domingo, 29 de junho de 2014

euroAtlantic reforça capacidade com B767-200ER alugado à tailandesa Jet Asia Airways

Presstur 
João Pessoa - Lisboa
A euroAtlantic vai operar mais um avião de longo curso B767-200ER que, segundo informou vai ficar estacionado no Aeroporto de Lisboa no âmbito de um acordo de parceria estratégica com a tailandesa Jet Asia Airways.
“Para a euroAtlantic é um excelente acordo”, comentou o presidente e CEO da euroAtlantic, Tomaz Metello, citado em comunicado, dizendo que esse reforço permite à companhia “uma maior capacidade em carteira e consolidar a nossa posição no mercado mundial”.
Tomaz Metello, de acordo com a mesma informação, salientou ainda que esse acordo permite “aproximar uma empresa portuguesa da Tailândia, uma plataforma nuclear para euroAtlantic lançar a captação de negócios no extenso mercado asiático”.
O acordo, diz o comunicado da euroAtlantic, foi assinado em Lisboa pelo presidente da Jet Asia, Jacob Saba, que, também citado no comunicado, declarou que “a parceria com a EuroAtlantic Airways oferece à Jet Ásia uma grande oportunidade de trabalhar com um líder de mercado na Europa”, referindo ainda que a empresa fundada por Tomaz Metello “compartilha os mesmos pontos de vista e entusiasmo da Jet Asia Airways”.
O comunicado refere-se ao acordo com um wet lease, que na aviação significa um contrato em que uma companhia disponibiliza avião e tripulação completa, bem como se responsabiliza- pela manutenção e seguro (ACMI- Aircraft, Crew, Maintenance and Insurance), sendo paga pelas horas voadas.
A Jet Asia Airways, fundada em 2009, com base no Aeroporto de Suvarnabhumi, Banguecoque, é uma companhia que opera na mesma área de negócios que a euroAtlantic, disponibilizando a sua frota para voos de outras companhias e para charters (Block Charter, Full Charter, Ad-Hoc and Wet Lease), que conta com uma frota de aviões widebody B767, o mais recente dos quais um B767-300 com a matrícula HS-JAS configurado para transportar 268 passageiros, que recebeu a 30 de Dezembro.
Segundo notícias de inícios de Maio da imprensa tailandesa, a Jet Asia Airways tem em curso uma profunda transformação que inclui duplicar a frota de seis para 12 aviões até ao fim deste ano e a entrada no mercado de voos regulares.
As notícias referiam que essa era a resposta da Jet Asia Airways ao incremento da concorrência pela entrada das low cost Thai AirAsia X (TAAX) e NokScoot no seu principal mercado, o transporte de grupos, principalmente de tailandeses e chineses, em rotas entre a Tailândia e a China, Coreia do Sul e Japão.




