dois aviões Airbus A320. No seu site apresenta-se no mercado como “operador de voos charters”. Os voos são realizados utilizando o certificado de operador aéreo (COA) da companhia aérea portuguesa White Airways.

quinta-feira, 27 de março de 2014

BINTER - CRJ-900 - EC-JZV

FPP / João Luis Pessoa - Lisboa

Turkish começa voos extra Istambul – Lisboa

Presstur - A Turkish Airlines aumenta a partir de Domingo o número de voos entre Lisboa e Istambul, passando a operar dois voos diários entre as duas cidades às segundas, Sábados e Domingo.
A companhia tinha anunciado em Fevereiro que iria aumentar a oferta em três voos extra, para um total de dez
Os voos da companhia parceira da TAP na Star Alliance, e com quem tem um acordo de code-share, vão ser realizados às 11h25 de segunda, terça, quinta, Sábado e Domingo e às 15h40 de segunda, quarta, sexta, Sábado e Domingo.
O voo realizado de manhã “vai permitir ligação com o voo para a Índia, com hora e meia de espera em Istambul. Quer na ida, quer no regresso”, disse ao PressTUR o representante regional de marketing da companhia para Portugal, Nail Ozkaplan.
Photo:FPP/João Luis Pessoa - Lisboa

Vueling lança duas novas rotas de e para Porto

Presstur - A Vueling, low cost do grupo IAG a que pertencem a Iberia e a British Airways, vai lançar duas novas rotas de e para o Porto, nomeadamente, Barcelona, que terá início a 11 de Abril, e Bruxelas, a 1 de Maio.
A companhia vai voar quatro vezes por semana entre o Porto e Barcelona, de Abril a Outubro, enquanto em Agosto irá realizar seis voos semanais. Já entre o Porto e Bruxelas a operação também contará com quatro voos por semana de Maio a Outubro, segundo uma informação da Associação de Turismo do Porto e Norte.
Ainda entre Abril e Outubro a Vueling vai ligar diariamente Porto e Paris.
Durante o Verão, a oferta da Vueling será de mais 75.600 lugares, mais 35% face ao Verão de 2013.

Michael O’Leary perspectiva para Lisboa superar easyJet em um ano e a TAP em dois

Presstur - O CEO da Ryanair, Michael O’Leary, garante que até ao fim do ano vai ser a segunda maior companhia no aeroporto de Lisboa, ultrapassando a easyJet em número de passageiros de e para a capital portuguesa, e que “nos próximos 18 meses a dois anos” vai superar a TAP, a líder, com 59,1% do total de passageiros em 2013, embora diga que depende de discussões que estão a decorrer com a Vinci.

  O’Leary, que falava ontem em Londres após a apresentação da ‘nova cara’ da Ryanair, sublinhou que espera ter em Setembro ou Outubro “dois ou três aviões baseados em Lisboa”.
Dessa forma, prosseguiu, “vamos ultrapassar a easyJet nos primeiros 12 meses”, que em 2013 foi a segunda maior companhia em Lisboa, com 11,4% do total de passageiros.
Contudo, afirmou ainda o CEO da Ryanair, “muito depende das discussões que estão a decorrer com a Vinci”, empresa que adquiriu a ANA na privatização da companhia gestora dos aeroportos portugueses, a qual sempre tem dito não ter negociações com a companhia de Michael O’Leary, que, aliás, admitiu que os novos donos da ANA “estão algo preocupados que nós cresçamos demasiado rápido em Lisboa”, porque “não querem incomodar nem a TAP nem o governo português”.
Os planos da Ryanair para Lisboa, segundo Michael O’Leary, passam por aumentar o número de aviões baseados no aeroporto da capital portuguesa com o intuito de colocar mais voos para mais capitais europeias, “para tentar atrair tráfego de passageiros de negócios”, frisou.
Por outro lado, o executivo destacou a rota doméstica que começa em Abril entre Porto e Lisboa, que inicia com um voo por dia, e prometeu mais ligações, dizendo: “anunciaremos em breve um segundo voo diário”.
Em Dezembro de 2013, que foi o primeiro mês completo de operação da Ryanair no aeroporto de Lisboa, a low cost subiu logo à terceira posição entre as companhias aéreas com maior volume de passageiros transportados, ultrapassando os ‘pesos pesados’ da aviação europeia como a Lufthansa, Air France, Iberia e British Airways, bem como as low costs Vueling e Transavia.com.
Em Janeiro a Ryanair manteve essa posição, mas já em Fevereiro caiu para nº 4, atrás não só da TAP e da easyJet, como também a Lufthansa.
O PressTUR participou na apresentação da Ryanair em Londres a convite da companhia

Vueling realiza voos Porto-Sevilha a 3 e 10 de abril

A Vueling vai operar voos charter entre Sevilha e o Porto, por forma a servir os adeptos das equipas que defendem os clubes emblemáticos de cada cidade.
Os voos de e para a Andaluzia vão estar disponível nos dias 3 e 10 de abril, a propósito do confronto FC Porto – Sevilha.
A Vueling anunciou os voos adicionais num conferência de imprensa onde deu a conhecer as novas rotas Porto – Bruxelas e Porto – Barcelona no verão 2014.

