sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

TAP recebe dois Airbus A320 em Abril

Presstur - A TAP vai receber no próximo dia 14 de Abril dois dos quatro aviões com que este ano vai reforçar a frota de médio curso.
Trata-se de dois Airbus A320 que actualmente integram a frota da companhia de baixo custo Jazeera Airways, com sede no Emirado Árabe do Kuwait, de acordo com o portal www.skyliner-aviation.de.
A notícia refere que ambos estão equipados com reactores CFM e estavam na frota da Jazeera desde 2006, idos directamente da fábrica, pelo que têm cerca de oito anos de serviço.
O portal alemão avança que já estão atribuídos os respectivos registos portugueses às duas aeronaves, que ficaram assim distribuídos:
CS-TNW: A320-214, cn 2792, primeiro voo a 19 de Maio de 2006, voava com o registo 9K-CAC do Emirado do Kuwait
CS-TNX: A320-214, cn 2822, primeiro voo a 06 de Junho de 2006, voava com o registo 9K-CAD do Emirado do Kuwait
Estes dois aviões A320 juntam-se aos dois A319 que chegarão a 14 de Março da ex-Air India, conforme este portal noticiou no passado dia 1 de Fevereiro.
Estão assim conhecidos os quatro reforços que a Administração da TAP tinha anunciado para este ano, para a sua frota de médio curso.
Quanto à frota de longo curso, a companhia já tinha confirmado que os dois aviões A330-200 vêm da companhia brasileira TAM através de contrato de leasing operacional com a GECAS, lessor do grupo da General Electric .
FPP - Lisboa

Swiss baptiza novo A320 com nome do destino turístico de neve Verbier


Presstur - A companhia aérea Swiss International Air Lines, do grupo Lufthansa, baptizou o seu novo Airbus A320 HB-IJO “Verbier” em honra do seu destino turístico, famoso pelos desportos de Inverno.
“Verbier é um dos destinos turísticos mais conhecidos e mais populares da Europa”, afirmou o responsável da Swiss para Western Switzerland, citado em comunicado.
A cerimónia de atribuição do nome teve lugar no hotel “ em Verbier.
O HB-IJO é um dos 38 Airbus A320 que compõem a frota da Swiss e é usado essencialmente em voos dentro da Suíça, e de Genebra e Zurique para a Europa, África e o Médio Oriente.

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Airbus já tem mais dois A350 a voar

Presstur -  A Airbus já pôs mais dois A350 XWB a fazerem voos de teste, o MSN2 e o MSN4, o que aumenta para quatro o número deste modelo de aviões que já está a voar.

O A350 é o futuro avião da frota de longo curso da TAP, a partir de 2017. A primeira companhia a ter em operção regular o novo avião de longo curso da Airbus é a Qatar Airways, a partir do terceiro trimestre deste ano, cujos símbolos já figuram na fuselagem do MSN 4.
Os programas de testes de voo prevêem que os aviões façam 1.100 horas das 2.500 previstas para a certificação.
O MSN1 e o MSN3, que descolaram a 14 de Junho de 2013 e 14 de Outubro de 2013, respectivamente, já quase concretizaram as 1.110 horas previstas, segundo um comunicado do fabricante europeu.
O MSN2 está equipado com uma cabine de passageiros, o que vai permitir à construtora europeia Airbus testar e validar a cabine e os sistemas de passageiros, sendo também o avião que irá reaizar os Early Long Fligts (ELF) na Primavera.
O mais recente clientes da Airbus para o novo A350 é a Kuwait Airways que este mês fez uma encomenda de 25 aviões, dez dos quais A350-900 e 15 da família A320neo.
O A350 XWB (Xtra Wide-Body) é um avião de tamanho médio para longo curso, com três versões. A sua fuselagem foi optimizada para acomodar assentos em classe económica com 45,7 centímetros de largura, para o conforto dos passageiros de longo curso, informa a Airbus. A Airbus diz ainda que o seu novo avião é 25% mais eficiente que o seu actual avião do mesmo tipo de porte.

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Algarve recebe charters da Rússia



De acordo com comunicado da Associação Turismo Algarve (ATA), a Natalie Tours, está a organizar o seu congresso no Algarve, entre 27 de Fevereiro e 4 de Março, como o apoio do Turismo de Portugal e ATA. No âmbito deste congresso, o operador vai realizar uma conferência de imprensa no dia 28 de Fevereiro, pelas 11h00, no Hotel Pestana Vila Sol.

Um dos hotéis que vai receber os turistas russo, segundo apurou o Publituris, é o AquaLuz Lagos.
Ton Jochems - AYT
São quatro os voos charters semanais que o Algarve vai receber semanalmente no período de Verão, ao que apurou o Publituris, pelas mãos dos operadores Natalie Tours e TUI.

Air France vai voar Paris - Hong Kong em A380 em alternativa a São Paulo

Presstur - A companhia francesa Air France anunciou que a partir de 27 de Maio vai voar em Airbus A380 na rota Paris - Hong Kong, inicialmente quatro vezes por semana e, entre 9 de Junho e 25 de Outubro, diariamente, com a imprensa francesa a noticiar que essa foi a opção por não ter garantia de poder colocar o super jumbo a voar para São Paulo, como tinha anunciado.


