O A350 é o futuro avião da frota de longo curso da TAP, a partir de 2017. A primeira companhia a ter em operção regular o novo avião de longo curso da Airbus é a Qatar Airways, a partir do terceiro trimestre deste ano, cujos símbolos já figuram na fuselagem do MSN 4.
Os programas de testes de voo prevêem que os aviões façam 1.100 horas das 2.500 previstas para a certificação.
O MSN1 e o MSN3, que descolaram a 14 de Junho de 2013 e 14 de Outubro de 2013, respectivamente, já quase concretizaram as 1.110 horas previstas, segundo um comunicado do fabricante europeu.
O MSN2 está equipado com uma cabine de passageiros, o que vai permitir à construtora europeia Airbus testar e validar a cabine e os sistemas de passageiros, sendo também o avião que irá reaizar os Early Long Fligts (ELF) na Primavera.
O mais recente clientes da Airbus para o novo A350 é a Kuwait Airways que este mês fez uma encomenda de 25 aviões, dez dos quais A350-900 e 15 da família A320neo.
O A350 XWB (Xtra Wide-Body) é um avião de tamanho médio para longo curso, com três versões. A sua fuselagem foi optimizada para acomodar assentos em classe económica com 45,7 centímetros de largura, para o conforto dos passageiros de longo curso, informa a Airbus. A Airbus diz ainda que o seu novo avião é 25% mais eficiente que o seu actual avião do mesmo tipo de porte.
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