Air Algerie começa a voar para Lisboa a partir de 14 de Abril

Presstur - A companhia de bandeira da Argélia, Air Algerie, vai começar a voar duas vezes por semana às segundas e quintas, entre Argel e Lisboa, a partir de 14 de Abril.
“O voo é permanente e regular”, afirmou ao PressTUR o director-geral da GSA AviaTeam, Márcio Ferreira, que representa a companhia em Portugal, referindo que o tempo de voo entre as duas capitais é de uma 1h45 minutos.
O voo parte às segundas-feiras às 8h00 de Argel, chegando a Lisboa às 10h05, de onde sai às 11h15, e chegando à capital argelina às 13h00.
À quinta-feira o voo sai de Argel às 15h30, tendo chegada prevista a Lisboa às 17h35, de onde sai às 18h45, chegando às 20h30.
Às segundas-feiras, refere ainda Márcio Ferriera é o “dia ideal para ligações à África Cental”.
Em comunicado, a AviaTeam informa que “enquanto decorre o processo de adesão ao BSP Portugal, as agências de viagens e passageiros poderão solicitar reservas e emissões através do endereço electrónico: airalgerie-reservas@aviateam.travel”.
As ligações vão ser realizadas em avião Boeing 737-600 com capacidade de 142 assentos, 18 dos quais em Classe Executiva.
A Air Algerie voa para 27 destinos domésticos, nove capitais na África Ocidental e Médio Oriente e Pequim, China.
O apoio comercial está disponível através do endereço airalgerie-comercial@aviateam.travel
Para os parceiros do Norte de Portugal, está disponível apoio comercial, dedicado, através do email airalgerie-porto@aviateam.travel. A Air Algerie vai ter um um contry manager em Portugal, Mohamed Bey que vai ficar sediado em Lisboa.
 

 

 

Verão na Tunísia desde 555 euros é a nova oferta do operador Sonhando

 
Presstur - A Sonhando está a divulgar programas para férias na Tunísia este Verão com voos charter Nouvelair directos de Lisboa e do Porto para a Enfidha, propondo uma semana de férias em Hammamet desde 555 euros, em Port El Kantaoui desde 588 euros e em Mahdia desde 615 euros, para reservas efectuadas até 30 de Abril.
Os programas são com voos do Porto às segundas-feiras de 23 de Junho a 8 de Setembro e de Lisboa, também às segundas, entre 30 de Junho e 8 de Setembro, sendo a operação à saída da Invicta em parceria com os operadores Soltrópico e Travelplan e as partidas da capital portuguesa em parceria com os operadores Abreu e Travelplan, segundo avançou ao PressTUR o director-geral do operador, José Manuel Antunes
Os pacotes incluem voos directos de ida e volta e respectivas taxas, transferes, sete noites de alojamento e seguro básico de viagem.
O preço de 555 euros por pessoa em quarto duplo é para o programa com alojamento em regime de meia pensão (MP) no 5-estrelas El Mouradi Hammamet, havendo outras ofertas para esta estância balnear, como os pacotes com alojamento em regime de tudo incluído (TI) nos 4-estrelas El Mouradi Beach e El Mouradi El Menzah, desde 600 e 630 euros, respectivamente, ou as propostas para os 4-estrelas Iberostar Averroes, desde 728 euros, em TI, e Iberostar Saphir Palace, desde 644 euros, em MP.
As unidades 4-estrelas Riu Marco Polo e 5-estrelas Riu Marilia Hammamet, ambas desde 766 euros em regime TI, 5-estrelas RIU Palace Marhaba Hammamet, desde 878 euros, em TI, e 5-estrelas RIU Palace Oceana, desde 816 euros, em TI, são outras das propostas de alojamento que a Sonhando inclui nos programas.
As ofertas para Port El Kantaoui, por sua vez, começam nos 588 euros por pessoa em quarto duplo, sendo o “preço de chamada” para a oferta com alojamento em regime MP no 3-estrelas El Mouradi Selima.
Outras opções são os pacotes com alojamento em regime TI nos 4-estrelas El Mouradi Port El Kantaoui e El Mouradi Club Kantaoui, ambos desde 612 euros, e nos 5-estrelas El Mouradi Palace e El Mouradi Palm Marina, ambos desde 699 euros.
A Sonhando tem ainda propostas para estas em TI nos hotéis 5-estrelas Iberostar Diar El Andalous, desde 723 euros, 4-estrelas ClubHotel RIU Bellevue Park, desde 720 euros, e 5-estrelas RIU Imperial Marhaba, a partir de 816 euros.
Para Mahdia, por fim, o operador turístico anuncia programas em regime TI a partir de 615 euros por pessoa em quarto duplo no 3-estrelas El Moradi Cap Mahdia, desde 708 euros no 5-estrelas El Mouradi Mahdia e desde 799 euros no 5-estrelas Iberostar Royal El Mansour.
Photo:FPP - Lisboa