As notícias referem que o A380 começa por substituir o B777-300ER às terças, quintas, Sábados e Domingos.
O A380 da Air France transporta 516 passageiros, nove deles em primeira, 80 em Business, 28 em Premium e 289 em económica.
A imprensa francesa destaca que o grupo Air France -KLM é o que mais voos têm entre a Europa e a China, com novas rotas dos seus hubs de Paris - Charles de Gaulle e Amesterdão - Schiphol para Pequim, Xangai, Hong Kong, Cantão, Chengdu, Hangzhou, Wuhan, Xiamen e Taipei.
As notícias salientam que a Air France começou a voar para Hong Kong em 1938 e que nessa época a viagem levava oito dias.
Pelo horário do A380, os voos vão sair de Paris às 23h25 e chegar a Hong Kong pelas 17h20 do dia seguintes. Os regressos partem às 00h50 e aterram em Paris às 8h00.
A informação da companhia destaca que este Verão os seus novos Airbus A380 vão voar para Los Angeles, Nova Iorque - JFK, São Francisco, Washington, Joanesburgo, Hong Kong e Xangai.



 

 

euroAtlantic renova contrato com Med-view Airline da Nigéria

Presstur - A euroAtlantic, companhia participada pelo seu fundador e CEO, Tomaz Metello, e pelo Grupo Pestana, anunciou que vai manter um dos seus aviões, um Boeing B737-800, a operar para a nigeriana Med-view Airline.
A informação refere que se trata da renovação do contrato que já mantinha com a companhia africana e que inclui a utilização de tripulações técnicas e de cabina da portuguesa, estando previsto, no entanto, como indica, que o seu pessoal será ‘posteriormente’ substituído “por pessoal navegante local qualificado”.
“A renovação do acordo com o nosso parceiro nigeriano, resulta da sua grande confiança num serviço de excelência prestado da EAA, reflexo do treino dos nossos tripulantes, em assumirem a partilha do compromisso das companhias contratantes com o cliente final”, diz Tomaz Metello, que sublinha ainda a relevância da Nigéria como “potência regional


TAP começa rota de Belgrado a 1 de Julho


 Presstur A TAP vai começar a nova rota Lisboa - Belgrado a 1 de Julho, de acordo com notícias da imprensa internacional especializada em aviação, segundo as quais outra das novidades é que num dos dias de operação, às terças-feiras, será com voo diurno.
O PressTUR tentou confirmar estas informações com a TAP, mas até ao momento não obteve resposta.
De acordo com a informação publicada hoje por uma publicação especializada em aviação, a TAP actualizou a informação operacional da nova rota de Begrado, que terá três voos por semana em Airbus A319.
De Lisboa as partidas são às terças, às 9h30, com chegada a Belgrado às 14h10, às quartas, às 22h00, com chegada às 2h40 do dia seguinte, e às sextas, às 22h45, com chegada às 3h25 do dia seguinte.
Os regressos de Belgrado são às terças às 14h55, com chegada a Lisboa às 17h50, às quintas, às 3h25, com chegada às 6h20, e aos Sábados às 4h10, com chegada às 7h05.
Estes horários são os que constam também do website da TAP, em www.flytap.com.


segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

MOTORES AQUECEM EM ABU DHABI

Arranque da Red Bull Air Race World Championship

 Depois de uma ausência de três anos, a tradição volta a cumprir-se com o arranque da temporada da Red Bull Air Race World Championship a levar toda a ação até às águas azul turquesa de Abu Dhabi. A expectativa é enorme neste primeiro embate, com vários campeões no ar determinados a marcar desde já uma posição de liderança.

Dentro de poucos dias, mais concretamente a partir da próxima sexta-feira, 28 de fevereiro, a maior competição aérea de todos os tempos descola novamente depois de uma ausência de três anos. Desta feita, Abu Dhabi - nos Emiratos Árabes Unidos - tem as honras de abertura da Red Bull Air Race World Championship pela sétima vez. Esta será a primeira de oito etapas com passagem pelo Médio Oriente, Europa, América do Norte e Ásia.

 Com novas regras que prometem uma competição mais equitativa entre os 12 melhores pilotos da atualidade e ainda uma abertura inédita aos novos talentos - com o Challengers Cup - a competição tem todos os ingredientes para corresponder às elevadas expectativas dos milhões de fãs espalhados pelos quatro cantos do globo. É esse o sentimento do Diretor Técnico da Red Bull Air Race, Jim DiMatteo; “Estamos todos muito animados com este regresso, técnicos, pilotos e organização têm trabalhado arduamente ao longo dos últimos meses para garantir uma competição emocionante. Abu Dhabi proporciona-nos um cenário magestoso para este regresso.”

Já o detentor do título mundial, Paul Bonhomme, não esconde a sua ambição: “O meu objetivo é claramente vencer, mas esta é uma nova era e de facto estamos todos a começar do zero, pois ninguém sabe que desfecho esperar”. Curiosamente o britânico e antigo comandante de longo curso do gigante 747 da British Airways foi o último piloto a vencer em Abu Dhabi.

