segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Etihad está na fase final de avaliação da compra de uma participação na AlitaliaPresstur

Etihad está na fase final de avaliação da compra de uma participação na AlitaliaPresstur 02-02-2014 (21h01) A Etihad e a Alitalia revelaram hoje terem entrado na fase final do processo de aviação da compra de uma participação na companhia italiana pela transportadora do Abu Dhabi, que a imprensa internacional diz ser da ordem de 40% e que o investimento ascenderá a aproximadamente 300 milhões de euros.
Um comunicado conjunto das duas companhias citado nessas notícias diz que qualquer tema que possa entravar o estabelecimento de um “plano de negócios apropriado” terá que ser resolvido em 30 dias.
A imprensa assinala que a entrada da Etihad consolidará o ‘apagamento’ do grupo Air France-KLM como ‘sócio industrial” da companhia italiana, como resultara do plano arquitectado pelo ex-primeiro-ministro Berlusconi para salvar a Alitalia em inícios de 2009 (clique para ler: Alitalia aceita oferta da Air France KLM. Nova companhia começa a voar amanhã).
De novo em ‘aflições’ no último trimestre de 2013 e a necessitar de injecção de capital, a Alitalia viu desta vez o grupo Air France - KLM rejeitar participar num aumento de capital de 300 milhões de euros.
Há já várias semanas que a imprensa internacional avançava informações de aproximação entre a Etihad e a Alitalia, confirmada hoje pela declaração conjunta dos dois CEO, James Hogan, da transportadora do Abu Dhabi, e Gabriele Del Torchio, da italiana.
Algumas das notícias realçam que essa confirmação surge quando está praticamente garantido o acordo entre dos sindicatos para que a companhia concretize um plano de redução de custos na ordem de 300 milhões de euros, 128 milhões dos quais em custos laborais.
Outro aspecto realçado é que a Etihad está em discussões com os bancos credores da Alitalia para uma reestruturação da dívida da companhia italiana, estimada em aproximadamente mil milhões de euros.
A entrada da Etihad, dizem essas notícias, permitirá à Alitalia ter a liquides necessária para reorganizar a sua estratégia de rede, designadamente com uma maior aposta em rotas de longo curso.
Para a Etihad, acrescentam, é um novo reforço da sua presença na Europa, desta feita no terceiro maior mercado europeu de aviação, a somar às compras de participações na Air Berlin (29%), na Aer Lingus (3%), na Air Seria (49%) e na suíça Darwin Airline (33,3%), entretanto ‘re-baptizada’ Etihad Regional.
A imprensa também assinala que o anúncio conjunto da Etihad e da Alitalia surge enquanto o primeiro-ministro italiano, Enrico Letta, está em visita oficial aos Emirados Árabes Unidos.
Enrico Letta, de acordo com as notícias mais recentes, já declarou que o seu Governo fará “tudo o que puder” para que se concretize o acordo entre a Alitalia e a Etihad.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Emirates revela pintura ousada do A380 em comemoração ao 125º aniversário do AC Milan

Dubai, Emirados Árabes Unidos, 25 de novembro de 2024: A Emirates, Parceira Aérea Oficial e Parceira Principal do AC Milan, revelou uma ousa...