TAP vai ponderar voos para a Ásia quando receber os A350 a partir de 2017


Presstur - A directora de Finanças da TAP ao intervir hoje na CAPA - Aviation Fleet & Finance Summit a decorrer em Singapura afirmou que a companhia portuguesa vai ponderar voos para a Ásia quando receber os novos aviões de longo curso Airbus A350, a partir de 2017.
A executiva da companhia portuguesa também se referiu aos resultados da empresa de transporte aéreo, destacando que entre 2000 e 2013 tanto as receitas como o EBITDAR (resultados antes de juros, impostos, amortizações, provisões e rendas de leasing) mais do que duplicaram
Teresa Lopes disse aos participantes que a TAP nesses anos, que são o período da gestão da equipa liderada por Fernando Pinto, que chegou a Lisboa em finais de 2000, multiplicou por 2,9 o EBITDAR ou meios libertos pela exploração, de 79 milhões para 225 milhões de euros, e que a receita subiu de 1,2 mil milhões para 2,7 mil milhões.
E, diz a notícia da CAPA, a directora da TAP prometeu que vem mais crescimento no curto prazo. “Brevemente vamos ter outro período de crescimento intenso”, afirmou Teresa Lopes.
Essa perspectiva já era conhecida internamente dado que este ano a TAP põe fim ao ‘jejum’ da expansão de frota, que a levou, por exemplo, a ter terminado 2013 com 0% de aumento da capacidade medida em ASK (lugares x quilómetros voados), unidade mais utilizada na aviação, embora tendo aberto novos destinos.
Este ano, como já anunciado pela companhia, a TAP não vai integrar seis aviões, dois de longo curso, que lhe permitem abrir rotas para o Norte do Brasil (Manaus e Belém) e inaugurar as ligações com a Colômbia e o Panamá, e quatro de médio curso, com os quais abre novas rotas europeias, bem como reforça o número de voos em algumas já existentes
Adicionalmente, a sua subsidiária Portugália vai passar a voar para alguns destinos em aviões ATR, de maior capacidade que os Beechcraft que utiliza actualmente, além de inaugurar também voos para Oviedo, Espanha.
Photo:Airbus

segunda-feira, 24 de março de 2014

Lufthansa retoma Vigo e reforça frequências de Faro

A Lufthansa vai retomar Vigo este verão, com ligação via autocarro aos três voos diários do Porto para Frankfurt. O horário de Verão contará ainda como pontos altos com voos para Haneda, o aeroporto da cidade de Tóquio, com quatro novos voos de longo curso e mais destinos no Mediterrâneo. Além disso, conforme refere o comunicado, a Lufthansa vai prosseguir com a transferência das ligações directas para a Germanwings. Ao todo são pois cinco novos destinos para a Lufthansa: Jacarta, Tóquio-Haneda, Bodrum, Lamezia Terme e Vigo.
Face ao horário de Verão do ano passado, a Lufthansa e a Germanwings aumentaram a capacidade em 5%, medida em assentos- quilómetro disponíveis. Os clientes da Lufthansa e da Germanwings têm assim à sua escolha um total de 235 destinos em 78 países no horário de verão de 2014, que estará em vigor de 30 de Março a 25 de Outubro de 2014.
A passagem dos voos directos da Lufthansa para a Germanwings continua a ser realizada gradualmente, incluindo as rotas que não são operadas através das placas giratórias da Lufthansa, Frankfurt e Munique. Em Hamburgo, a Germanwings já opera as rotas para Paris e Londres, passando a voar de Hamburgo para 24 destinos. O primeiro dia do horário de Verão é também o data para a passagem dos voos directos da Lufthansa em Dusseldórfia. A partir desse dia, 22 destinos da Lufthansa serão servidos pela Germanwings. Da placa giratória da Renânia do Norte-Vestefália, irão seguir-se outras rotas, incluindo algumas novas, ao longo do ano. Dusseldórfia será o maior aeroporto da Germanwings, com 68 destinos planeados. As ligações de longo curso para Nova Iorque /Newark (diárias) e Chicago (5 voos semanais), assim como as rotas para Frankfurt e Munique, continuarão a ser operadas pela Lufthansa.