A Red Bull Air Race reúne os melhores pilotos do mundo numa competição única que combina velocidade, precisão e habilidade. Usando os aviões mais rápidos, mais ágeis e mais leves, os pilotos navegam por uma pista aérea de baixa altitude composta por pórticos insufláveis de 25 metros de altura.

CALENDÁRIO RBARWC 2014
Emiratos Árabes Unidos Abu Dhabi | 28 fevereiro e 1 março
Croácia Rovinj | 12 e 13 abril
Malásia Putrajaya | 17 e 18 maio
Polónia Gdynia | 26 e 27 julho
Grã-Bretanha Ascot | 16 e 17 agosto
Estados Unidos da América Dallas/Fort Worth | 6 e 7 setembro
Estados Unidos da América Las Vegas | 11 e 12 outubro
China | 1 e 2 Novembro

PILOTOS RBARWC 2014

Hannes Arch ÁUSTRIA
Peter Besenyei HÚNGRIA
Paul Bonhomme GRÃ BRETANHA
Kirby Chambliss E.U.A.
Matthias Dolderer ALEMANHA
Matt Hall AUSTRÁLIA
Nicolas Ivanoff FRANÇA
Nigel Lamb GRÃ BRETANHA
Pete McLeod CANADÁ
Michael Goulian E.U.A.
Martin Sonka REPÚBLICA CHECA
Yoshihide Muroya JAPÃO



euroAtlantic renova contrato de exportação para Nigéria

A EAA irá colocar naquele país um equipamento Boeing B737-800, com tripulações técnicas e de cabine, que serão posteriormente substituídos por pessoal navegante local.

Tomáz Metello, presidente/CEO e fundador, afirma em comunicado que “a Nigéria é uma potência regional competitiva, membro da Commonweath, está a ganhar um peso extraordinário em África, disputando a liderança financeira com a praça sul-africana e fértil em missões comerciais, americanas, chinesas e europeia.”
Publituris

Norwegian expande frota de Boeing Dreamliners

A Norwegian anunciou a aquisição de quatro Boeing 787-9 Dreamliner. A companhia low cost passará a ter 14 aeronaves de voos longo curso, três das quais já estão ao serviço.
Os aviões foram adquiridos em leasing à empresa International Lease Finance Corporation (ILFC). Os novos Dreamliners da Norwegian entram ao serviço entre 2017 e 2018.

sábado, 22 de fevereiro de 2014

Ryanair reforça voos entre Dublin e Faro


 Presstur - A low cost Ryanair, que tem bases no Porto e em Faro e a partir de Abril abre em Lisboa, anunciou um reforço de ligações entre Dublin e o Algarve no Verão, parte de um crescimento anunciado para o aeroporto da capital irlandesa em “resposta directa” ao Governo irlandês pelo fim da taxa de passageiros.
Além de Faro, a companhia anunciou também reforços das ligações de Dublin com Barcelona, Nice e Paris Beauvais, bem como o início de nove novas rotas, a partir de Abril, para Lisboa (clique para ler: Ryanair anuncia voo diário Lisboa-Dublin para cumprir promessa de crescer na Irlanda), Almeria, Bari, Basileia, Bucareste, Chania, Comiso, Marraquexe e Praga.
“Este crescimento é uma resposta directa ao Governo [irlandês] pela decisão de cancelar a taxa de viagem a partir de Abril deste ano e que vai resultar em mais 700 mil passageiros no Aeroporto de Dublin, sustentando mais 700 postos de trabalho adicionais ‘in situ’”, diz a Ryanair em comunicado.
Em Outubro do ano passado, o Governo irlandês anunciou a abolição da taxa de três euros por passageiro nos aeroportos irlandeses, recebendo o “caloroso acolhimento” da Ryanair, que anunciou que iria desenvolver planos para aumentar o tráfego de passageiros nos aeroportos do país (clique para ler: Ryanair regozija-se com fim de taxa na Irlanda e promete “pelo menos” um milhão de passageiros).
Na quarta-feira, 19 de Fevereiro, a Ryanair anunciou no Porto o início de quatro novas rotas a partir da sua primeira base em Portugal, que incluem um voo entre Porto e Lisboa, cinco vezes por semana, a partir de 2 de Abril, e voos para Bruxelas (Zaventem), a partir de 27 Fevereiro, sete vezes por semana, e Limoges e Rennes (a partir de Julho), duas vezes por semana. No mesmo dia, a companhia anunciou também que irá começar a voar diariamente entre Faro e Lisboa, a partir de 1 de Abril.
O site da Ryanair indica que as novas rotas de e para Faro neste Verão são, além de Lisboa, Bilund, Bournemouth, Bremen, Colónia, Cork, Derry, Dortmund, Frankfurt Hahn, Glasgow Prestwick, Kerry, Knok Ireland West, Lees Bradford, Maastricht, Memmingen (Munich West), Oslo Rygge, Shannon e Stockhol, Skavsta.
 