quarta-feira, 25 de junho de 2014

Ethiad vai ficar com 49% da Alitalia

Companhias confirmam em declaração conjunta
Presstur
A Ethiad Airways e a Alitalia confirmaram em declaração conjunta divulgada hoje terem “acordado os termos principais e condições” para a companhia do Abu Dhabi ficar com 49% da italiana, alargando assim o leque de ‘satélites’ europeus que já fazem parte do seu portefólio.
Este desfecho há muito que era antecipado pela imprensa especializada que sublinhava que a companhia italiana só teria condições de continuar a voar depois de Agosto se tivesse uma substancial injecção de capital
A declaração conjunta das duas companhias nada diz sobre os termos e condições acordados, referindo apenas que a conclusão da transacção depende de passar o crivo das autoridades de regulação, mas que é sua intenção “finalizar” os documentos da transacção “tão rápido quanto possível”.
Esta nova aquisição da Etihad numa companhia aérea europeia, e logo na ‘companhia de bandeira’ do quarto maior mercado da aviação comercial na União Europeia, vai suscitar uma intensificação das preocupações a que deram voz os dois maiores grupos aéreos europeus, a Lufthansa e a Air France-KLM, através de uma carta assinada pelos sete CEOs das suas companhias dirigida aos comissários europeus dos Transportes e da Concorrência.
Nessa carta, assinada por Carsten Spohr, CEO do grupo Lufthansa, Alexandre de Juniac, CEO do grupo Air France - KLM, Frédéric Gagey, CEO da Air France, Camiel Eurlings, CEO da KLM, Harry Hohmesiter, CEO da Swiss, Jaan Albrecht, CEO da Austrian Airlines, e Bernard Gustin, CEO da Brussels Airlines, é afirmado, sem nunca referenciar qualquer companhia, que questionam as aquisições de transportadoras aéreas europeias por transportadoras de países que “ignoram os princípios da concorrência leal que são aplicados na União Europeia”.
A assinatura desta carta por parte do grupo Air France - KLM foi considerada uma ‘surpresa’ pois o grupo francês tem tentado uma aproximação com a Etihad, com a qual, aliás, terá que negociar o que acontece em relação à participação que o grupo franco-holandês tem na Alitalia, adquirida no quadro de uma primeira operação de resgate da italiana montada pelo então primeiro-ministro italiano Silvio Berlusconi, em 2009.
A imprensa internacional, ao noticiar a declaração conjunta de hoje da Etihad e da Alitalia, recupera declarações do ministro italiano das Infra-estruturas, Maurizio Lupi, que no início deste mês disse que a Etihad tencionava investir 560 milhões na Alitalia, a que acrescentará mais 690 milhões nos próximos quatro anos.
A imprensa também noticiou que a Etihad exigiu da Alitalia uma redução dos emprego em 2.251 postos de trabalho, para 11.470, bem como estava a negociar com a banca uma reestruturação da dívida da italiana que inclui o perdão de uma parte substancial.
Ainda em Dezembro a companhia italiana recebeu uma injecção de 500 milhões de euros, 300 milhões dos accionistas, uma parte dos quais dos Correios italianos, e 200 milhões em linhas de crédito.
Photos:Duncan Stewart - LAX

 

terça-feira, 24 de junho de 2014

TAAG: Portugal pesa 40% no tráfego internacional

Os aeroportos portugueses têm um peso de 40% no tráfego internacional da companhia aérea angolana TAAG, que estima transportar 1,5 milhões de passageiros este ano.

Segundo o presidente do Conselho de Administração da TAAG, Joaquim Teixeira da Cunha, em declarações à Agência Lusa, à margem da cerimónia de chegada a Luanda do novo Boeing 777-300 ER: “O nosso principal destino tem sido Portugal – Lisboa e Porto -, que representa à volta de 40% ou mais.”
O responsável admitiu ainda que os restantes destinos portugueses possam vir a equilibrar-se em breve.
Por sua vez, o ministro dos Transportes angolano, Augusto da Silva Tomás,referiu que a TAAG espera transportar 14,5 milhões de passageiros no decorrer de 2014, um aumento de 43% face ao ano passado.
Publituris
Photo:PMB / FPP - Lisboa

Evelop torna-se companhia aérea regular e já tem bilhetes à venda no seu site


Presstur
A Evelop, companhia aérea do Grupo Barceló, anunciou a sua conversão em transportadora regular, tendo já disponíveis à venda no seu website bilhetes para os seus voos para Cancún e Punta Cana, prevendo ainda acrescentar à lista de destinos a capital de Cuba, Havana.

Seis meses depois do seu lançamento, a Evelop atinge o seu objectivo ao ganhar autonomia dos operadores turísticos graças à sua integração vertical na estrutura do negócio do Grupo, escreve a imprensa espanhola.
A disponibilização da venda ao cliente final pressupõe ainda que a Evelop comece a gerar procura e oferta próprias, “posicionando-se assim como uma das marcas com maior potencial do Grupo Barceló”, indica a companhia, citada nas notícias.
Emeterio Lorente, director de Evelop, citado na imprensa espanhola, indica que “a venda online é para a Evelop um passo natural, mas também um desafio. Nos últimos meses temos vindo a dotar a companhia de uma identidade que a distingue do resto das companhias do mercado. É isso que queremos começar a transmitir ao cliente final através do nosso canal online”.
A transportadora voa actualmente para 50 destinos, operando na Escandinávia, Espanha e América Central em voos charter contratados para pacotes de férias.
Para a venda directa, a Evelop renovou o seu website, apostando no destaque da qualidade do protudo e na apresentação dos serviços, tendo já à venda bilhetes para Cancún e Punta Cana e prevendo disponibilizar em breve a venda de passagens para Havana.
A nova classe de reserva Turista+, que é outro dos destaques do novo site, permite ao utilizador seleccionar check-in expresso ou prioritário, um menu premium e o lugar no avião, entre outras opções.
A Evelop tem uma frota de três aviões próprios, designadamente um Airbus A330 para os voos de longo curso para as Caraíbas, com capacidade para 388 passageiros, e dois Airbus A320 para os voos de médio curso, com capacidade para 180 passageiros.
Photo:PMB / FPP - Lisboa