Novas rotas para o Sudeste Asiático e para a América
No horário de Verão da Lufthansa, o leque de voos para o Sudeste Asiático será aumentado substancialmente, com cinco voos semanais de Frankfurt para a capital da Malásia, Kuala Lumpur. A partir de 31 de Maio, este voo continuará até Jacarta, na Indonésia. Além disso, os passageiros podem voar para Montreal, no Canadá, não só de Munique mas também de Frankfurt.

Seis novos aviões
A Lufthansa está também a modernizar a sua frota de longo curso e, durante o horário de Verão, irá juntar mais sete novos aviões intercontinentais à sua frota, mais eficientes no que respeita ao combustível, e menos ruidosos: dois novos Airbus A380 irão permitir expandir os voos de Frankfurt para Nova Iorque (JFK), Pequim e São Francisco. A companhia terá assim um total de doze aviões A380.
A frota dos Boeing 747-8 irá também crescer no Outono, com mais quatro aviões, perfazendo um total de 14. Pela primeira vez, os passageiros poderão também deliciar-se com o conforto da “Rainha dos Céus” em voos de Frankfurt para São Paulo no Brasil. A partir do verão, o novo jumbo irá até voar duas vezes por dia para Los Angeles.

Em directo para a praia
Na Europa, a Lufthansa está a expandir a sua rede para destinos populares de praia. Assim, irá passar para diário o voo de Faro para Frankfurt; também irá ser possível voar da capital algarvia para Munique três vezes por semana, passando a frequência para cinco vezes por semana entre 23 de Julho e 31 de agosto.
A 2 de maio, a Lufthansa voltará a ter Vigo como mais um destino na Península Ibérica: os passageiros galegos passarão a ter à sua disposição um autocarro que dará ligação directa aos três voos diários do Porto para Frankfurt. Lisboa voltará a ter três voos diários de Lisboa para Frankfurt (no horário de inverno: dois voos diários) e a ligação entre a capital portuguesa e Munique terá uma frequência semanal de 13 voos.
Pela primeira vez, a Lufthansa irá voar de Munique para dois novos destinos no Mediterrâneo: Lamezia Terme no sula da região italiana da Calábria e Bodrum no sudoeste da Turquia. A cidade espanhola de Valência terá uma ligação diária para Frankfurt no horário de verão. A nova rota é um suplemento às ligações já existentes de Dusseldórfia e Munique.
Um novo voo sazonal aos sábados irá fazer a ligação para Montpellier no sul de França de Frankfurt e de Munique.
Ambitur
Photo:FPP - Lisboa

TAP substitui aviões Beechcraft por ATR



Presstur - As rotas da TAP que actualmente são operadas com aviões Beechcraft, vão passar a a ser servidas com aviões ATR, anunciou a companhia.
Esta alteração regista “um forte aumento na oferta de lugares, o que poderá traduzir um aumento da oferta noutros destinos da companhia”, informa a TAP, no comunicado em que informa a abertura do 11º destino este ano e o oitavo em Espanha, Oviedo.

sexta-feira, 21 de março de 2014

Swiss reforça frequências Porto – Genebra


Presstur - A Swiss, companhia aérea suíça que pertence ao grupo Lufthansa, vai reforçar o número frequências entre o Porto e Genebra, para quarto frequências semanais a partir de Junho.
A companhia já tinha anunciado o início de voos entre Lisboa e Genebra, quatro vezes por semana, a partir de 11 de Abril
A Swiss está a anunciar tarifas desde 76 euros para voos de ida e volta Lisboa ou Porto e Genebra, ou 60 euros por percurso, incluindo o transporte de uma bagagem de mão até 8 quilos.
Photo:FPP - Lisboa

 

transavia.com França já recebeu novo Boeing


Transavia.com França já recebeu novo Boeing Primeiro voo é hoje entre Paris e Porto  Presstur - A transavia.com França já recebeu o novo 737-800 que aumenta para 12 o número de aviões na frota, e que tem hoje o seu voo inaugural entre Paris e o Porto.
Em Abril e Maio, a companhia vai receber mais dois aviões do mesmo tipo, passando para um total de 14, que irão acompanhar o aumento de rotas da companhia, 18 novos destinos neste Verão, à partida de cinco aeroportos franceses, Paris-Orly Sud, Nantes, Lyon, Lille e Estrasburgo.
Photo:FPP - Lisboa