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Emirates e Jetstar lançam novo code-share

A Emirates e a Jetstar anunciam um novo code-share, que será disponibilizado aos passageiros da Emirates na Austrália, Nova Zelândia e Sudeste da Ásia. O código da Emirates vai agora estar colocado numa série de rotas operadas pela Jetstar Airways, na Austrália e na Nova Zelândia, e pela Jetstar Asia, dando aos passageiros acesso a 27 novas rotas e a seis novos destinos, entre os quais Bali, na Indonésia, a ilha Hamilton na Austrália, Dunedin na Nova Zelândia e Siem Reap no Cambodja.

De acordo com o comunicado da companhia aérea, os membros do Emirates Skywards, o programa de passageiros frequentes da Emirates, vão poder ganhar milhas em voos operados pela Jetstar, que tenham o código da Emirates, e poderão ainda trocar as suas milhas por voos em qualquer rota operada pela Jetstar, a partir de apenas 7.025 Milhas Skywards.

“A nova ligação entre a Emirates e a Jetstar oferece aos nossos passageiros um grande número de benefícios em que estão incluídas novas rotas para destinos que não fazem ainda parte da rede da Emirates”, refere Adnan Kazim, Divisional Senior Vice President, Planning, Aeropolitical & Industry Affairs da Emirates, acrescentando que "esta nova ligação é também uma fantástica notícia para os membros do Emirates Skywards, oferecendo-lhes um maior número de escolhas para utilizarem as suas milhas na exploração de novos países e culturas”.

De acordo com Lisa Brock, Jetstar Group Chief Commercial Officer, "este acordo vai permitir-nos levar a extensa rede da Ásia- Pacifico, composta por alguns dos mais populares destinos turísticos, até aos passageiros da Emirates em todo o mundo”.

A partir de 6 de Abril, todos os passageiros da Emirates que voem pela Jetstar vão receber cartões de embarque no momento em que realizarem o seu check-in para o seu primeiro voo internacional, para efectuarem ligações com serviços internacionais.

O code-share inclui sete rotas domésticas na Austrália, em adição às 50 que a Emirates disponibiliza através do code-share com a Qantas. As novas rotas incluem quatro novos voos para a Nova Zelândia, seis entre a Austrália e a Nova Zelândia, sobre o mar da Tasmânia, e dez voos internacionais de Singapura para a Indonésia, Camboja, Vietnam, Malásia, Tailândia e Hong Kong.

Os novos itinerários resultantes do code-share entre a Emirates e a Jetstar encontram-se disponíveis a partir de hoje e são válidos para viagens realizadas a partir de 06 de Abril de 2014. Os passageiros frequentes da Emirates poderão trocar voos por pontos a partir de 1 de Março de 2014.
Ambitur

Lufthansa vai estender a todos os aviões Airbus utilização contínua de equipamentos electrónicos

Presstur -  A Lufthansa vai permitir a utilização contínua de equipamentos electrónicos a bordos de toda a sua frota Airbus, a partir de 1 de Março.
Smartphones, tablets, notebooks e outros equipamentos eletrónicos vão passar a poder ser utilizados, sem ser necessário desligar durante a descolagem e aterragem, nos cerca de 250 aviões Airbus, à semelhança do que já acontecia, desde Janeiro, a bordo dos Boeing 747-8 da companhia, depois de ter recebido aprovação para o efeito, por parte da Autoridade Federal Alemã para a Aviação.
“Por consideração para com os outros passageiros, as chamadas telefónicas não vão ser autorizadas durante o voo”, indica a companhia em comunicado, referindo que telemóveis e os tablets com internet “têm de ficar em modo de voo para que o seu sinal móvel fique desactivado”.
A Lufthansa refere ainda que nos voos de longo curso “oferece uma ligação de internet de alta velocidade (FlyNet) assim como acesso móvel, podendo os passageiros usar os serviços de mensagens escritas e de transmissão de dados, como o MMS e o email. Para chamadas telefónicas, todos os aviões de longo curso estão equipados com telefones via satélite que poderão ser usados pelos passageiros durante o voo contra pagamento”.

Norwegian reforça voos Nova Iorque – Estocolmo

A Norwegian vai reforçar a sua rota Estocolmo – Nova Iorque com um quatro voo semanal, mais um que o estipulado.
A operação realizada por Boeing 787 da Norwegian será realizada aos domingos.
A companhia efetua voos de Nova Iorque para Oslo, Copenhaga e Estocolmo.

Emirates já está a voar para Barcelona com o super-jumbo Airbus A380

Presstur - A companhia aérea Emirates, menos de dois anos depois de ter iniciado a ligação Barcelona-Dubai, já está a voar com o Airbus A380 para a capital da Catalunha, primeiro destino em Espanha e o 26º no mundo para onde voa com o super-jumbo.

