quarta-feira, 25 de junho de 2014

Ethiad vai ficar com 49% da Alitalia

Companhias confirmam em declaração conjunta
Presstur
A Ethiad Airways e a Alitalia confirmaram em declaração conjunta divulgada hoje terem “acordado os termos principais e condições” para a companhia do Abu Dhabi ficar com 49% da italiana, alargando assim o leque de ‘satélites’ europeus que já fazem parte do seu portefólio.
Este desfecho há muito que era antecipado pela imprensa especializada que sublinhava que a companhia italiana só teria condições de continuar a voar depois de Agosto se tivesse uma substancial injecção de capital
A declaração conjunta das duas companhias nada diz sobre os termos e condições acordados, referindo apenas que a conclusão da transacção depende de passar o crivo das autoridades de regulação, mas que é sua intenção “finalizar” os documentos da transacção “tão rápido quanto possível”.
Esta nova aquisição da Etihad numa companhia aérea europeia, e logo na ‘companhia de bandeira’ do quarto maior mercado da aviação comercial na União Europeia, vai suscitar uma intensificação das preocupações a que deram voz os dois maiores grupos aéreos europeus, a Lufthansa e a Air France-KLM, através de uma carta assinada pelos sete CEOs das suas companhias dirigida aos comissários europeus dos Transportes e da Concorrência.
Nessa carta, assinada por Carsten Spohr, CEO do grupo Lufthansa, Alexandre de Juniac, CEO do grupo Air France - KLM, Frédéric Gagey, CEO da Air France, Camiel Eurlings, CEO da KLM, Harry Hohmesiter, CEO da Swiss, Jaan Albrecht, CEO da Austrian Airlines, e Bernard Gustin, CEO da Brussels Airlines, é afirmado, sem nunca referenciar qualquer companhia, que questionam as aquisições de transportadoras aéreas europeias por transportadoras de países que “ignoram os princípios da concorrência leal que são aplicados na União Europeia”.
A assinatura desta carta por parte do grupo Air France - KLM foi considerada uma ‘surpresa’ pois o grupo francês tem tentado uma aproximação com a Etihad, com a qual, aliás, terá que negociar o que acontece em relação à participação que o grupo franco-holandês tem na Alitalia, adquirida no quadro de uma primeira operação de resgate da italiana montada pelo então primeiro-ministro italiano Silvio Berlusconi, em 2009.
A imprensa internacional, ao noticiar a declaração conjunta de hoje da Etihad e da Alitalia, recupera declarações do ministro italiano das Infra-estruturas, Maurizio Lupi, que no início deste mês disse que a Etihad tencionava investir 560 milhões na Alitalia, a que acrescentará mais 690 milhões nos próximos quatro anos.
A imprensa também noticiou que a Etihad exigiu da Alitalia uma redução dos emprego em 2.251 postos de trabalho, para 11.470, bem como estava a negociar com a banca uma reestruturação da dívida da italiana que inclui o perdão de uma parte substancial.
Ainda em Dezembro a companhia italiana recebeu uma injecção de 500 milhões de euros, 300 milhões dos accionistas, uma parte dos quais dos Correios italianos, e 200 milhões em linhas de crédito.
Photos:Duncan Stewart - LAX

 

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