 

segunda-feira, 23 de junho de 2014

Air Canada Rouge inicia voo - Toronto/Lisboa - B767-300ER - C-FMWU

João Pessoa - Lisboa

AIR ALGERIE / HIFLY - A340-300 - CS-TQM

João Pessoa - Lisboa

TRANSAVIA - B737-800W -PH-HZA

João Pessoa - Lisboa

VISION AIRLINES - B767-300ER - N661CS

João Luis Pessoa - Lisboa

EUROATLANTIC AIRWAYS - B767-300ER - CS-TRN

João Pessoa - Lisboa

AIR EUROPA - A330-200 - EC-KOM

João Pessoa - Lisboa

NORWEGIAN - B737-800W - LN-NIF

PMB / FPP - Lisboa

VUELING- A320-200Sharklets - EC-LZM

PMB / KPB - Lisboa

GERMANWINGS - A319-100 - D-AKNU

PMB / FPP - Lisboa

sexta-feira, 20 de junho de 2014

LOT: Primeiro B787-8 em Lisboa - SP-LRF











João Luis Pessoa- Lisboa

EVELOP - A330-300 - CS-TRH



João Luis Pessoa - Lisboa

TAP PORTUGAL - A330-200 -CS-TOQ - ex TAM

João Luis Pessoa - Lisboa

PGA - ATR-42-600 - CS-TRU

João Luis Pessoa - Lisboa

IAG tem ‘na calha’ 32 A350 e 18 B787 para a subsidiária espanhola Iberia

Presstur
O CEO do IAG, Willie Walsh, assegurou aos accionistas do grupo, reunidos em Madrid, que já estão asseguradas as condições comerciais e de entrega de 44 novos aviões de longo curso para a subsidiária espanhola Iberia, mas que só serão encomendas firmes quando a companhia estiver em posição de crescer com rentabilidade.
Walsh especificou que se referia a 32 Airbus A350, o modelo que também vai ser a base da frota de longo curso da TAP a partir de 2017, e 12 Boeing B787 Dreamliner.
A maior encomenda do grupo, porém, é para a low cost espanhola Vueling, a quem Walsh dispensou os maiores elogios, com um total 120 Airbus A320, 62 já com encomendas firmes e 62 em opção.
No total, disse o CEO do IAG, o grupo tem encomendados à Airbus 220 aviões da família A320, a que se somam mais 18 A350 para a British Airways, para a qual foram transformadas em encomendas firmes as opções de 18 B787.
Walsh, ao intervir na reunião geral de accionistas, ontem, em Madrid, destacou que o IAG teve “uma forte recuperação do seu desempenho financeiro” em 2013, com o lucro operacional a aumentar 800 milhões de euros, por aumento das receitas totais em 3,1% e uma redução dos custos em 1,3%.
Walsh comentou que esta evolução evidencia, “uma vez mais, que as companhias são mais fortes sendo parte de um grupo do que mantendo-se como companhias individuais” e anunciou aos accionistas um aumento da previsão de sinergias da constituição do grupo em 250 milhões de euros, para 650 milhões no próximo ano.
Relativamente às companhias que o integram, Walsh foi especialmente elogioso para a mais recente “fantástica aquisição”, a Vueling, sobre a qual disse que deu ao grupo “uma nova dimensão” e “uma nova cultura”.
“Sob a liderança de Alex Cruz, [a Vueling] atingiu uma coisa virtualmente única entre as companhias — aumentar capacidade e aumentar na mesma proporção a rentabilidade”.
Quanto à Iberia, Walsh também elogiou os progressos alcançados pela gestão de Luis Gallego, apontando para que este ano volte a dar lucro.
Ainda assim, acrescentou, a companhia precisa “gerar níveis sustentáveis de rentabilidade para que possamos ter confiança para investir em novos aviões, produtos e serviços”.
Sobre a British Airways, Walsh destacou que sob a liderança de Keith Williams, a companhia alcançou “fortes e constantes progressos” em 2013.
O CEO do IAG, que também se referiu à utilização de novos mecanismos de financiamento, citando o modelo Enhanced Equipment Trust Certificate, que disse ser usado pelas norte-americanas e que lhe permitiu obter 927 milhões de euros, destacou que a questão principal é que o grupo está focado em ser “disciplinado” e entende por disciplina que apenas acrescenta rotas ou aviões quando sabe que existe procura para eles.
“Só investimentos em novos produtos e serviços se tivermos um retorno deles superior ao custo do capital”, frisou Walsh, acrescentando que considera que essa foi “a chave do nosso sucesso em 2013” e é “de importância vital para gerar confiança futura no IAG”.