O Airbus A380, que substitui o Boeing B777 nesta ligação, vai fazer voos diários entre o Dubai e o aeroporto de Barcelona-El Prat.
Depois de Zurique, em Janeiro, e da capital da Catalunha, este mês, o próximo destino onde a Emirates vai colocar um Airbus A380 em operação é na rota de Londres-Gatwick

Emirates planeia deixar até 20 aviões parados durante as obras no aeroporto do Dubai em Maio


Presstur -  O presidente da Emirates, Tim Clark, anunciou que planeia deixar 19 ou 20 aviões parados durante os trabalhos previstos decorrer entre Maio e Julho na pista do aeroporto do Dubai, hub da companhia aérea e para onde voa de e para Lisboa desde Julho de 2012.
Os trabalhos na pista do aeroporto do Dubai deverão decorrer entre Maio e 20 de Julho, segundo uma notícia da agência Reuters divulgada na imprensa internacional.
O número de aviões que a Emirates prevê deixar em terra representa cerca de 10% da frota da companhia, segundo a mesma notícia, que acrescenta que Tim Clark prevê um impacto desta medida na recetia da companhia aérea.

sábado, 8 de fevereiro de 2014

Vueling voa LIsboa – Ibiza de junho a setembro 2014

A Vueling vai realizar voos entre o aeroporto de Lisboa e de Ibiza entre 21 de junho e até meados de setembro de 2014.

A ligação será operada aos sábados, terças e quintas-feiras. Os bilhetes estão à venda desde 5 de fevereiro. Lisboa – Ibiza havia sido operada no verão 2012 pela Volotea.
Com esta rota a Vueling liga Lisboa a Barcelona, Paris, Bruxelas e Ibiza.

Flybe anuncia Birmingham-Porto quatro vezes por semana este Verão

Presstur  - A companhia britânica Flybe, que é considerada a maior companhia aérea regional da Europa, vai passar a voar para o Aeroporto Sá Carneiro, na cidade do Porto, quatro vezes por semana.


Director comercial da Flybe, Paul Simmons, à esquerda, com o director de projectos de desenvolvimento do Aeroporto de Birmingham, William Pearson, no evento em que foram anunciados as sete novas “magníficas” rotas europeias da companhia britânica (Foto Flybe)

O anúncio foi feito num evento no Aeroporto Internacional de Birmingham, onde a companhia tem a sua sede.
Denominada ‘Magnificent Seven’, a ocasião serviu para anunciar a abertura de sete novas rotas à partida daquele aeroporto do Norte da Inglaterra durante o período de Verão IATA deste ano, entre as quais as ligações ao Porto, bem como a Colónia, Florença, Toulouse, Alicante, Palma de Maiorca e Bordéus.
Para viabilizar esta expansão, a Flybe anunciou que vai receber nas próximas semanas mais três aviões Embraer 175 que ficarão baseados em Birmingham (total de 12 aparelhos nesta base), e criar mais 50 novos postos de trabalho. Neste Verão a companhia britânica espera transportar cerca de 1,7 milhões de passageiros de Birmingham para 32 destinos, num total estimado de 375 voos de ida e volta por semana.
A rota directa Birmingham - Porto - Birmingham começa a 12 de Abril, inicialmente com três voos semanais, reforçando a partir de Maio, para quatro ligações por semana.
Birmingham é a segunda maior cidade britânica depois de Londres. No lançamento das novas linhas, Paul Simmons, director comercial da companhia aérea destacou o facto da Flybe ter optado pela abertura de linhas para regiões europeias que juntam ao desenvolvimento dos negócios e crescimento de empresas modernas a atractividade paisagística e uma oferta turística de qualidade.
Os voos já estão à venda, podendo encontrar-se vários trajectos dessa nova ligação a partir de 34 libras esterlinas (cerca de 42 euros), incluindo taxas e outros encargos aeroportuários.1

Germania já voa para a Madeira do Aeroporto de Erfurt/Weimar (Alemanha)

Presstur -  A companhia aérea alemã Germania fez terça-feira o primeiro voo de uma nova rota entre o Aeroporto de Erfurt/Weimar, no Estado Federal da Turíngia, Alemanha, e o Aeroporto da Madeira. As ligações terão periodicidade semanal e serão feitas em Boeing 737-700.
Responsáveis do Aeroporto de Erfurt/Weimar e da Germania pousaram para a fotografia com elementos da tripulação do aparelho que realizou o primeiro voo Erfurt-Madeira

Na imprensa local, o novo voo da Germania contou com ampla cobertura noticiosa que teve como foco principal uma acção de marketing e de promoção de imagem que está a ser desenvolvida pelo Aeroporto de Erfurt/Weimar, apostado no crescimento das suas ligações aéreas, nomeadamente para aeroportos de zonas turísticas do Sul da Europa e do Norte de África.
O voo saiu de Erfurt/Weimar com 104 passageiros a bordo, o que foi considerado pelos responsáveis do aeroporto alemão uma excelente lotação, tendo em conta que o voo é novo e que só há poucas semanas faz parte das opções de férias dos habitantes da cidade, que tem cerca de 200 mil habitantes.
A Germania também se associou ao evento, com o porta-voz da companhia, Hans-Holm Bühl, a declarar à imprensa que os habitantes do Estado Federal da Turíngia, zona habitada por cerca de dois milhões de pessoas, têm agora ao seu dispor um voo para uma das zonas mais bonitas da Europa e com melhor clima.
A Germania, além da ligação de Erfurt/Weimar, irá fazer este Verão, para o operador Olimar, um voo entre Dusseldorf e a ilha do Porto Santo, também para transporte de turistas alemães.
A companhia voa desde há vários anos para a Madeira, tendo neste Verão voos dos aeroportos de Bremen, Erfurt (Turíngia), Karlsruhe Baden-Baden e Memmingen (Baviera).