Ryanair mantém Lisboa – Dublin diário no Inverno

Presstur - A Ryanair anunciou hoje que no Inverno vai manter o voo diário entre Lisboa e Dublin e aumentar para três frequências diárias as ligações entre Lisboa e Londres – Stanted, enquanto reforça para quatro voos por semana as ligações entre Faro e a capital irlandesa.
A Ryanair declarou Lisboa como a sua terceira base em Portugal em Janeiro passado, e a partir de Abril opera um total de nove rotas, com 124 voos por semana, chegadas e partidas (clique para ler: Ryanair declara Lisboa como 3ª base em Portugal. A partir de Abril com um avião e nove rotas).
A companhia começou a voar em Novembro de 2013 entre Lisboa e Charleroi (Bruxelas), Stansted (Londres), Beauvais (Paris) e Hahn (Frankfurt) e anunciou a partir de Abril um voo diário entre Lisboa e Dublin
Photo:FPP - Lisboa



 

terça-feira, 18 de março de 2014

Fly Romania voa a partir de Maio de Lisboa para Guine-Bissau

O voo vai ser operado 3 x por semana a bordo de um MD-83 alugado a companhia Aérea TEN Airways
A transportadora romena venceu uma licitação do governo da Guiné-Bissau .

sexta-feira, 14 de março de 2014

quarta-feira, 12 de março de 2014

Tripulantes protestam contra mini-fardas de hospedeiras

«O novo fardamento das hospedeiras da transportadora aérea japonesa Skymark, que inclui uma reveladora mini-saia, está a suscitar críticas por parte dos tripulantes, que dizem que a medida poderá incentivar ao assédio sexual, colocando a segurança dos passageiros em segundo plano.

A Skymark Airlines, que utilizava apenas aviões Boeing, anunciou em Dezembro que ia passar a usar 10 aviões Airbus A330-300 pela primeira vez na ligação Haneda-Fukuoka, a partir desta Primavera. Para promover os novos voos com os Airbus, a empresa revelou um uniforme original para as hospedeiras que tripularão as novas aeronaves. Mas a medida mereceu críticas da Federação Japonesa dos Tripulantes, que integra o sindicato da Federação Japonesa para os Funcionários da Aviação.

A federação aponta o dedo à possibilidade de as novas fardas incentivarem a "comportamentos desapropriados" durante o voo, colocando potencialmente em risco a segurança dos passageiros, que "deveria ser a primeira prioridade" da transportadora aérea.

A farda foi considerada desapropriada tendo em vista as tarefas esperadas das hospedeiras, que incluem inclinar-se para o chão ou esticar-se para cima para aceder aos compartimentos das bagagens de mão (o que deixaria à vista mais do que as hospedeiras querem mostrar).

"O artigo 73-3 do Civil Aeronautics Act estipula a probição de acções que impedem a segurança, o que inclui o assédio sexual", disse a Federação em comunicado. "O dever de um tripulante é prevenir estes incidentes antes de acontecerem, mas estamos preocupados que este design de farda possa incentivar a que sucedam tais eventos perturbadores."

"Além disso, [a Skymark] está a tratar as mulheres como objectos, já que está a publicitar que esta farda vai atrair clientes. Temos dúvidas acerca da moral da companhia", lê-se ainda.

Alguns críticos argumentam que as hospedeiras vão ter que passar a ter cuidado para verem se estão a ser fotografadas secretamente durante o serviço, o que poderá distraí-las de cumprirem as suas obrigações. No entanto, um porta-voz da Skymark, presidida por Shinichi Nishikubo, afastou a tese que a farda pode comprometer a segurança, e assegurou que a empresa não recebeu nenhuma queixa directamente da federação. Paralelamente, afirmou, a farda só será usada durante a campanha de promoção do novo voo, durante seis meses. No final desse período, as hospedeiras tornarão a vestir a farda regular.»

Via Diário Digital.
 

TURKISH AIRLINES - B737-800 - TC-JHU

FPP - Lisboa

Embraer apresenta jato E175 de série com melhorias para redução do consumo de combustível

São José dos Campos – SP , 12 de março de 2014 – A Embraer Aviação Comercial realizou nesta quarta-feira (12) a apresentação, ou roll-out, como o evento é conhecido em inglês, do primeiro jato E175 de série com melhorias aerodinâmicas para redução de consumo de combustível da aeronave. As modificações englobam o desenvolvimento de uma nova ponta de asa (wingtip), a otimização de sistemas e outros refinamentos aerodinâmicos.