Turkish eleva encomendas à Boeing para mais de cem aviões

Com compra de mais 15 737 MAX 8

Presstur
A Turkish Airlines, única companhia com voos regulares entre Portugal e a Turquia, finalizou a encomenda à Boeing de mais 15 aviões de médio curso B737 MAX 8, com a qual, segundo o fabricante norte-americano, tem mais de cem aparelhos encomendados.
A Boeing diz em comunicado que esses 15 B737 Max, que a preços de catálogo atingem 1,6 mil milhões de dólares, a companhia elevou a encomenda deste modelo para 65, a que se juntam as encomendas de “mais de 25” 737 Next-Generation e 20 aviões de longo curso B777-300ER.
“Com uma frota de mais de cem 737 Next-Generation, a Turkish Airlines experimentou em primeira mão as capacidades que esta família de aviões tem para oferecer”, comentou o vice-presidente de vendas na Europa da Boeing Commercial, Todd Nelp, citado no comunicado.
A Boeing enfatiza ainda que já tem encomendas de mais de dois mil 737 MAX de 41 clientes, sublinhando que se trata de uma versão que acrescenta “a mais avançada tecnologia de motores ao avião mais vendido no mundo”.
Ahmet Bolat, responsável da Turkish pelas áreas de investimento e tecnologia, também citado no comunicado, sublinha que a encomenda dos 15 737 MAX aumenta a flexibilidade da companhia para continuar a expandir a sua rede.
A companhia turca iniciou ontem mais uma rota para a Alemanha, entre Istambul e Münster/Osnabrück, no estado federal de Renânia do Norte - Vestefália, quatro vezes por semana.
Com esta rota, a Turkish subiu para dez o número de destinos para Alemanha e atingiu o total de 258 aeroportos em 255 destinos de 106 países.
Photo:PMB / FPP .- Lisboa



terça-feira, 17 de junho de 2014

AIR AUSTRAL - B777-300ER - F-ONOU

PMB / FPP - Lisboa

AIR NOSTRUM - CRJ-200 - EC-HHI

PMB / FPP - Lisboa

EMIRATES - B777-300ER - A6-ECL

PMB / FPP - Lisboa

TRANSAERO - B737-700 - EI-RUM

PMB / FPP - Lisboa

Qatar confirma adiamento dos voos em A380 por questões com as cabinas

Presstur
O CEO da Qatar Airways, Akbar Al Baker, confirmou o adiamento do início das operações da companhia em Airbus A380, bem como que se deve a questões relativas às cabinas, que a companhia tinha anunciado irem elevar o padrão de conforto na aviação.
Akbar Al Baker, citado pela imprensa internacional, disse que essas questões oram detectadas no decorrer das “rigorosas inspecções” conduzidas pela sua equipa de especialistas.
Na sequência da detecção dessas questões, o calendário foi revisto por forma a permitir à Airbus ir ao encontro dos requisitos da Qatar, acrescentou o CEO da companhia, que se escusou a prever novas datas para a companhia recepcionar os A380.
A companhia tinha indicado que as primeiras rotas em que iria colocar o A380 seriam Londres, a começar hoje, e Paris, a partir de 3 de Julho.
Alguns portais especializados em aviação avançam que horários submetidos pela Qatar apontam para que Londres comece a 1 de Julho e Paris, a 15.
Photo:Qatar Airways



TAP lança oferta desde 64 euros para Málaga só ida para reservas até Domingo

Presstur

 A TAP lançou uma promoção só ida de Lisboa para Málaga para reservar até Domingo, dia 22, uma rota que a companhia passa a operar partir de 1 de Julho com um ATR 42-600 de 46 lugares, substituindo o Beechcraft 1900, que tem capacidade para 19 passageiros.