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Emirates faz descontos até 28% de Lisboa para Dubai, Phuket, Maldivas e outros destinos

Presstur  -  A Emirates está a promover uma campanha para o Dia de São Valentim, com descontos até 28% para partidas de Lisboa até 10 de Dezembro para Dubai, Indonésia, Vietname, Tailândia, Sri Lanka, Maldivas, Seychelles e Maurícia.
A campanha é para reservas efectuadas até dia 11 de Fevereiro e apresenta preços desde 668 euros em classe económica e desde 2.624 euros em classe business para o Dubai.
Outros destinos que a companhia aérea dos Emirados Árabes Unidos está a promover são Jacarta (674 euros em económica e 2.510 euros em business), Ho Chi Minh (676 euros em económica e 2.656 euros em business), Banguecoque (712 euros em económica e 2.517 euros em executiva) e Colombo (761 euros em económica e 2.336 euros em executiva).
A Emirates anunciou ainda ofertas para Phuket (795 e 2.568 euros, respectivamente nas classes económica e business), Maldivas (897 e 2.921 euros), Seychelles (910 e 2.844 euros) e Maurícia (945 e 2.779 euros).
Photo:FPP - Lisboa - B777-300ER

Lufthansa quer bloqueio da UE à entrada da Etihad para o capital da Alitalia

Presstur - A Lufthansa apelou para a União Europeia travar a entrada da Etihad no capital da Alitalia, com o argumento de que distorcerá a concorrência na Europa porque a companhia do Abu Dhabi beneficia de ajudas de Estado que estão interditas às companhias europeias.
“Rejeitamos subsídios recorrentes e a renacionalização parcial das companhias europeias, seja por Estados europeus ou por Estados ou companhias estatais de fora da União Europeia”, diz a Lufthansa numa declaração publicada pela imprensa internacional.
A tomada de posição da Lufthansa, maior grupo aéreo europeu, refere-se ao anúncio conjunto da Alitalia e da Etihad, no Domingo, de que tinham entrado na fase final de avaliação de uma tomada de participação da companhia do Abu Dhabi na italiana (clique para ler: Etihad está na fase final de avaliação da compra de uma participação na Alitalia).
“O grupo Lufthansa apela para os decisores políticos se comprometerem com condições de negócio globalmente justas”, diz a declaração, a que já reagiu o ministro italiano dos Transportes, Maurizio Lupi, contrapondo que é o grupo alemão que parece recear a concorrência.
“O que parece é que a Lufthansa é que tem medo da competição”, disse o governante italiano, citado pela imprensa internacional, que argumentou ainda que “as preocupações [da alemã] quanto ao negócio com a Etihad confirmam que a Alitalia está no caminho certo”.
A Comissão Europeia ainda está a investigar se foram cumpridas as normas europeias da concorrência quando no ano passado os correios italianos investiram na Alitalia, como foi invocado designadamente pelo IAG (British Airways, Iberia e Vueling), terceiro maior grupo aéreo europeu (clique para ler: Comissão Europeia avisa Itália sobre plano de salvação da Alitalia).
Ontem a imprensa internacional citava o CEO da Alitalia, Gabriele Del Torchio, que anunciou à imprensa italiana que a companhia estava prestes a concretizar um financiamento bancário de 200 milhões de euros para poder continuar a voar.
As notícias referiam que se trata de parte do plano de injecção de emergência de 500 milhões de euros na companhia, 300 milhões dos quais em aumento de capital, concretizado em Dezembro, no qual não participou o grupo Air France-KLM, até então o ‘sócio industrial’ da transportadora aérea italiana, reduzindo a sua participação de 25% para cerca de 7%.
Nessas declarações, Gabriele Del Torchio disse que o grupo Air France - KLM continua a ser um “parceiro absolutamente vital” da Alitalia, sublinhando que existe um acordo comercial que vigora “pelo menos até 2017”.
O grupo Air France - KLM condicionou mais investimentos na Alitalia à execução pela companhia italiana de um plano de reestruturação e redução de custos.
A Lufthansa, por sua vez, tem sido um dos grupos aéreos europeus que mais tem invocado condições de concorrência desleais com as companhias do Golfo, além da Etihad, também a Emirates e a Qatar, por alegadamente beneficiaram de ajudas de Estado que não são permitidas às companhias da União Europeia.
A Europa, defende a Lufthansa, deve empenhar-se em manter as suas companhias aéreas privadas, em lugar de as penalizar com medidas unilaterais como as taxas de emissões de CO2.
“Nós estamos a fazer a nossa parte avançando com medidas de corte de custos dolorosas, mas precisamos de competição leal”, salienta a Lufthansa.

Turkish aumenta ligações Istambul-Lisboa para dez voos por semana

Presstur - A Turkish Airlines, que é das companhias aéreas europeias que mais cresce, tanto em rotas como em passageiros, vai reforçar, a partir de 1 de Abril, a rota Istambul - Lisboa com mais três ligações por semana, passando a ter dez.