O novo E175 alcançou resultados expressivos, chegando a 6,4% de economia de combustível em relação ao modelo original, superando o valor anunciado anteriormente de até 5%. A primeira entrega do E175 contendo o pacote completo de modificações está prevista para as próximas semanas.

“A redução de 6,4% no consumo do E175 demonstra a competência das nossas equipes e nossos parceiros de desenvolvimento e fabricação, bem como nosso compromisso de prover aos nossos clientes o melhor produto”, disse Paulo Cesar Silva, Presidente & CEO da Embraer Aviação Comercial. “Entregamos no cronograma um avião sem similar no mercado. Com a cabine de passageiros mais confortável da categoria de 70 a 90 assentos, o jato E175 é o avião de menor custo operacional na sua classe.”

Com os aprimoramentos, o jato E175 ficou ainda mais competitivo, sendo o mais vendido em sua categoria em 2013, quando recebeu 177 pedidos firmes, além de 60 reconfirmáveis e 277 opções de quatro companhias aéreas dos Estados Unidos: Republic Airways, United Airlines, SkyWest Inc. e American Airlines Inc.

A versatilidade do E175 também é demonstrada quando comparada a de aeronaves turboélice de 70 a 80 passageiros. Em rotas com mais de 450 quilômetros de extensão, o E175 oferece melhor economia operacional e maior produtividade, além do conforto superior aos passageiros.

Além da redução no consumo de combustível, outros aprimoramentos na atual geração de E-Jets permitirão intervalos de manutenção mais longos, aumento da produtividade e diminuição dos custos de manutenção. Estas melhorias garantem que o avião permaneça competitivo até a entrada em operação da segunda geração do jato, o E175-E2, que chegará ao mercado em 2020, oferecendo ainda maior eficiência operacional. 

 

 

Militares dizem que B777 da Malaysia mudou de rumo em ‘silêncio’ para os radares


Presstur - Uma nova teoria começa a formar-se para explicar o desaparecimento desde o fim da tarde de sexta-feira de um B777 da Malaysia Airlines, com origem em fontes militares, que dizem que o avião voou com instrumentos de localização desligados pelo menos cerca de 500 quilómetros.
A informação está a ser avançada pela agência Reuters, que cita fontes militares não identificadas, segundo as quais o avião mudou de rumo depois do último contacto com o controlo de tráfego aéreo e baixou a altitude.
Esta informação corrobora uma notícia avançada pelo jornal malaio “Berita Harian”, segundo a qual um radar militar detectou o B777 às 2h40 (hora local) próximo da ilha de Pulau Prak, na extremidade Norte do Estreito de Malaca.
A Reuters explica que com os ‘transponders’ desligados o avião se tornou ‘invisível’ para a rede de radares civis, mas não para a dos militares, e acrescenta que, porém, nem estes têm qualquer indicação sobre o que aconteceu ao aparelho depois de Pulau Prak.
Já ontem o “Christian Science Monitor” destacava que as autoridades envolvidas na busca do avião que desapareceu com 239 pessoas a bordo tinham alargado a área de buscas para Oeste da Península da Malásia, quando antes incidiam a Este, onde alegadamente se encontrava o avião quando fez o último contacto com o controle de tráfego aéreo.
Todas as notícias destacam o facto de não ter havido uma mensagem de alarme por parte da tripulação do voo MH370 Kuala Lumpur - Pequim, como tinha acontecido com o voo AF447 Rio de Janeiro - Paris, que se despenhou no mar a 1 de Junho de 2009, mas como assinala o “Christian Science Monitor”, neste caso a companhia foi sempre recebendo informação electrónica do avião via Aircraft Communication Addressing and Reporting System (ACARS).
A notícia do “Christian Science Monitor” assinala de seguida que não é claro que o B777 estivesse equipado com o ACARS e salienta que repetidamente a revista “Flightglobal” questionou a Malaysia Airlines a esse respeito, mas não obteve resposta porque a companhia invocou estarem em curso investigações pela autoridade nacional da Aviação Civil.
“Se as autoridades tivessem informação do ACARS a dizer-lhes o que correu mal com o voo da Malaysia Airways isso poderia dar-lhes uma melhor ideia de onde procurarem”, acrescenta a notícia onde se destaca que mais do que alargar as áreas de buscas em que têm estado envolvidos dezenas de aviões e de navios, o que as autoridades fizeram foi criar uma nova área.
A informação de que o avião teria mudado a rota após o último contacto com o controle de tráfego aéreo já tinha sido avançada anteriormente, mas nunca foi realçada, com o argumento de que era apenas mais uma das linhas de investigação que estavam a ser seguidas.
O que é facto é que apesar do denso escrutínio da área de buscas inicialmente definida não foi detectado qualquer vestígio do avião, nem a ‘pista’ dos dois passageiros com passaportes roubados está a conduzir à hipótese de atentado terrorista, pelo menos de acordo com as informações mais recentes da Interpol, que já identificou os dois passageiros nessa situação e considera estar perante tentativas de emigração ilegal para a Europa por parte de dois iranianos.
 