O preço de 64 euros é de ida com todas as taxas incluídas para viagens entre 1 de Julho e 15 de Dezembro, para reservas efectuadas até 22 de Junho com cartão de débito em www.flytap.com, acrescendo um valor adicional nas compras com cartão de crédito, indica a companhia aérea.
A oferta inclui transporte gratuito de um volume de bagagem de porão até 23kg.
A partir de 1 de Julho a TAP passa a operar o Lisboa – Málaga com um ATR 42-600, substituindo o Beechcraft 1900 e aumentando a capacidade em 123,5%, para 552 lugares em 12 voos por semana

Thai perdeu um quarto dos passageiros em Maio Quebra em cinco meses atinge 1,57 milhões

Presstur
A companhia aérea tailandesa Thai Airways teve uma quebra de passageiros de 24,6% no mês de Maio, em que os militares, no dia 22, desencadearam um golpe de Estado e assumiram a governação.
A informação da companhia aérea especifica que o número de passageiros baixou 414 mil, para 1,268 milhões, mas que em RPK (passageiros x quilómetros percorridos), unidade de tráfego mais utilizada na aviação, a quebra foi de 16,1%, enquanto a sua capacidade só foi reduzida em 6,8%, levando a um decréscimo da taxa de ocupação dos voos em 10% ou 6,6 pontos, para 59,8%.
As rotas da Europa foram as que tiveram a menor queda do tráfego em RPK, em 12,7%, mas ainda assim com uma queda da taxa de ocupação em 10,3% ou 6,3 pontos, para 54,6%.
Nos cinco meses de Janeiro a Maio, a Thai tem uma quebra do número de passageiros em 17,2% ou 1,57 milhões, para 7,572 milhões, e um decréscimo do tráfego em RPK de 12,4%.
Essa quebra, face a um decréscimo da capacidade em 2,2%, traduziu-se num decréscimo da taxa de ocupação média dos voos em 10,5% ou oito pontos, para 68,3%.
Tal como no mês de Maio, as rotas da Europa foram as que tiveram a menor quebra relativa nos cinco meses desde o início do ano, em 4,7%.
A maior quebra, em 22,9%, foi em voos domésticos. Em regionais, a quebra foi de 17%, nas ligações com a Austrália, 18%, nas rotas do Pacífico Norte foi de 17,6% e nas de África, 18,4%.
A sua subsidiária Thai Smile teve aumento do tráfego internacional em 65,9% e no doméstico teve uma queda ligeira, em 1,9%.
As autoridades militares da Tailândia decidiram levantar a nível nacional o recolher obrigatório que tinham imposto desde 22 de Maio
Photo:Duncan Stewart - LAX

quarta-feira, 11 de junho de 2014

EVELOP -A330-300 - CS-TRH

PMB / FPP - Lisboa

TAAG adquire mais um B777 e prevê retomar para Paris e Londres

Presstur
A companhia angolana TAAG vai receber nos próximos dias mais um Boeing B777-300 ER, de acordo com a imprensa angolana, que refere que os contratos de aquisição do novo aparelho já foram formalizados.
O administrador da companhia angolana Adriano Carvalho, citado pela agência de notícias angolana, afirmou que com o novo B777-300 ER a companhia planeia ampliar as rotas internacionais, designadamente retomar as ligações com Paris e Londres, bem como consolidar as rotas de Lisboa e Havana.
“A TAAG está optimista em relação ao futuro, atenta às suas responsabilidades e vai continuar a reforçar o seu compromisso com relação à excelência e implementar soluções definitivas para os novos desafios”, garantiu Adriano de Carvalho, que destacou também o compromisso da companhia com “uma melhoria de excelência operacional, consolidando a imagem como uma companhia fiável e eficiente”.
A agência angolana diz que a recepção do novo avião pela TAAG está prevista para a próxima semana, na sede da Boeing, e que o novo avião foi baptizado com o nome “Ebo”, em memória “da batalha que se realizou no Cuanza Sul, crucial para impedir a entrada, na capital do país, das tropas estrangeiras antes da proclamação da independência de Angola, a 11 de Novembro de 1975”.
A notícia da agência angolana refere ainda que fontes da TAAG avançaram que a companhia angolana vai receber mais dois B777, em Dezembro de 2015 e Março de 2016.
Photo:PMB /fpp  - Lisboa