Uma informação da companhia turca, que é parceira da TAP na Star Alliance, além de terem um acordo de code-share, mostra que a companhia terá um voo diário que sai de Istambul (TK1759) às 10h55 e chega a Lisboa às 13h50, a que se junta, às terças, quintas e Sábados o voo TK1755 com partida de Istambul às 7h30 e chegada a Lisboa às 10h25.
À partida de Lisboa, a companhia tem diariamente o voo TK1760 a sair às 14h50, com chegada a Istambul às 21h25, e às terças, quintas e Sábados tem ainda o voo TK1756 que parte às 11h25 e chega às 18h00.
Eleita melhor companhia aérea da Europa em 2011, 2012 e 2013 nos prémios Skytrax, a Turkish Airlines transportou 97.751 passageiros na rota Istambul - Lisboa em 2013, mais 18,1% ou mais 14.977 que em 2012 e +58,1% ou mais 35.929 que em 2011.
No ano passado a companhia fez 742 movimentos (partidas e chegadas) no Aeroporto de Lisboa, +8,3% ou mais 57 que em 2012 e +30,2% ou mais 172 que em 2011.
No conjunto da sua rede, que atingiu 243 destinos em 2013, a companhia transportou 48,27 milhões de passageiros, em alta de 29,2% ou 9,2 milhões relativamente a 2012.
A informação da companhia sobre o seu desempenho operacional em 2012 indica que operou uma frota média de 233 aviões (+15,3% que em 2012), com a qual realizou 369.572 voos (+22,2%) que percorreram 690,56 milhões de quilómetros (+27,3%) em 1,016 milhões de horas de voo (+21,4%).
A companhia indicou ainda que a sua capacidade em ASK (lugares x quilómetros percorridos) aumentou 21,1% em 2013, mas ainda assim a taxa média de ocupação dos voos subiu 1,4 pontos, para 79%, porque teve um crescimento mais forte do tráfego (em RPK), de 23,1% (para ver mais clique: Turkish Airlines transporta mais 9,2 milhões e termina 2013 com 48,27 milhões de passageiros).
http://www.presstur.com/site/news.asp?news=45686
Em Portugal, os voos da Turkish para Istambul são utilizados pela maioria dos operadores turísticos tanto para programas na Turquia como em destinos no Médio e Extremo Oriente.
A Turkish Airlines começou a voar entre Istambul e Lisboa a 8 de Maio de 2005, três vezes por semana
Photo:Ton Jochems - AYT

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Etihad está na fase final de avaliação da compra de uma participação na AlitaliaPresstur

Etihad está na fase final de avaliação da compra de uma participação na AlitaliaPresstur 02-02-2014 (21h01) A Etihad e a Alitalia revelaram hoje terem entrado na fase final do processo de aviação da compra de uma participação na companhia italiana pela transportadora do Abu Dhabi, que a imprensa internacional diz ser da ordem de 40% e que o investimento ascenderá a aproximadamente 300 milhões de euros.
Um comunicado conjunto das duas companhias citado nessas notícias diz que qualquer tema que possa entravar o estabelecimento de um “plano de negócios apropriado” terá que ser resolvido em 30 dias.
A imprensa assinala que a entrada da Etihad consolidará o ‘apagamento’ do grupo Air France-KLM como ‘sócio industrial” da companhia italiana, como resultara do plano arquitectado pelo ex-primeiro-ministro Berlusconi para salvar a Alitalia em inícios de 2009 (clique para ler: Alitalia aceita oferta da Air France KLM. Nova companhia começa a voar amanhã).
De novo em ‘aflições’ no último trimestre de 2013 e a necessitar de injecção de capital, a Alitalia viu desta vez o grupo Air France - KLM rejeitar participar num aumento de capital de 300 milhões de euros.
Há já várias semanas que a imprensa internacional avançava informações de aproximação entre a Etihad e a Alitalia, confirmada hoje pela declaração conjunta dos dois CEO, James Hogan, da transportadora do Abu Dhabi, e Gabriele Del Torchio, da italiana.
Algumas das notícias realçam que essa confirmação surge quando está praticamente garantido o acordo entre dos sindicatos para que a companhia concretize um plano de redução de custos na ordem de 300 milhões de euros, 128 milhões dos quais em custos laborais.
Outro aspecto realçado é que a Etihad está em discussões com os bancos credores da Alitalia para uma reestruturação da dívida da companhia italiana, estimada em aproximadamente mil milhões de euros.
A entrada da Etihad, dizem essas notícias, permitirá à Alitalia ter a liquides necessária para reorganizar a sua estratégia de rede, designadamente com uma maior aposta em rotas de longo curso.
Para a Etihad, acrescentam, é um novo reforço da sua presença na Europa, desta feita no terceiro maior mercado europeu de aviação, a somar às compras de participações na Air Berlin (29%), na Aer Lingus (3%), na Air Seria (49%) e na suíça Darwin Airline (33,3%), entretanto ‘re-baptizada’ Etihad Regional.
A imprensa também assinala que o anúncio conjunto da Etihad e da Alitalia surge enquanto o primeiro-ministro italiano, Enrico Letta, está em visita oficial aos Emirados Árabes Unidos.
Enrico Letta, de acordo com as notícias mais recentes, já declarou que o seu Governo fará “tudo o que puder” para que se concretize o acordo entre a Alitalia e a Etihad.