domingo, 9 de março de 2014

TACV - B757-200 - D4-CBP

FPP - Lisboa

EMIRATES - B777-300ER - A6-EGD

FPP - Lisboa

EASYJET - A319-100 - G-EZDR

FPP - Lisboa

RYANAIR - B737-800 - EI-DPC

FPP - Lisboa

Transavia vai reforçar frota para 16 aviões e abrir 17 novas rotas este Verão


Presstur  -  A Transavia France, low cost da Air France, vai poder reforçar a sua frota este Verão, passando a um total de 16 aviões e abrir 17 novas rotas, noticia a imprensa francesa.
A possibilidade de crescimento surge depois de concluídas as negociações entre a companhia aérea e o sindicato de pilotos da Air France, SNPL – Alpa, e que incluem a autorização da low cost poder ter uma frota superior aos 14 aviões inicialmente previstos aquando da sua criação.
Dos novos aviões, quatro serão A320 alugados à Air France, noticia a imprensa francesa.
A AIr France já tinha anunciado em Setembro do ano passado que iria desenvolver a actividade da Transavia France a partir do Aeroporto de Paris – Orly, prevendo acrescentar mais cinco aviões à frota, neste Verão (clique para ler: Air France confirma mais rescisões voluntárias. Indica ter 2.800 pessoas a mais para 2014).
Em Fevereiro, a transavia.com França realizou 742 voos, transportando 106861 passageiros, o que representa mais 47% face a período homólogo em 2013. A taxa de ocupação aumentou 2,2 pontos para 87,1%.
Photo:FPP - Lisboa - B737-800 - PH-HSF


SriLankan Airlines entra na Oneworld em Maio

Primeira do subcontinente indiano numa aliança
Presstur - A SriLankan Airlines vai integrar oneworld, a que pertencem a British Airways e a Iberia, do grupo IAG, a partir de 1 de Maio, sendo a primeira companhia aérea do subcontinente indiano a entrar numa aliança global, diz a oneworld.
A entrada da companhia aérea segue em quase um mês a chegada da TAM e da US Airways, que passam a membros efectivos da oneworld a partir de 31 de Março.
Com a entrada da SriLankan, a rede da oneworld passará a ter dois novos destinos, nomeadamente, Hambantota no Sir Lanka e Tiruchirapalli na Índia.
Os membros do programa FlySmiLes da SriLankan vão a partir de 1 de Maio passar a poder acumular milhas nos voos das outras companhias aéreas da oneworld.



quinta-feira, 6 de março de 2014

A Windavia vai voar para Pafos( Chipre) e Atenas e Corfu (Grecia)


A Windavia vai voar para Pafos, no Chipre, entre 21 de Julho e 1 de Setembro, com partidas de Lisboa às segundas-feiras. A operação é da responsabilidade do Operador Turístico Travelers, que acaba de lançar uma campanha de reservas antecipadas até ao final deste mês.

Para Atenas e Corfu, com saídas de Lisboa à segunda-feira de 21 de Julho a 8 de Setembro. A operação é da responsabilidade do Operador Turístico Viajar Tours.

 

Ryanair promove voos internos em Portugal

Presstur - A Ryanair, que vai começar a voar entre o Porto e Lisboa e Faro e Lisboa a partir de Abril, anunciou hoje que durante o fim-de-semana vai vender bilhetes desde 9,99 euros nas duas rotas para viagens em Abril e Maio.
Os bilhetes estarão disponíveis até “antes da meia noite (24h00 horas) de segunda-Feira, 10 de Março”, informa a companhia em comunicado.
A promoção de fim-de-semana da Ryanair “inclui todos os impostos não opcionais, encargos e taxas, pelo que os passageiros que viajem apenas com bagagem de mão e não pré-reservem o seu assento ou adquiram embarque prioritário, podem reservar, fazer o check in online e voar pelo preço publicitado de 9,99 euros”, diz também a companhia.
Em Fevereiro, a Ryanair anunciou que iria voar entre o Porto e Lisboa cinco vezes por semana (em cada sentido), de segunda a sexta, e sete vezes por semana entre Faro e Lisboa.
O último preço promocional lançado pela Ryanair foi de 17,99 euros, na promoção “Terças Feiras de Pechinchas”.

terça-feira, 4 de março de 2014

Paul Bonhomme vence em Abu Dhabi - CAMPEÃO REGRESSA EM GRANDE FORMA




Quebrado o gelo depois de uma ausência de três anos, a Red Bull Air Race World Championship regressou aos céus em grande estilo - mantendo o tradicional arranque em Abu Dhabi. O britânico Paul Bonhomme, detentor do último título mundial, acabou por mostrar que continua em grande forma - batendo o seu eterno rival Hannes Arch numa final emocionante.