Emirates cancela encomenda de 70 A350


Presstur
A Airbus, fabricante europeu de aviões, anunciou hoje que um dos seus maiores clientes, a Emirates, cancelou a encomenda de 70 A350 XWB, o seu novo modelo de avião com início de operações previsto para este ano e de que um dos clientes é a TAP.
O comunicado da Airbus sobre o cancelamento da encomenda diz que a decisão foi tomada no quadro de uma revisão das necessidades de frota da Emirates e salienta que segue-se à decisão da companhia do Dubai de encomendar mais 50 A380, anunciada durante o Dubai Airshow, em Novembro do ano passado.
A encomenda da Emirates era composta por 50 A350-900 e 20 A350-1000, ascendendo a 21 mil milhões de dólares a preços de catálogo actuais, e tinha sido concretizada em 2007, com a entrega do primeiro avião em 2019.
O comunicado da Airbus salienta que apesar deste revés está confiante no êxito do seu novo A350, salientando que a cerca de meio ano de entrar em operação comercial o novo avião tem encomendas firmes de 742 exemplares.
A Emirates só confirmou até ao momento estar a fazer uma revisão das suas necessidades de frota, sem mais explicações.
Analistas da aviação comentaram não haver dúvidas de que se trata de um “duro golpe” para a Airbus e especularam se não será um sinal de que as companhias do Golfo vão moderar as encomendas de novos aviões.
Photo:PMB / FPP - Lisboa
 

Avião da TAP ‘atascado’ em Belém

Presstur
Os 115 passageiros que viajavam ontem de Belém do Pará, Brasil, para Lisboa, onde deveriam chegar pelas 7h00, acabaram por ficar em hotéis da cidade porque, segundo a imprensa local, o avião ao posicionar-se para a descolagem saiu da pista e ficou ‘atascado’.
A TAP, que ainda não confirmou quando se efectuará o regresso de Belém, já confirmou que o aparelho, “quando se posicionava para a descolagem, saiu do seu percurso normal, tendo ficado imobilizado na berma da pista”.
“Não se verificou qualquer risco para a aeronave nem para as pessoas a bordo, tendo sido já iniciada uma investigação para determinar as causas que originaram esta situação”, acrescenta a informação, que diz ainda que “os 115 passageiros a bordo não sofreram qualquer inconveniente além de terem a sua partida atrasada, o que lamentamos, estando alojados em hotéis da capital do Pará”.
De acordo com “acritica.com” de Manaus, “devido à pista molhada e um erro de manobra do piloto, o avião acabou atolando o trem de pouso em um gramado e fez com que 115 passageiros cancelassem a partida”.
A companhia, na sua informação, diz que “os serviços técnicos da TAP estão a estudar a melhor forma de solucionar o problema para retomar a normalidade da operação”.
A TAP começou a voar a rota Lisboa - Manaus - Belém - Lisboa no dia 3, com três voos por semana em avião Airbus A330 de 263 lugares.
Os voos saem de Lisboa às 9h35 rumo a Manaus de onde seguem para Belém com chegada prevista às 17h45 (horas locais). Os regressos de Belém são às 19h15, com chegada a Lisboa às 6h45.
 Photo:Raphael Magalhães

quinta-feira, 5 de junho de 2014

Companhia aérea Portugal na rota da Qatar Airways em 2015

A Qatar Airways pretende criar uma rota direta para Lisboa já no final de 2015, noticia o Jornal de Negócios.
A companhia aérea do Golfo, a Qatar Airways, quer acrescentar à sua oferta uma rota direta para Lisboa já no próximo ano.
O objetivo é voar “diretamente de Doha para Lisboa, com um Boing 787.
Diário Negocios
Photo:PMB / FPP - LHR

Emirates revela pintura ousada do A380 em comemoração ao 125º aniversário do AC Milan

Dubai, Emirados Árabes Unidos, 25 de novembro de 2024: A Emirates, Parceira Aérea Oficial e Parceira Principal do AC Milan, revelou uma ousa...