sábado, 1 de fevereiro de 2014

LAM encomenda três Boeing 737 Next Generation


Recebe o primeiro já em 2015
Presstur -  A LAM (Linhas Aéreas de Moçambique) já assinou o contrato de aquisição de três aviões Boeing 737 Next Generation, que vão começar a chegar à companhia, em Maputo, a partir do próximo ano, à cadência de um por ano.
A contratatação foi anunciada pela administradora-delegada (CEO) da companhia, Marlene Mendes Manave, numa saudação aos passageiros publicada na revista de bordo da companhia, a “Índico”.
A decisão foi tomada em meados de Novembro de 2013, escreve a administradora, especificando de seguida que “o plano de expansão da frota consiste na aquisição de três aeronaves novas do tipo Boeing 737 da nova geração, cuja entrega está prevista para 2015, 2016 e 2017, e cujo contrato foi já assinado com o fabricante”.
Marlene Manave refere-se ainda à integração de 15 novos pilotos, entre eles seis mulheres, no final de 2013, que foram formados em reconhecidas escolas da África do Sul e da Etiópia, e cuja formação se integra também no plano de expansão e crescimento da companhia.
A LAM volta assim a integrar na sua frota aviões novos Boeing. A DETA, companhia aérea de Moçambique do tempo colonial, fundada em 1936, foi a primeira transportadora aérea de África a receber aviões Boeing 737-200, em 1970. Os quatro aparelhos chegaram ao aeroporto da capital moçambicana, então denominada Lourenço Marques, via Lisboa, idos directamente da fábrica da Boeing. O primeiro a ser entregue teve duas inaugurações, uma em Lisboa e outra em Moçambique.
Mais tarde, em 1991, já depois da independência de Moçambique, a LAM, criada em 1980, que sucedeu à DETA e herdou todo o seu património, recebeu dois Boeing 737-300 novos directamente da fábrica nos EUA, que chegaram pintados já com as novas cores da empresa.
Devido à situação económica do País, no início da década de 90 os aviões novos foram devolvidos à empresa de leasing e, curiosamente, passaram para a frota da companhia portuguesa de voos não regulares Air Columbus, então em fase de expansão, mas que entrou em insolvência poucos meses depois.
Actualmente a LAM tem uma frota constituída por dois aviões Embraer 190 (94 passageiros) um Boeing 737-500 (116 passageiros), três Bombardier Q400 (74 passageiros) e um Embraer 145 (36 passageiros). Utiliza ainda aviões Embraer turbo-hélices da companhia associada MEX – Mozambique Express para aeroportos mais pequenos e de menor tráfego.
Por imposição da União Europeia e face a incumprimentos de normas internacionais e constrangimentos legislativos por parte da Autoridade Nacional de Aviação Civil de Moçambique, as companhias aéreas moçambicanas estão impedidas de voar para a Europa, o que naturalmente também se aplica à LAM.
Em termos do continente africano a presidente da companhia moçambicana, Marlene Mavene, foi reeleita no final do ano passado para a presidência da Associação das Companhias Aéreas da África Austral (AASA), na Assembleia-Geral que se realizou na Cidade do Cabo (África do Sul), em Outubro.
A companhia, também no ano passado revalidou a certificação IOSA – IATA Operacional Safety Audit, que ocorrem de dois em anos, no âmbito das normas que obrigam as companhias que estão filiadas na IATA, sistema ao qual a LAM aderiu em 2007.
Em 2012, a União Africana, na sua Declaração de Abuja, adoptou a IOSA como a melhor medida de segurança para os estados membros.


ANA prevê lançar mais de 31 rotas durante 2014

Photo:João Luis Pessoa - Lisboa

A ANA, gestora aeroportuária, prevê lançar um total de 31 rotas nas infraestruturas que gere em Portugal. Reforçará o tráfego para a Europa, América do Sul, América do Norte e África,

Pelo menos dezanove das rotas serão iniciadas no aeroporto ee Lisboa, sendo 10 operados pela TAP. As companhias low cost continuam a reforçar a sua presença em Portugal com mais rotas, pese embora algumas reduções e cessações.

Maio

Porto – Bruxelas via Vueling
Lisboa - Bruxelas via Vueling
Funchal – Glasgow via Jet2.com
Porto – Lyon via Transavia.com
Funchal – Lyon via Transavia.com

Abril

Faro – Shannon via Ryanair
Lisboa – Nice via easyJet
Faro – Paris via Transavia.com
Porto – Barcelona via Vueling
Lisboa – Dublin via Ryanair
Lisboa – Marselha via Ryanair
Lisboa – Dole via Ryanair
Lisboa – Manchester via Ryanair
Lisboa – Pisa via Ryanair

 Fevereiro

Lisboa – Bruxelas via Ryanair
Porto – Bruxelas via Ryanair

 

NORWEGIAN - B737-800W - LN-NGH

FPP - Lisboa

TRANSAVIA - B737-800W - PH-HZX

FPP - Lisboa

Emirates revela pintura ousada do A380 em comemoração ao 125º aniversário do AC Milan

Dubai, Emirados Árabes Unidos, 25 de novembro de 2024: A Emirates, Parceira Aérea Oficial e Parceira Principal do AC Milan, revelou uma ousa...