Milhares de espectadores voltaram a criar no último fim-de-samana uma incrível moldura humana no tão aguardado regresso da Red Bull Air Race World Championship. Depois de uma ausência de três anos que serviu para repensar todo o conceito deste verdadeiro fenómeno dos desportos motorizados, a ação regressou como manda a tradição a Abu Dhabi – nos Emiratos Árabes Unidos.

Paul Bonhomme, vencedor do último título mundial na época de 2010, acabou por arrasar a concorrência depois de um intenso duelo com o seu eterno rival – o austríaco Hannes Arch. No entanto, o britânico - um dos mais experientes pilotos no ar com mais de 30 anos de experiência - não teve a sua tarefa facilitada. A vitória só ficou mesmo garantida na última ronda, já que antes disso Bonhomme estava atrás de Arch e do jovem prodígio Pete McLeod. Subindo a fasquia na sua derradeira passagem sobre as águas azul-turquesa do golfo pérsico, o britânico acabou por mostrar toda a sua raça ao conseguir impôr uma expressiva vantagem de dois segundos sobre a concorrência.

O britânico fazia assim o balanço desta emocionante etapa: “Quando aqui chegámos, a pressão era enorme. Foi um regresso muito trabalhoso mas valeu a pena!”. Tal como era esperado, a introdução de novas regras - com destaque para o facto de agora os motores e hélices serem iguais para todos – veio criar uma maior equidade entre os pilotos. Isso mesmo ficou desde logo patente na qualificação, com muitos pilotos a voarem separados por escassos segundos.

A Red Bull Air Race reúne os melhores pilotos do mundo numa competição única que combina velocidade, precisão e habilidade. Usando os aviões mais rápidos, mais ágeis e mais leves, os pilotos navegam por uma pista aérea de baixa altitude composta por pórticos insufláveis de 25 metros de altura.
A próxima etapa está agendada para os dias 12 e 13 de abril, numa estreia absoluta em terras da Croácia, na cidade de Rovinj.

CLASSIFICAÇÃO |APÓS 1 ETAPA

1º Paul Bonhomme
2º Hannes Arch
3º Pete McLeod
4º Matt Hall
5º Nigel Lamb
6º Matthias Dolderer
7º Martin Sonka
8º Nicolas Ivanoff
9º Yoshihide Muroya
10º Peter Besenyei
11º Kirby Chambliss
12º Michael Goulian

CALENDÁRIO 2014

 Emiratos Árabes Unidos Abu Dhabi | 28 fevereiro e 1 março
Croácia Rovinj | 12 e 13 abril
Malásia Putrajaya | 17 e 18 maio
Polónia Gdynia | 26 e 27 julho
Grã-Bretanha Ascot | 16 e 17 agosto
Estados Unidos da América Dallas/Fort Worth | 6 e 7 setembro
Estados Unidos da América Las Vegas | 11 e 12 outubro
China | 1 e 2 Novembro

PILOTOS 2014
Hannes Arch ÁUSTRIA
Peter Besenyei HÚNGRIA
Paul Bonhomme GRÃ BRETANHA
Kirby Chambliss E.U.A.
Matthias Dolderer ALEMANHA
Matt Hall AUSTRÁLIA
Nicolas Ivanoff FRANÇA
Nigel Lamb GRÃ BRETANHA
Pete McLeod CANADÁ
Michael Goulian E.U.A.
Martin Sonka REPÚBLICA CHECA
Yoshihide Muroya JAPÃO

Mais informações e conteúdos:
www.redbullairrace.com
www.redbull.pt

TAILWIND - B737-400 - TC-TLE

João Luis Pessoa - Lisboa

FREEBIRD - A320-200 - TC-FHE

João Luis Pessoa - Lisboa

Emirates revela pintura ousada do A380 em comemoração ao 125º aniversário do AC Milan

Dubai, Emirados Árabes Unidos, 25 de novembro de 2024: A Emirates, Parceira Aérea Oficial e Parceira Principal do AC Milan, revelou uma ousa...